domingo, julho 14, 2024

Série Cantares apresenta ‘Pierrot Lunaire’, de Schoenberg, na Sala Cecília Meireles

Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sexta-feira, dia 2 de junho, às 19 horas, dentro da série Cantares, o grupo Pierrot Ensemble, com participação especial da mezzo-soprano Carolina Faria, com regência de Priscila Bomfim. No repertório, a peça Pierrot Lunaire, de Arnold Schoenberg.
.
A Temporada 2023 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras e do Instituto Vale.
.
Um ciclo de vinte e uma canções baseadas nos poemas do belga Albert Giraud, traduzidos para o alemão por Otto Erich Hartleben, para soprano ou mezzo-soprano solista e um conjunto de câmara. O estilo de canto é o “sprechgesang”, o canto-falado, algo entre o melodrama teatral, a declamação e o canto propriamente dito.

Para a regente Priscila Bomfim, “Pierrot Lunaire é uma obra emblemática dentro do repertório do século XX, não somente pelo fato de abrir um caminho na música atonal e dodecafônica, mas principalmente pela forma como Schoenberg conseguiu dar significado a estes 21 poemas de Giraud, traduzidos para o alemão. Poder interpretá-los é sem dúvida é um marco na carreira de qualquer músico e maestro.”

“Pierrot Lunaire de Schoenberg é uma viagem perturbadora, transformadora e necessária”, pontua a mezzo-soprano Carolina Faria. “Em tempos de curadoria da imagem pessoal, o Pierrot força a porta e nos mostra que somos muito mais que sorrisos ensaiados: rubis, verdadeiros tesouros nos aguardam escondidos em nossa escuridão”, avalia.

Série Cantares
Pierrot Ensemble
Sofia Ceccato – flauta e piccolo
Marcos Passos – clarinete e clarone
Marcio Sanchez – violino e viola
Pablo Uzeda – violoncelo
Katia Balloussier – piano
Carolina Faria – mezzo-soprano
Priscila Bomfim – regente
.
Programa
PIERROT LUNAIRE, de Arnold Schoenberg

Sexta-feira, 2 de junho (2023) – às 19H
Local: Sala Cecília Meireles – Largo da Lapa, n. 47 – Lapa, Rio de Janeiro/RJ
Ingressos*: R$ 40,00.
* à venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles
Ou compra online. clique aqui.
#* O concerto será transmitido pela TV Alerj e pelo YouTube da Sala.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES