Paulo Bellinati, Swami Jr. e Daniel Murray estarão no palco da Sala Crisantempo no dia 9 de maio, às 20 horas, para show gratuito de lançamento do disco que celebra a genialidade de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955). O show faz parte do projeto SP Sonora – Trilogia Instrumental, que ainda contará com os espetáculos que lançam os discos Quarentemas, de Toninho Ferragutti, no dia 10 de maio, às 20 horas e Solar, de Neymar Dias Trio, no dia 11 de maio, às 18 horas.
.
O álbum Paulo Bellinati Trio Toca Garoto, recentemente disponibilizado nas plataformas digitais, chega no momento em que se completam 70 anos da despedida de Garoto. Neste trabalho, o violonista, compositor e arranjador Paulo Bellinati ao lado dos renomados violonistas Swami Jr. e Daniel Murray, Bellinati revisita a obra desse ícone do violão brasileiro com arranjos inéditos para trio e duo de violões, além de duas faixas solo.
Lançado pelo selo Borandá, o disco traz 12 faixas que reafirmam a atemporalidade e a sofisticação da música de Garoto. O projeto rememora e moderniza a sonoridade do trio de violões que Garoto manteve com Aymoré e Petit na década de 1930, resgatando o espírito inovador que caracterizou sua trajetória. Um dos grandes destaques do álbum é a faixa “Nisso, pelaram a horta!!!”, obra inédita de Garoto nunca antes gravada. A descoberta dessa joia musical adiciona um valor inestimável ao projeto, consolidando-o como uma referência essencial para os apreciadores do violão brasileiro e da música instrumental.
.
A capa do disco também carrega um significado especial: sua arte remete ao caderno de partituras manuscrito por Garoto e presenteado a Paulo Bellinati pela filha do compositor, há cerca de 20 anos. Nesse precioso material estava a partitura original da inédita “Nisso, pelaram a horta!!!”, um elo direto entre o passado e o presente da música brasileira.
Com arranjos primorosos de Paulo Bellinati e a interpretação de três dos maiores violonistas da atualidade, Paulo Bellinati Trio Toca Garoto é uma homenagem vibrante e respeitosa ao legado de um dos músicos mais revolucionários da história do violão brasileiro. O lançamento reforça a importância de Garoto na construção da linguagem do violão moderno e convida novas gerações a descobrirem sua música.
.
O álbum foi viabilizado por meio de projeto da Borandá Produções selecionado em edital da Lei Paulo Gustavo executada no estado de São Paulo, com distribuição Tratore.
.
Paulo Bellinati, considerado um dos maiores nomes do violão brasileiro contemporâneo, é compositor, arranjador, produtor e pesquisador respeitado. Em mais de 50 anos de carreira, trabalhou com os muitos dos maiores artistas brasileiros (Edu Lobo, Gal Costa, dentre inúmeros outros) e estrangeiros (Steve Swallow, Carla Bley, para citar apenas dois). Recebeu o Prêmio Sharp 1994 de melhor arranjador pelo disco O Sorriso do Gato de Alice, de Gal Costa. Participa do Pau Brasil, um dos mais respeitados grupos de música instrumental no Brasil, de todos os tempos. Em 2024 compôs Coco de Alagoas, encomendada pela Guitar Foundation of America como peça de confronto do concurso internacional de violão (GFA 2024 International Guitar Competition). Vários de seus Cds são referência de qualidade, entre eles o premiado The Guitar Works of Garoto (1991), sobre a obra de Aníbal Augusto Sardinha (Garoto), Serenata – Choros & Waltzes of Brazil (1993), Lira Brasileira (1997), completamente autoral, e Afro-Sambas (1997), em duo com a cantora Mônica Salmaso, ambos indicados ao Prêmio Sharp de Música. Seu Concerto Caboclo Para Dois Violões e Orquestra, encomendado pela OSESP, teve a estreia mundial em 2012 na Sala São Paulo, com o Brazil Guitar Duo à frente da OSESP, sob regência do Maestro Giancarlo Guerrero. Em 2018, dirigiu a Camerata de Violões do Projeto Guri – Santa Marcelina. Em 2021 gravou ao lado de Daniel Murray, o EP Sinfonia da Alvorada, de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, em versão inédita do próprio duo para dois violões, Em 2023, recebe o Lifetime Achievement Award do New York Guitar Seminar, em Mannes (MO, EUA).

SERVIÇO: PAULO BELLINATI TRIO TOCA GAROTO
Data e horário: 9 de maio, às 20 horas
Local: Sala Crisantempo – R. Fidalga, 521 – Vila Madalena, São Paulo – SP – Tel: (11) 3814.2850
ESPETÁCULO GRATUITO
Para utilização de equipamentos de audiodescrição, é possível fazer reserva antecipada.
Mais informações: @salacrisantempo / @boranda.musica
———————
Assessoria de imprensa: Débora Venturini