Singles EP's e videoclipes - com ficha técnica

Rodrigo Campello convida Jana Linhares | Peças de Uma Exposição Vol.2 – Tarn Elli

Luna Music apresenta peças de uma exposição volume 2. Rodrigo Campello convida Jana Linhares para o segundo volume do seu projeto, inspirado nas ilustrações da artista inglesa Tarn Ellis. Em um diálogo criativo único, a ilustradora se inspirou nas músicas para criar a capa do EP, em um ciclo contínuo que define o coração conceitual do volume 2 do projeto “Peças de Uma Exposição
.
O selo Luna Music segue expandindo seus espaços de criação, imaginação e diálogo com outras artes ao lançar o Volume 2 do projeto Peças de Uma Exposição, de Rodrigo Campello. Depois de revisitar o Brasil profundo através das telas de Tarsila do Amaral no Volume 1, Campello desloca sua pesquisa artística para outro ponto do planeta e outro tempo: o universo místico e natural das ilustrações da artista inglesa Tarn Ellis. O EP “Peças de Uma Exposição Vol.2 – Tarn Ellis” está disponível nos aplicativos de música.
 
A convidada deste volume é a cantora e compositora carioca Jana Linhares, parceira constante de Rodrigo em diversos trabalhos e figura central na concepção desta nova etapa. Sobre a escolha da artista visual, Jana comenta:
.
“Fiquei muito feliz quando o Rodrigo me convidou para colaborar neste volume. Queríamos um clima celta, com um sopro de Renascença inglesa, algo que conversasse com o meu universo mágico e com Avalon. Buscamos referências na arte pagã contemporânea e chegamos ao trabalho de Tarn Ellis, cuja estética dialoga profundamente com meu universo. A partir dessa imagem primordial, surgiram as músicas e as letras, e convidar Tarn para criar a capa foi um desdobramento natural fechando um círculo perfeito de criação.”
.
Foi Jana quem apresentou a obra de Tarn Ellis ao compositor, desencadeando um processo de criação que rapidamente se revelou circular: assim como Rodrigo e Jana se inspiraram nas obras visuais da ilustradora para compor as três faixas do EP, a própria Tarn Ellis, emocionada com as músicas, criou a capa do projeto inspirando-se nelas.

“Saber que minha arte inspirou a criação destas músicas tão bonitas toca profundamente minha alma. Fazer algo de coração que ressoa com algo dentro de outra pessoa, a ponto de ela se sentir movida a criar algo em troca, é uma coisa preciosa e mágica.”, conta Ellis sobre a experiência.
.
O resultado é um conjunto de peças que exploram a estética da Renascença inglesa e celta, com harpas, flautas, cordas de arco, texturas vocais e atmosferas delicadas, traduzindo, em som, a espiritualidade e o encantamento presentes na obra da artista.
.
A faixa de abertura, “Spells of Light”, traz letra de Jana Linhares sobre música de Rodrigo Campello, inspirada na ilustração de Turn Ellis. Funcionando como um ritual, a canção aborda o instante de conexão com as forças da natureza: pés na terra, círculos na areia e ar em movimento. Essa imagem aquática inspirou o uso de harpas, sugerindo o fluxo do tempo, enquanto cordas dedilhadas e vocais etéreos completam um cenário de sensibilidade e contemplação. Elementos típicos da Renascença inglesa, como a polifonia e a escrita contrapontística, integram organicamente a linguagem musical do volume.

A segunda faixa, “The Path of Love”, também nasce do diálogo com a obra de Tarn Ellis. Jana Linhares compôs uma letra que funciona como oração, uma busca de contato com o divino e com o sagrado, ancorada em um lugar específico e nas forças da natureza em um instante ritualístico. Rodrigo Campello reforça a atmosfera das ilustrações de Ellis com cordas tocadas com arco, microfonadas de perto, criando intimidade e mantendo a sensibilidade e o clima místico da obra visual.

