Aracy de Carvalho Guimarães Rosa (dir). Aracy e João
“Foi um grande desafio, sem dúvida. Adaptar a vida de uma mulher tão incrível e especial, que poucos conhecem, mas que tanto fez pelas pessoas, exigiu muita pesquisa, muita leitura e dedicação de uma grande equipe. É uma história muito especial de uma mulher, mãe, solteira, jovem, sem imunidade diplomática, que viveu sua vida tentando salvar a de outras pessoas. A história dela nos encantou a todos e entre a equipe, há um clima de muita parceria e vontade de fazer tudo com muito amor”, explica o autor Mario Teixeira.
A saga de uma brasileira que arriscou a própria vida para salvar a vida de famílias judias na Alemanha, durante a 2ª Guerra Mundial. Uma história de amor pela humanidade que venceu o ódio.
A série vai narrar a ousadia de Aracy, então funcionária do Consulado Brasileiro na Alemanha, para ajudar centenas de famílias de judeus que precisavam fugir da guerra. Àquela época, o Brasil, assim com outros países, impunha regras rígidas para a imigração de judeus, que Aracy fazia o impossível para contornar e garantir a segurança de pessoas que ela sequer conhecia.
“Quando conheci a história desta mulher incrível, que nos mostra como a esperança e o amor podem vencer o ódio, me senti determinado a contá-la para o mundo. Aracy é pouco conhecida no Brasil e em geral, as pessoas se lembram dela como a esposa do escritor Guimarães Rosa. Esperamos que, com cuidado e respeito, possamos mostrar a mulher por quem ele se apaixonou quando viveu na Alemanha, ocupando o cargo de cônsul-adjunto”, disse o diretor artístico Jayme Monjardim.
E continuou: “Uma mulher inteligente, empática, batalhadora e que não cruzou os braços diante do que via ao seu redor. Uma verdadeira heroína que nunca quis publicidade para seus feitos. Aracy sempre foi uma pessoa extremamente discreta. Hoje, é nosso trabalho mostrar como, com coragem, determinação e um amor sem igual pelas pessoas, ela conseguiu mudar o destino de tanta gente”.
Com cenas gravadas em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, “O Anjo de Hamburgo” conta com time de peso de historiadores e especialistas em cultura judaica, além de pesquisadores de relações internacionais, para consultoria e produção.
A atriz Sophie Charlotte dará vida a Aracy e Rodrigo Lombardi será João Guimarães Rosa. No elenco, estão ainda nomes como Tarcísio Filho, no papel do cônsul Souza Ribeiro, e Gabriela Petry, que interpreta Taibele Bashevis, uma judia dividida entre o sonho de ser cantora e a necessidade de estar perto da família.
A maior parte dos talentos que compõem a série veio de diferentes países: entre os destaques, estão os atores alemães Peter Ketnath e Tomas Sinclair Spencer, que vivem os militares alemães Thomas Zumkle e Karl Schaffer, além de Stefan Winert, interpretando Milton Hardner.
Na lista de atores estrangeiros, ainda estão o italiano Jacopo Garfagnolli, responsável pelo personagem Rudi Roth; a polonesa Izabela Gwidzak vive Margarethe Levy, que vem a se tornar uma grande amiga de Aracy, e a israelense Sivan Mast, que vive Helena Krik.
“O Anjo de Hamburgo” tem previsão de lançamento mundial em maio deste ano.
*Com informações de Revista Bras.Il.
:: Mais sobre a Série Aqui!
Todas Elas, novo álbum de Vanessa da Mata apresenta as diversas faces de uma artista…
CCBB São Paulo recebe Nebulosa de Baco, espetáculo inédito inspirado na obra de Luigi Pirandello,…
Há Vagas para Moças de Fino Trato de Alcione Araújo fala, em tempos modernos, das…
Cancioneiro Geral – Tributo a Capinan traz Renato Braz com participações de Capinan, Jards Macalé…
De quinta-feira (15/mai) a sábado (17/mai), Orquestra executa obras de Tchaikovsky e Andrew Norman na…
Torto Arado – O Musical, adaptação do best-seller de Itamar Vieira Junior, chega ao Teatro…