Projeto em parceria “Queremos!” com o Centro Cultural Banco do Brasil mapeia cenas musicais que estão reinventando o som no Rio de Janeiro
.
O Rio de Janeiro é um caldeirão de sons, estéticas e narrativas que muitas vezes fervem à margem do mainstream. Para lançar luz sobre essas expressões e criar pontes entre artistas e novos públicos, o projeto “Queremos! no CCBB” estreia no dia 4 de setembro, com ciclos de conversas e pocket shows, por cinco quintas-feiras, no Espaço Conceito Banco Brasil na sede carioca do CCBB.
.
A série, promovida pelo Queremos!, é dedicada a mapear e apresentar cenas artísticas e inovadoras da cidade que, apesar de efervescentes e relevantes, permanecem restritas aos seus nichos e enfrentam barreiras para alcançar maior visibilidade e inserção no mercado.
Em cada encontro, artistas, produtores, pesquisadores e agentes criativos se reúnem para um bate-papo aberto, seguido de pocket shows que traduzem em música a identidade e a energia desses movimentos. “O objetivo é ir além da performance, criando um espaço de reflexão sobre cultura, inovação e transformação social, ampliando o alcance dessas vozes e fortalecendo conexões dentro e fora da cidade”, explica Felipe Continentino, um dos diretores do Queremos!.
.
A série “Queremos! no CCBB” começa no dia 4 de setembro com o encontro Rimas do Rio, que mergulha no universo do rap e das batalhas de rima. Participam MC Martina e Neek (responsáveis também pelo pocket show), além de Allan (Batalha do Coliseu), sob mediação de Aori, para discutir os caminhos e desafios do hip-hop no Rio e mostrar, ao vivo, a força das rimas que ecoam das ruas para os palcos.
.
O segundo encontro, em 11 de setembro, celebra as Mulheres do Samba e o protagonismo feminino no gênero. Mariana Filgueiras media o bate-papo com Camila Monteiro (responsável também pelo pocket show), Jaqueline Martins (Samba do Trabalhador) e Silvia Duffrayer (Samba que Elas Querem), abordando resistência, tradição e inovação.
No dia 18 de setembro, é a vez de o Funk Carioca ocupar o centro das atenções. Silvio Essinger conduz a conversa com Mateus Aragão (Rio Parada Funk), Taísa Machado, Yuri IDD e Preta QueenB. Na sequência, Yuri IDD e Preta QueenB assumem depois o pocket show, traduzindo toda a energia que mantém o funk como um dos movimentos mais influentes e vivos da música brasileira.
.
Em 25 de setembro, o foco se volta para o Jazz da Baixada, revelando a efervescente cena da região. Leonardo Lichote conduz o encontro com Josiel Konrad (que também faz o pocket show), Tania Arthur e Jefferson Placido, apresentando histórias e experiências que unem técnica refinada e improviso.
.
Encerrando a série, no dia 2 de outubro, o Indie Carioca ganha destaque. Otaner La Cumbuca conduz o debate com Alexandre Rolinha (Circo Voador), Joab (O Escritório) e Natália Lebeis (responsável pelo pocket show), discutindo redes de colaboração, estética e os caminhos independentes de produção na cena alternativa do Rio.
.
Mais do que um ciclo de eventos, o “Queremos! no CCBB” propõe um panorama vivo da produção cultural independente carioca, revelando iniciativas que estão moldando o presente e o futuro da música no Brasil. É uma vitrine para expressões culturais vivas, pulsantes e ainda pouco exploradas fora de seus círculos, mas que têm tudo para transformar o cenário da cultura contemporânea.

SERVIÇO
“Queremos! no CCBB – Ciclo de Conversas + Pocket Shows”
Datas: quintas-feiras, de 4 de setembro a 2 de outubro de 2025
Horário: das 17h30 às 20h
Local: Espaço Conceito Banco do Brasil / RJ
Endereço: Travessa Tocantins, 1 – Centro, Rio de Janeiro / RJ
Entrada gratuita – Retire seu ingresso no site bb.com.br/espaconceito
*
– 4 de setembro: Rimas do Rio
Com MC Martina, Aori, Neek, Allan (Batalha do Coliseu)
Pocket show: MC Martina e Neek
*
– 11 de setembro: Mulheres do Samba
Camila Monteiro, Jaqueline Martins (Samba do Trabalhador), Silvia Duffrayer (Samba que Elas Querem), Mariana Filgueiras
Pocket show: Camila Monteiro
*
– 18 de setembro: Funk Carioca
Com Silvio Essinger, Mateus Aragão (Rio Parada Funk), Taísa Machado, Yuri IDD e Preta QueenB
Pocket show: Yuri IDD e Preta QueenB
*
– 25 de setembro: Jazz da Baixada
Com Josiel Konrad, Tania Arthur, Jefferson Placido e Leonardo Lichote
Pocket show: Josiel Konrad
– 2 de outubro: Indie Carioca
Com Alexandre Rolinha (Circo Voador), Joab (O Escritório), Natália Lebeis, Otaner La Cumbuca.
Pocket show: Natália Lebeis
Sobre o Espaço Conceito Banco do Brasil
O Espaço Conceito Banco do Brasil está situado no CCBB Rio de Janeiro e reúne inovação com a tradição da instituição bancária mais antiga do país. O local é um modelo único de agência que integra ambientes de interação, informação e bem-estar. Uma área de evolução e expansão, onde toda ideia ou sonho pode se tornar ainda maior. Um espaço contemporâneo com toda a experiência do Banco do Brasil para maximizar as conquistas de todos os visitantes. Sua programação é composta por atividades múltiplas, baseadas nos pilares Inspiração, Empreender, Conquistas e Tecnologia. O Espaço Conceito Banco do Brasil conta com diversos ambientes aconchegantes e inspiradores para trabalhar, gerar ideias e até tomar um café, com área de Coworking de acesso livre, Salas de Reuniões (exclusivas para clientes BB) e a tradicional Confeitaria Colombo.
No canal do YouTube do BB ficam disponíveis diversos dos eventos já realizados no Espaço Conceito Banco do Brasil Rio de Janeiro em seus três anos de funcionamento
*
Espaço Conceito Banco do Brasil
Travessa Tocantins, 1 – Centro – Rio de Janeiro, RJ
Aberto todos os dias: quarta a segunda, das 9h às 20h. Às terças: das 9h às 17h
Mais informações em bb.com.br/espacoconceito
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | [email protected]
Mais informações em bb.com.br/cultura
*
Siga o CCBB nas redes sociais:
x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/@ccbbcultura
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).
ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).
——————–
Assessoria de imprensa CCBB Rio de Janeiro: Flávia Pinheiro
Assessoria de imprensa Queremos!: Miriam Roia e Vivi Drumond / Somar Comunicação