sábado, junho 15, 2024

Últimos dias do 53º Festival de Inverno de Campos do Jordão – 27 a 30/julho

Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 53ª edição em 2023 – ele não ocorreu apenas em 2020, devido à pandemia do coronavírus. A programação artística acontece de 1 a 30 de julho, conta com recursos de acessibilidade e está distribuída entre as cidades de Campos do Jordão – em três palcos – e a Sala São Paulo – em dois palcos. O Festival é realizado pela Fundação Osesp e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

São mais de 60 concertos, todos eles com entrada gratuita e divididos entre três locais da cidade da Serra da Mantiqueira: o adorado Auditório Claudio Santoro (com apresentações de sexta a domingo); o popular Parque Capivari (concertos aos sábados e domingos); e a bela Capela São Pedro, localizada no Palácio Boa Vista (recitais aos sábados e domingos). A Sala São Paulo também tem uma agenda musical, com atrações distribuídas entre a Sala do Coro (de segunda a sexta-feira, com ênfase em Artistas do Festival) e a Sala de Concertos (aos sábados e domingos).
.
No módulo pedagógico, o Festival recebe ao todo 136 alunos e 42 professores. Os bolsistas estão tendo, nesta edição, duas semanas de prática orquestral e duas de música de câmara, em aproximadamente 1.000 horas-aula. Convidamos dois grandes nomes camerísticos do Reino Unido: o Quarteto Brodsky, que toca a integral dos 15 Quartetos de Cordas de Shostakovich com os estudantes; e o quinteto de sopros London Winds, que permanece por uma semana participando de atividades educativas e artísticas. Os maestros convidados são o alemão Henrik Schaefer e a indonésia Rebecca Tong, que encerra a programação à frente da Orquestra do Festival com a estreia mundial de uma obra de Rafael Marino Arcaro, além de interpretar a amada Quinta Sinfonia de Mahler.

TERCEIRA SEMANA DE FESTIVAL
Destacam-se na agenda dos últimos dias as apresentações finais de Artistas do Festival na Sala do Coro, localizado no segundo andar da Sala São Paulo – um recital dos bolsistas dos naipes de Metais (27/jul), e outro dos alunos da classe de Regência (28/jul); além de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a batuta de Ricardo Kanji (28/jul, Auditório Claudio Santoro); da Sinfônica Municipal de Campinas, regida pelo maestro Carlos Prazeres (29/jul, Parque Capivari); da Orquestra Sinfônica Municipal com Roberto Minczuk no pódio (29/jul, Claudio Santoro); da Osesp com a maestra mexicana Alondra de la Parra e o violoncelista Gabriel Martins como convidado (29/jul, Claudio Santoro); e, encerrando este lindo evento, duas performances da Orquestra do Festival com a regente indonésia Rebecca Tong (29/jul, Sala São Paulo, quando será entregue o prêmio Eleazar de Carvalho; e 30/jul, Pq. Capivari). Toda a programação é gratuita, e os ingressos podem ser retirados a partir de 5 dias antes de cada apresentação, sempre às 10h, limitado a 4 por pessoa (haverá distribuição de ingressos remanescentes no dia das apresentações, na bilheteria, 1h antes do início, conforme lotação dos espaços). A agenda completa do Festival pode ser acessada no site oficial.
.
PRÊMIOS E BOLSAS
O Prêmio Eleazar de Carvalho contemplará o/a bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele/a uma bolsa de US$ 1.400 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior. A Fundação Osesp poderá premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades com bolsas na Academia de Música da Osesp.

