AGENDA CULTURAL

Show gratuito no CCSP | Lula Queiroga ‘Luz da Obra’ com convidados

O cantor, compositor, poeta, letrista, cineasta, escritor e publicitário pernambucano será o centro da primeira edição de Luz na Obra, e divide o palco com Lula Queiroga os cantores Alice Caymmi, Aparecido da Silva, Caio Prado e Helena Serena; direção geral é de Eduardo Sterblitch. Apresentação acontece no Centro Cultural São Paulo no dia 27 de março.
.
Cinco bandas misturadas, jovens cantores da mais recente geração da música brasileira além do próprio artista evidenciado irão repassar a obra de Lula Queiroga – cantor e compositor pernambucano, conhecido por uma obra altamente poética e ritmicamente rica. A apresentação única acontece no dia 27 de março de 2025, às 19h, no Centro Cultural São Paulo (Sala Adoniran Barbosa) Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados duas horas antes no local.

“Um caos controlado” define Sterblitch sobre o show. Serão cinco bandas em cena, com muito volume sonoro, ressaltando a pluralidade do som de Lula – ao mesmo tempo pesado, com elementos regionais, uso de instrumentos eletrônicos e embalado com letras poéticas. Os cantores Alice Caymmi, Aparecido da Silva, Caio Prado e Helena Serena tomarão os vocais de canções como “Eu no Futuro”, “Alzira e a Torre”, “Ah, se eu vou”, “Noite Severina”, “Altos e Baixos”, “A Ponte”, entre outras. Além disso, o próprio Lula estará no palco acompanhando e tocando junto.
.
Os cantores só saberão das próprias músicas que irão interpretar, sem saber o que os colegas irão apresentar, sem ensaios gerais. Assim, canções mais rock’n’roll ganham ainda mais peso, assim como músicas mais eletrônicas do repertório ganham nuances e instrumentações são ressaltadas. Enquanto isso, Lula acompanha os músicos nas versões de suas próprias músicas, enquanto Sterblitch vai comandando tudo do palco, em posse do roteiro, dirigindo em cena a performance.

Além de cinco bandas com formação completa – guitarra, baixo, bateria etc. – estarão em cena cinco jovens músicos, com forte referência pop atual, misturando elementos de diversos ritmos de diferentes lugares, e que não necessariamente fazem o mesmo tipo de som de Lula Queiroga.
.
“Luz na Obra” é um projeto criado por Eduardo Sterblitch para, como o nome diz, jogar luz sobre a obra de um artista. O projeto, que terá outras edições, começa por Lula Queiroga – um dos compositores preferidos de Sterblitch e que tem uma obra bastante rica ritmicamente e letras poéticas que tratam de amor, paisagens, crenças e até do cotidiano. “Eu quero que todo mundo conheça a potência e a riqueza da obra de Lula Queiroga”.

Gravado por nomes como Lenine, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Boca Livre, Chico César, Roberta Sá, Zélia Duncan, Zizi Possi, entre outros, o músico, compositor, redator e diretor de TV e cinema, tem cinco álbuns gravados, além de dirigir filmes institucionais, documentários, filmes para cinema e vídeos publicitários, compondo trilhas e jingles.

Lula Queiroga – por Sidarta
Sobre os artistas

Lula Queiroga
Luiz de França Guilherme de Queiroga Filho (Lula Queiroga), músico, compositor, redator e diretor de TV e cinema. Atualmente segue a carreira musical com cinco CD’s gravados, dirigindo filmes institucionais, documentários, filmes para cinema e vídeos publicitários, compondo trilhas e jingles. Seu mais recente disco, CAPIBARIBUM, foi lançado em 2024. Inspirado no rio Capibaribe, o disco conduz a uma viagem pela cultura e pela sonoridade do estado de Pernambuco, começando no interior, na nascente do rio, passando pela serra, por comunidades ribeirinhas e cruzando muitas pontes, até terminar em sua foz, na capital Recife. Ritmos como forró, xote, maracatu, frevo e eletrônico evocam a ancestralidade e desaguam no contemporâneo. São dez faixas, sendo nove inéditas – a exceção é “A Ponte”, parceria com Lenine, que ganha versões roots a partir da performance de Marcelo Falcão. Repleto de participações especiais de grandes amigos do artista, o álbum reúne Chico César, Bruna Alimonda, Zé Renato, Martins, Ylana Queiroga e a dupla Caju e Castanha.

Alice Caymmi, por Gustavo Zilbersztajn

Alice Caymmi. Começou a cantar e compor aos 10 anos. Neta de Dorival Caymmi, lançou seu primeiro álbum, Alice Caymmi (2012). Em 2014, com Rainha dos Raios, venceu o Prêmio Multishow na categoria Versão do Ano por Homem (Caetano Veloso). Em 2018, lançou Alice, explorando o pop, e em 2019, Electra, álbum voz e piano gravado em dois dias, destacando sua potência vocal em um show que une música e teatro.

