Informações do Núcleo de Concursos da UFPR
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou a lista de obras para o Vestibular 2027, com várias mudanças. Na lista de Literatura Brasileira, por exemplo, foram substituídas três obras. Na lista de Sociologia, foram substituídas duas obras. A lista de obras de Filosofia foi quase inteiramente alterada (permanece apenas uma obra que já estava indicada no vestibular anterior) e a de Música permanece igual à do vestibular anterior.
Os livros retirados da lista de Literatura Brasileira são Liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga; O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques; e Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. No lugar, entraram Eu, de Augusto dos Anjos; O demônio familiar, de José de Alencar; e O Quinze, de Rachel de Queiroz.
Da lista de Sociologia, saíram os textos Racismo e cultura, de Frantz Fanon, e O processo sociocultural, de Darcy Ribeiro. Foram incluídas obras de Judith Butler e Lilia Moritz Schwartz.
O programa de prova completo está disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR.
Confira a relação completa de obras para o Vestibular 2027:
Literatura brasileira (em negrito as obras novas na lista)
Filosofia (em negrito a única obra que já estava na lista do vestibular anterior)
Sociologia (em negrito as obras novas na lista)
Música (sem alterações)
Sete anos após seu lançamento original, Microarquiteturas, de Rafael Macedo & Pulando o Vitrô, ganha…
Programação entre 23 e 25 de julho também reúne Maui + VND e Rogério Skylab,…
Em única apresentação no projeto Terças no Ipanema, as cantoras baianas Sylvia Patricia e Jussara…
O primeiro projeto de carreira da artista, dedicado a composições de sua autoria. Com produção…
Tributo ao Poetinha é comandado pelas cantoras Graziela Medori, Jane Duboc e pelo ator e…
Apresentação no Rio de Janeiro, primeira anunciada, acontece dia 25 de setembro, no Vivo Rio.…