SOBRE O FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO
Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Campos do Jordão combina, com excelência, uma programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo de suas 52 edições, o evento, atualmente realizado no Inverno e também no Verão, se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão (SP) como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.
.
REALIZAÇÃO
A 53ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão tem o patrocínio de Sabesp e Instituto Cultural Vale, copatrocínio de Itaú e apoio de Astra e Montana Química Ltda, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e ProAC ICMS. Parceria: ACE Campos e Fritz Dobbert. Promoção: Folha de S.Paulo, 29Horas e Band Vale FM 102.9. Apoio Institucional: Prefeitura de Campos do Jordão. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
.
AMIGOS DO FESTIVAL
Desde 2013, a Fundação Osesp conta com a colaboração de uma rede de estabelecimentos comerciais da cidade de Campos do Jordão, que contribui para a divulgação de informações sobre a programação de concertos. Esses estabelecimentos recebem um selo que os identifica como Amigos do Festival e mostra engajamento com um dos mais tradicionais projetos culturais da cidade.

revistaprosaversoearte.com - Últimos dias do 53º Festival de Inverno de Campos do Jordão - 27 a 30/julho
Recital na Capela São Pedro – foto ©Laura Manfredini

| PROGRAMAÇÃO DE CONCERTOS – 27 A 30 DE JULHO |
27 JUL quinta 19h00 Sala do Coro
QUINTETO JACARANDÁ
Charles LEFEBVRE | Suíte para Quinteto de Sopros nº 1, Op. 57
QUINTETO ARAUCÁRIA
Darius MILHAUD | A Chaminé do Rei René, Op. 205
QUINTETO LAZÚLI
Jacques IBERT | Três Peças Breves
QUINTETO ANDURÁ
Claude DEBUSSY | Petite Suite [Arranjo de G. Davies]
ARTISTAS DO FESTIVAL
Victor EWALD | Quinteto de Metais nº 1 em Si Bemol Menor, Op. 5
Joseph HAYDN | Die Schöpfung: Vollendet ist das große Werk (A Criação: A Grande Obra Está Completa) [Arranjo de Donald G. Miller]
Arthur FRACKENPOHL | Quinteto de Metais: Marcha
_____
28 JUL sexta 19h00 Sala do Coro
ARTISTAS DO FESTIVAL
ALUNOS DE REGÊNCIA

Programa a ser anunciado.
_____
28 JUL sexta 20h30 Auditório Claudio Santoro
29 JUL sábado 20h30 Sala São Paulo
CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA
RICARDO KANJI regente
MARÍLIA VARGAS soprano
PAULO MESTRE contratenor
ANIBAL MANCINI tenor
FÚLVIO SOUZA baixo
Georg Friedrich HÄNDEL | Joshua
_____
29 JUL sábado 11h00 Parque Capivari
ORQUESTRA JOVEM MUNICIPAL DE GUARULHOS
ALUNOS DE REGÊNCIA
Giuseppe VERDI | Nabucco: Abertura
Antonio Carlos GOMES | Fosca: Abertura
Giuseppe VERDI | La Forza del Destino: Abertura
Antonio Carlos GOMES | Salvator Rosa: Abertura
Amilcare PONCHIELLI | La Gioconda, Op. 9: Dança das Horas
Antonio Carlos GOMES | Il Guarany: Abertura
_____
29 JUL sábado 16h00 Parque Capivari
Tarde Espanhola
ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE CAMPINAS
CARLOS PRAZERES regente
*ANA LUCIA BENEDETTI mezzo soprano
Manuel de FALLA
El Sombrero de Tres Picos: Suítes nº 1 e nº 2
*El Amor Brujo
Nikolai RIMSKY-KORSAKOV | Capriccio Espagnol, Op. 34
_____
29 JUL sábado 16h30 Sala São Paulo – Concerto Digital
30 JUL domingo 11h00 Parque Capivari
ORQUESTRA DO FESTIVAL
REBECCA TONG regente
Rafael Marino ARCARO | Infância das Nuvens, Três Peças para Orquestra, Op. 15
Gustav MAHLER | Sinfonia nº 5 em Dó Sustenido Menor
_____
29 JUL sábado 16h30 Auditório Claudio Santoro
ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
ROBERTO MINCZUK regente
*LEONARDO HILSDORF piano
Richard WAGNER | Lohengrin: Prelúdio (Ato I)
Sergei RACHMANINOV
*Concerto nº 2 para Piano em Dó Menor, Op.18
Sinfonia nº 1 em Ré Menor, Op. 13
_____
29 JUL sábado 17h00 Capela do Palácio
DUO PORTINARI
PETER PAS
 viola
SOLEDAD YAYA harpa
Esteban BENZECRY | Alwa – Harpa Solo
João Victor BOTA | Zenith – Viola Solo
Franz SCHUBERT | Ave Maria (Arranjo Soledad Yaya)
Astor PIAZZOLLA
Tanti Anni Prima (Ave Maria) (Arranjo Soledad Yaya)
A História do Tango (Arranjo Soledad Yaya)
Heitor VILLA-LOBOS | Quatro Canções da Floresta do Amazonas (Arranjo Soledad Yaya)
_____
29 JUL sábado 21h00 Parque Capivari
OSESP
ALONDRA DE LA PARRA regente
*GABRIEL MARTINS violoncelo
*Dmitri SHOSTAKOVICH | Concerto nº 1 para Violoncelo em Mi Bemol Maior, Op. 107
Arturo MÁRQUEZ | Sinfonía Imposible

revistaprosaversoearte.com - Últimos dias do 53º Festival de Inverno de Campos do Jordão - 27 a 30/julho
Concerto no Parque Capivari – foto ©Beatriz de Paula


| SERVIÇO |

53º Festival de Inverno de Campos do Jordão
Data:  até 30 de julho
.
Ingressos: Entrada gratuita, com retirada de ingressos neste link a partir de 5 dias antes de cada apresentação, às 10h, limitada a 4 ingressos por pessoa (Parque Capivari: entrada livre. Haverá distribuição de ingressos remanescentes no dia das apresentações, na bilheteria, 1h antes do início, conforme lotação do espaço.
.
Locais (Campos do Jordão e São Paulo):
.
AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO – Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3662-2334. 814 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, a partir de 2h30 antes do início da apresentação.
Concerto acessível – recursos de acessibilidade: audiodescrição, interpretação em Libras (concertos com Coro). É necessário confirmar presença até 2 dias antes do evento pelo número (11) 94333-2923 ou pelo e-mail: [email protected].
.
PARQUE CAPIVARI – R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291, Capivari, Campos do Jordão, SP. Gratuito (entrada livre, sem necessidade de retirada de ingressos). Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 20h.
Concerto acessível – recursos de acessibilidade: audiodescrição, interpretação em Libras (concertos com Coro).

PALÁCIO BOA VISTA – CAPELA SÃO PEDRO APÓSTOLO
Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001, Jardim Dirce, Campos do Jordão, SP. 90 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Concerto acessível – recursos de acessibilidade: audiodescrição, interpretação em Libras (concertos com Coro). É necessário confirmar presença até 2 dias antes do evento pelo número (11) 94333-2923 ou pelo e-mail: [email protected].
.
SALA SÃO PAULO – SALA DE CONCERTOS
Praça Júlio Prestes, 16, Térreo, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 1.484 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Concerto acessível – recursos de acessibilidade: audiodescrição, interpretação em Libras (concertos com Coro). É necessário confirmar presença até 2 dias antes do evento pelo número (11) 94333-2923 ou pelo e-mail: [email protected].
.
SALA SÃO PAULO – SALA DO CORO
Praça Júlio Prestes, 16, 2º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 150 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Concerto acessível – recursos de acessibilidade: audiodescrição, interpretação em Libras (concertos com Coro). É necessário confirmar presença até 2 dias antes do evento pelo número (11) 94333-2923 ou pelo e-mail: [email protected].
.
MAIS INFORMAÇÕES E CONTEÚDOS
Site oficial do Festival
YouTube oficial
Instagram oficial
Facebook oficial
Twitter oficial
.
>> Imagem (capa da matéria): Concerto no Auditório Claudio Santoro – foto ©Íris Zanetti


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES