sábado, julho 26, 2025

Roberta Nistra lança ‘Eu não ando só’ em única apresentação no Manouche

A cantora, compositora e cavaquinista Roberta Nistra lança no palco do Manouche o seu novo álbum,Eu não ando só (selo Mestre Sala), em única apresentação, dia 31 de julho.
.
O novo projeto foi gravado entre as cidades de Madri, Lisboa e Rio de Janeiro, no final de 2024. O compositor, músico e produtor Pierre Aderne (radicado há 15 anos em Portugal) assina, além da produção do álbum, três novas parcerias com Roberta Nistra, incluídas no projeto.

Além de canções autorais, o repertório do álbum e do show inclui composições de Moacyr Luz (que também participa do álbum), Roque Ferreira, Dona Ivone Lara, Délcio Carvalho, Chico Alves e Manu Da Cuíca, entre outros compositores. O samba “Pra que discutir com Madame”, que Janet de Almeida e Haroldo Barbosa lançaram nos anos 1940 (mais conhecido na versão de João Gilberto), é outro destaque do repertório. “O processo de escolha das canções foi feito enquanto eu tocava e cantava na residência artística que fiz, entre Madri e Lisboa. Pierre e eu fizemos muitas músicas juntos, tudo fluiu livremente. Nós dois temos algo em comum: pensamos em música 24 horas por dia, e tudo vira motivo para se fazer uma canção, um samba. Foram muitos encontros, saraus, caminhadas na praça e muita inspiração”, revela Roberta, que acompanhou mestres como os saudosos Wilson Moreira da Silva, Monarco e Wilson das Neves como cavaquinista, no início da carreira.
.
Em sua única apresentação no Manouche, Roberta Nistra receberá o percussionista Marcos Esguleba, que também participa do álbum. Há décadas integrante da banda de Zeca Pagodinho, Esguleba já gravou com grandes nomes da música brasileira. “Pierre teve a ideia de chamá-lo para montar uma orquestra de tambores, agogôs, tamborins, pandeiros. Ficamos fascinados por ele!”, conta Roberta. A união do cavaquinho e da voz de Roberta Nistra às percussões inspiradas de Marcos Esguleba, resultam em uma sonoridade minimalista. “A alma desse projeto está em encontrar um lugar tranquilo para a voz e o cavaquinho, em seu estado primordial, como eu faço nas resenhas depois de um show, no camarim com os amigos. Eu e meu instrumento, muitos sambas, muitos motivos para cantar e tocar. O axé quis que desse certo”, conclui Roberta Nistra.
.
O repertório do show, que contará com a presença Kiko Horta em participação especial (acordeão), inclui músicas como “Abre Caminho, Abre” (Moacyr Luz / Pierre Aderne), “Eu não ando só” (Roberta Nistra / Pierre Aderne)”, “Oxóssi” (Roque Ferreira), “Pra que discutir com Madame” (Janet de Almeida e Haroldo Barbosa), “As Guias” (Moacyr Luz / Chico Alves), “Minha verdade” (Dona Ivone Lara / Delcio Carvalho) e “História Pra Ninar Gente Grande” (Manu Da Cuica, Deivid Domênico, Tomaz Miranda, Mama, Marcio Bola, Ronie Oliveira e Danilo Firmino), entre outras.

revistaprosaversoearte.com - Roberta Nistra lança 'Eu não ando só' em única apresentação no Manouche
Roberta Nistra – foto: AF Rodrigues

SERVIÇO
Roberta Nistra no show “Eu não ando só”
Roberta Nistra: voz e cavaquinho; Marcos Esguleba: percussão; Kiko Horta: acordeon (part. especial)
Data: 31 de julho 2025
Horário: 21 horas
 Manouche: Rua Jardim Botânico, 983 – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos a partir de R$60,00 – clique aqui.
———–
Assessoria de imprensa: Coringa Comunicação / Belinha Almendra


ACOMPANHE NOSSAS REDES

ARTIGOS RECENTES