A canção “CORPO”, composta por Tauana Queiroz e Roberta Zerbini, faz uma reflexão sobre a vida, sua impermanência, o ser parte e ter partículas de tudo que aqui existe e existe.
.
O single tem uma história muito especial por trás da sua criação! O projeto Íntimo D’águas, um concerto que convida o público a imergir na confluência das canções das artistas Roberta Zerbini e Tauana Queiroz. Com sensibilidade e delicadeza poética, Roberta ao piano e voz e Tauana, ora com violão, ora com percussões, unem-se para transbordar o íntimo de suas composições, brincando com as palavras, sonoridades, munidas de um discurso poético, feminino, potente e criativo.
.
Tal conexão instantânea entre Roberta e Tauana demonstra o poder da música em unir pessoas e gerar algo único. O fato de terem sentido como que se conheceram há anos é um sentimento bonito e raro, algo que, sem dúvida, influenciou na criação de uma música cheia de emoções e emoções. “CORPO é uma canção que fala sobre a vida, a impermanência, o fazer parte, ser partícula de tudo que aqui existe. A ideia surgiu inspirada na leitura do livro A vida secreta das árvores. Eu já estava refletindo sobre a conexão que as árvores têm, como está tudo ligado e como somos parte na natureza também. Assistindo a uma série, a imagem de um corpo sem vida me fez criar essa canção. Esse corpo impermanente, que vira terra, herança de tempos passados. É também uma reflexão sobre o ser-corpo-mulher-bicho-mãe-rio-gente, que parte do meu olhar e da Roberta”, comenta Tauana Queiroz.

Foi justamente essa sintonia que levou Roberta a sentir o ritmo cíclico que Tauana propôs em sua letra e compor a melodia da música ao piano. “Quando li em voz alta a letra que a Tauana me invejou, imediatamente ela me trouxe um ritmo à mente — algo cíclico, sem começo nem fim, que me remeteu às claves rítmicas que Letieres Leite descrevia como essência da música afro-brasileira. Tomada por esse sentimento pulsante, corri para o piano. As ideias obtidas a fluir como uma enxurrada — melodia, harmonia e ritmo de integração juntos, quase como se já estivesse planejando desejos dentro de mim ”, comenta Roberta.
.
O arranjo final é fruto das trocas de ideias e partilhas à distância entre os artistas, uma em Teresina e a outra em São Paulo. “CORPO” foi gravado em São Paulo, no Estúdio Navegantes, pelo músico, produtor musical e engenheiro de áudio, Zé Nigro. A mixagem e masterização da faixa foi feita pelo engenheiro de áudio Iago Guimarães e a produção executiva é de Isabela Alves /Kariri Produções. Além de vozes, percussão, violão e piano, gravadas por Tauana e Roberta, a canção ganhou um belíssimo arranjo de clarinete do músico Jay V.

Tauana Queiroz é cantora, compositora e percussionista, nascida em Teresina (PI). Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí, iniciou a carreira profissional na música em 2014, com a banda de forró As Fulô do Sertão, onde deu início também a produção de músicas autorais, lançando em 2021 os primeiros EPs da banda. Em 2016 ajuda a fundar a Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo, com quem lança o disco Rosa dos Ventos (2019) e com a banda participa de eventos como SIM SP (2019), Bienal da UNE- Salvador (2019), Mostra Sesc de Culturas – Juazeiro do Norte (2021) e Festival BR 135- São Luís (2022). Em 2020 iniciou seu projeto solo, Canções Que Me Dão Asas, com músicas autorais, divulgadas em seu canal no Instagram e Youtube. Em 2022 gravou seu primeiro disco, Meteórica, com 9 músicas autorais, sendo 8 destas inéditas. Em 2025 lançou o segundo álbum com a Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo.
.
Roberta Zerbini é cantora e compositora que atua na cena independente desde os seus 16 anos. Formada em canto MPB/JAZZ pelo Conservatório de Tatuí em 2014, Roberta estuda canto desde os seus 11 anos e ao longo caminhada dessa teve experiências com professores vocais/musicais renomados como Andrea dos Guimarães, Ilana Volcov, Madalena Bernardes, Ná Ozzetti, Naná Vasconcelos, Lettieres Leite, Badi Assad e Maria João. Lançou o disco autoral Organika em dezembro de 2013, depois de conseguir verba por meio de financiamento coletivo e recebeu menção honrosa na classificação “Melhores da Música Brasileira” do site do Embrulhador em 2014. No ano seguinte, se apresentou com o show “Olhos de Rios”, apresentando releituras de compositores consagrados percorrendo o tema das águas. A cantora também lançou o clipe “Canto de Nanã”, em 2017, onde faz referência ao orixá da umbanda/candomblé Nanã Buruquê. Em 2019 montou a trilha sonora para a curta “THANATUS”, filmada e dirigida por Luiza Fagá. Em 2021, nasce o primeiro ato do disco Pedra Pássaro de Roberta. Em 2022 lançou o segundo ato de PEDRA PÁSSARO, seu novo último trabalho até então.

Capa do single ‘Corpo’ • Roberta Zerbini e Tauana Queiroz • Selo Independente • 2025

Single ‘Corpo’ • Roberta Zerbini e Tauana Queiroz • Selo Independente • 2025
Canção / compositoras
1. Corpo, de Roberta Zerbini e Tauana Queiroz
– ficha técnica –
Voz e piano: Roberta Zerbini | Voz, violão e caixa do divino: Tauana Queiroz | Clarinete: Jay V | Produção, direção musical e arranjos: Roberta Zerbini e Tauana Queiroz | Produção executiva: Isabela Alves | Preparação e direção vocal: Roberta Zerbini | Engenheiro de áudio: Zé Nigro | Gravado no Estúdio Navegantes – São Paulo/SP | Mixagem e masterização: Iago Guimarães | Divulgação de material: Isabela Alves e Tauana Queiroz | Fotos: Isabela Alves | Assessoria de imprensa: Diego Pessoa / Hominis Disss | Selo: Independente | Formato: Single digital | Ano: 2025 | Lançamento: 16 de maio  | ♪Ouça o single: clique aqui.
.
>> Siga: @betazerbini | @tauanaqueirozoficial
.
.
 
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / MPB / Canção / Single.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Ana Cacimba lança single ‘Preto Velho’

Single “Preto Velho” de Ana Cacimba, uma interpretação contemporânea de um ponto tradicional afro-religioso de…

4 horas ago

Guitarras no feminino no Blue Note São Paulo

As duas artistas celebram o Dia de Portugal em um encontro musical inédito no clube…

7 horas ago

IR 2025: há 10 dias do fim do prazo de entrega, mais de 25 milhões de declarações foram enviadas

Cidadãos devem acertar contas com a Receita Federal até o dia 30 de maio .…

8 horas ago

Marya Bravo lança álbum ‘Eterno Talvez’

Entre a delicadeza e a tensão - Marya Bravo reata sua relação com a música…

9 horas ago

Débora Falabella retorna com o espetáculo ‘Prima Facie’ ao Rio de Janeiro

'Prima Facie' retorna ao Rio de Janeiro após um ano com lotação esgotada, premiações e…

11 horas ago

Blue Note SP | Samuel Pompeo Quinteto apresenta ‘A Evolução do Choro’

Como seria a sonoridade do choro atual? Com essa reflexão, Samuel Pompeo Quinteto estará no palco…

11 horas ago