Aparecido da Silva, por Greta Helena

Aparecido da Silva. Cantor, compositor e ator brasileiro, Aparecido estudou na escola O Tablado e se destacou na palhaçaria, vencendo três festivais. Atuou e produziu Sterblich Não Tem Um Talk Show e fundou o Coletivo Lá Vai Maria. No cinema, participou de Teus Olhos Meus e Canastra Suja. Iniciou a carreira musical com a banda A La Fonseca e teve composições gravadas por Leandro Léo, incluindo uma parceria com Maria Gadú. Em 2019, lançou seu primeiro EP e o Baile do Aparecido, projeto com Big Band. Em 2022, lançou um EP com três singles.

Helena Serena – por Marlon Araujo

Helena Serena. Cantora e compositora, nasceu em São Sebastião (SP) e viveu em São Francisco Xavier antes de se estabelecer em Ilhabela, onde começou a compor aos 13 anos. Em 2020, lançou seu primeiro EP, ELA, com produção de Julio Fejuca, trazendo influências de Soul, MPB e ritmos africanos. O projeto inclui faixas como Bordô, produzida por Duani Martins, com clipe dirigido por Arthur Corumba. Em 2021, lançou o single Dengo, também produzido por Duani, e participou do The Voice Brasil, destacando-se no cenário musical.

Caio Prado, por Possato

Caio Prado. Cantor e compositor carioca, é um dos destaques da nova geração. Em 2024, lançou seu terceiro disco, Caio em Ti, além de diversos singles. Já dividiu palco com Ney Matogrosso, Belo e Maria Gadú e integra o show Elza Tributo, apresentado no Rock in Rio 2022. Participou dos programas Música Boa Ao Vivo e Experimente e teve a música Não Sou Teu Negro no especial Falas Negras da TV Globo, ao lado de Alcione. Baobá integrou a trilha do jogo FIFA 22, e em 2023, participou de um tributo a Clara Nunes com Áurea Martins e Jaime Alem.

Ficha técnica do projeto
Roteiro e direção geral: Eduardo Sterblitch | Homenageado: Lula Queiroga | Artistas/show: Lula Queiroga, Alice Caymmi, Aparecido da Silva, Caio Prado e Helena Serena | Direção técnica: Daniel Sanjines | Desenho e operação de luz: Amanda Amaral | Videomaker: Matheus Brant | Operação de monitor: Daniel Sanjines | Operação de P.A: Luan Casado | Roadies: Renato Fanhu, Igor Jordi | Assessoria de imprensa: Canal Aberto / Márcia Marques, Carol Zeferino e Daniele Valério | Produção geral: Corpo Rastreado | Coordenação de produção: Quica Produções / Thaís Cris e Thaís Venitt

Lula Queiroga – por Sidarta

SERVIÇO
Luz na Obra – Lula Queiroga
Shows de Lula Queiroga, Alice Caymmi, Aparecido da Silva, Caio Prado e Helena Serena
Data/horário
: 27 de março 2025 | Quinta-feira, às 19h
Onde: Centro Cultural São Paulo/CCSP – Sala Adoniran Barbosa
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo/SP
Entrada: Gratuita (retirada de ingresso 2h antes no local)
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: @ccspoficial / @lulaqueiroga
 

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Batucada Tamarindo lança álbum “Olóri-Agbáyé”

Com força ancestral e inventividade coletiva, a banda Batucada Tamarindo lança seu álbum autoral 'Olóri-Agbáyé'.…

30 minutos ago

Adriana Calcanhotto | Pode misturar, crônica de Daniela Aragão

“Ah! Menina tonta/ toda suja de tinta/mal o sol desponta!/ Sentou-se na ponte, muito desatenta/…

18 horas ago

Osesp, Alondra de la Parra e Gabriela Muñoz trazem espetáculo multimídia ‘O Silêncio do Som’ à Sala São Paulo

Criação da maestra Alondra de la Parra com a artista circense Gabriela Muñoz, ambas mexicanas,…

21 horas ago

Lívia Mattos lança single ‘Ndoukahakro’, com participação da senegalesa Senny Camara

Faixa, que antecipa o próximo disco da artista, marca o encontro transatlântico entre Bahia, Senegal…

22 horas ago

Nay Porttela lança álbum ‘Alvorada’

Numa era marcada por IA, Nay Porttela surge como quem abre as janelas ao amanhecer…

23 horas ago

Gustavo Monteiro lança álbum ‘Retribuição’

"Retribuição": compositor e instrumentista mineiro Gustavo Monteiro celebra 20 anos de samba com seu terceiro…

1 dia ago