All I am – ilustração de Tarn Ellis

A terceira faixa, “All I Am”, apresenta um texto afirmativo de Jana Linhares sobre música de Campello, focado em autoconhecimento e inspirado na criação da artista visual. Diferente das faixas anteriores, aqui o compositor utiliza percussão pulsante, combinada com flautas doces, criando um pulso firme de tambor, couro e madeira. Esse caráter rítmico reforça a força do texto, mantendo a sensação de continuidade harmônica do EP.
.
Peças de Uma Exposição Vol.2 – Tarn Ellis” aprofunda o propósito do projeto: criar música a partir de obras visuais e permitir que essas obras também se transformem a partir da música, ampliando a relação entre som, imagem e imaginação. “É um projeto essencialmente de música sobre obras de arte. Eu convido um parceiro para juntos visitarmos três obras de determinado artista e transformarmos em som aquilo que elas despertam. É um caminho que quero continuar enquanto respirar música,” afirma Rodrigo Campello.
.
O lançamento reafirma a vocação do Luna Music, selo fundado por Jana Linhares e Rodrigo Campello, de acolher trabalhos autorais que valorizem autenticidade, experimentação e identidade artística. Assim como no Volume 1, o projeto conta com distribuição da Labidad Produções e segue preparando novos lançamentos que ampliem a relação entre música, imagem, memória e invenção.

Capa do Peças de Uma Exposição Vol. 2 – Tarn Ellis – Rodrigo Campello convida Jana Linhares

EP “Peças de Uma Exposição Vol.2 – Tarn Ellis” • Rodrigo Campello convida Jana Linhares • Selo Luna Music • 2025
Canções / compositores
1. Spells of light (Rodrigo Campello / Jana Linhares)
2. The path of love (Rodrigo Campello / Jana Linhares)
3. All i am (Rodrigo Campello / Jana Linhares)
– ficha técnica –
Faixa 1 – Rodrigo Campello: arranjo, harpa, zengh, teclado, baixo synth, vocais; Jana Linhares: vocais | Faixa 2 – Rodrigo Campello: arranjo, violinos, zengh, violão, vocais; Jana Linhares: vocais | Faixa 3 – Rodrigo Campello: arranjo, vocais, percussão (alfaias); Thiago Osorio: flautas doces; Rafael Rocha: pandeiros, derbaque; Jana Linhares: vocais | Produzido por Rodrigo Campello | Gravado e mixado por Rodrigo Campello no MiniStereo Studios, Rio de Janeiro – RJ | Masterizado por Carlos Freitas no Classic Master USA, Orlando – FL | Assessoria de imprensa: Somar Comunicação Integrada / Miriam Roia e Vivi Drumond | Selo: Luna Music | Distribuição digital: Labidad Produções | Formato: EP digital | Ano: 2025 | Lançamento: 1 de dezembro | ♪Ouça o EPclique aqui.
.
> Siga: @rodrigocampello | @janalinharesoficial | @lunamusic.selo | @labidadproducoes
.

.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / MPB / Canção / EP digital.
Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Pare de Esperar: Por que 2026 é o Último “Ano Dourado” para Estes 3 Destinos

Por anos, viajantes têm repetido a mesma frase: no próximo ano. No próximo ano eu…

5 horas ago

‘Uma escuta sensível do tempo: Maristela Rocha sobre Chiquinha Gonzaga’, por Paulo Baía

O artigo “Chiquinha Gonzaga: um legado que atravessa o tempo”, assinado por Maristela Rocha, é…

7 horas ago

Andre Correa lança álbum de estreia ‘Seasons’

'Seasons', álbum de estreia do guitarrista e compositor Andre Correa, traz repertório autoral que une…

3 dias ago

Helder Viana lança single ‘Meu Amor, Minha Flor’, com participação do grupo Boca Livre

Com um time de peso formado por músicos como Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Jamil Joanes,…

3 dias ago

Caetano Veloso e Tom Veloso lançam single ‘Mais Simples’, de José Miguel Wisnik

O cantor e compositor Caetano Veloso gravou com o filho Tom Veloso a canção “Mais…

3 dias ago

Carol Pedroso lança EP ‘Eu Canto Minha Força, Meu Lugar’

EP Eu Canto Minha Força, Meu Lugar é um projeto musical de Carol Pedroso, que…

3 dias ago