segunda-feira, junho 17, 2024

Segunda edição da Feira A.F.A.G.O. retorna à Oficina Cultural Oswald de Andrade

Como forma de apoiar artistas visuais e designers, a feira contará com mais de 70 expositores, oficinas e rodas de conversa.
.
A Oficina Cultural Oswald de Andrade, integrante do programa Oficinas Culturais – da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – oferecerá um espaço de convivência, palestras, encontros e circulação de artes impressas durante a 2ª edição da feira A.F.A.G.O.
.
O evento reunirá pesquisadores e artistas, a fim de criar uma permuta cultural, de conhecimento e saberes. A iniciativa surgiu por meio das idealizadoras Merien Rodrigues e Julia Contreiras, artistas e arte-educadoras que identificaram um espaço de venda e troca de ideias, certificando o interesse da Oficina Cultural Oswald de Andrade e dos parceiros do projeto em gerar vínculos entre artistas e público.
.
A Feira Gráfica A.F.A.G.O. será realizada no dia 15 de abril, das 11h às 17h, com mostras e venda dos trabalhos de diversos artistas, editoras e coletivos que trabalham exclusivamente com estampas originais, entre elas, xilogravura, gravura em metal, calcogravura, litografia, serigrafia, monotipia e outras técnicas manuais de reprodução de imagem. Este ano o evento contou com um total de 164 inscritos, sendo 77 (individual e coletivo) selecionados.

Como parte da programação no dia da feira, o chamado Ateliê de portas abertas traz a gravura em metal e xilogravura para artistas visuais e demais pessoas interessadas em artes gráficas, a partir das 13h30. Nessas atividades serão demonstradas técnicas de gravação e impressão em suportes como o metal, as propriedades e texturas das madeiras, além do uso das ferramentas de corte e a impressão adequada para xilogravura.
.
A.F.A.G.O. realiza o Papo gráfico com referências das Artes Gráficas
.
Os três encontros do Papo Gráfico, também em 15/04, com 30 vagas cada um e ingressos gratuitos distribuídos com 30 minutos de antecedência, convidam especialistas considerados referências nas Artes Visuais. Confira:
.
Fazeres na gravura com Madalena Hashimoto, docente sênior do Programa de Pós-graduação em Poéticas Visuais na ECA-USP, das 13h às 14h. No encontro, a também mestra em Artes (MFA) e doutora em Filosofia (FFLCH-USP) vai apontar aspectos de procedimentos técnicos e históricos da gravura e as próprias percepções durante a passagem por formações como em Artes Plásticas na ECA-USP, e xilogravura japonesa nas Faculdades Seika de Quioto e Tama de Tóquio.

“Livros de Artistas: Entre Tempo” – Memória e esquecimento com Luise Weiss, artista plástica e professora de Linguagem gráfica – desenho, gravura e fotografia na graduação e pós-graduação da UNICAMP, será das 14h30 às 15h30. A atividade vai tratar sobre a presença dos livros de artista/livros-objetos na arte contemporânea e as relações no âmbito artístico, como nas universidades e ateliers. Também serão abordados os desafios e o diálogo entre essa produção e linguagens como fotografias, gravuras, arquivos e imagens digitais.
.
Tatilidade em livros de artistas impressos com Amir Brito Cadôr, artista, pesquisador e professor de Artes Gráficas na graduação da UFMG, das 16h às 17h. O profissional vai abordar as diferentes técnicas de impressão usadas em livros de artistas, além da relação entre o conceito e a técnica.
.
Veja a programação completa.
.
Antes da feira A.F.A.G.O., nos dias 13 e 14 de abril, haverá uma série de oficinas como a de xilogravura, encadernação artesanal e gravuras com plantas. Para saber mais detalhes e fazer a inscrição na atividade desejada, acesse o site do programa Oficinas Culturais – link.

SERVIÇO:
.
Programação gratuita
.
A.F.A.G.O. – FEIRA DE ARTES GRÁFICAS DA OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
Coordenação: Merien Rodrigues e Julia Contreiras
15/04 – sábado – 11h às 17h
Faixa etária: livre
Participação: aberta ao público

Atrações:
.
ATELIÊ DE PORTAS ABERTAS: GRAVURA EM METAL
Coordenação: Victor Honda
15/04 – sábado – 13h30 às 15h
Faixa etária: livre
.
ATELIÊ DE PORTAS ABERTAS: XILOGRAVURA
Coordenação: Mayara Polizer
15/04 – sábado – 15h30 às 17h
Faixa etária: livre
.
PAPO GRÁFICO: FAZERES NA GRAVURA COM MADALENA HASHIMOTO
Coordenação: Madalena Hashimoto
15/4 – sábado – 13h às 14h
Faixa etária: livre
30 lugares – Retirada de ingresso na recepção no dia do evento

PAPO GRÁFICO “LIVROS DE ARTISTA: ENTRE TEMPO” – MEMÓRIA E ESQUECIMENTO COM LUISE WEISS
Coordenação: Luise Weiss
15/4 – sábado – 14h30 às 15h30
Faixa etária: maiores de 14 anos
30 lugares – Retirada de ingresso na recepção no dia do evento
.
PAPO GRÁFICO: TATILIDADE EM LIVROS DE ARTISTA IMPRESSOS COM AMIR BRITO CADÔR
Coordenação: Amir Brito Cadôr
15/4 – sábado – 16h às 17h
Faixa etária: maiores de 14 anos
30 lugares – Retirada de ingresso na recepção no dia do evento
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.
.
Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19; Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.
.
Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.
.
Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.
.
Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube
.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura. Para os contatos de e-mail, acesse o site da Poiesis.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES