NOTÍCIAS

Projeto “Semeando Consciência” realiza palestras gratuitas em escolas sobre racismo, equidade de gênero e sustentabilidade

“Semeando Consciência” vem, desde novembro, oferecendo gratuitamente oficinas, rodas de leitura e palestras em escolas municipais selecionadas no Rio de Janeiro. Projeto com o objetivo de promover a conscientização e a transformação social por meio da cultura, abordando temas fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva
.
No dia 28 de março 2025, encerrando essa etapa do projeto, serão realizadas duas palestras na Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, na Praça Mauá, para alunos do 8º e 9º ano (14 e 15 anos).

Hananza e Viviane Carnevale

Palestrantes convidadas:
🔹 Hananza (Escritora e Filósofa Antirracista) – Trará reflexões sobre letramento racial e experiências históricas da população negra no Brasil.
🔹 Viviane Carnevale (Educadora Parental) – Abordará o impacto das violências no ambiente escolar e estratégias de prevenção, regulação emocional e construção de um espaço mais seguro e acolhedor para os alunos.
.
Com foco na educação inclusiva, respeito à diversidade, transformação social, igualdade de oportunidades e preservação ambiental, o projeto atendeu até agora mais de 420 alunos.

Projeto “Semeando Consciência” nas escolas do Rio de Janeiro

O que já foi realizado
O “Semeando Consciência” realizou uma série de atividades educativas e culturais em escolas públicas do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a conscientização sobre direitos humanos, equidade de gênero, racismo e sustentabilidade. Através de exibições de curtas-metragens, oficinas temáticas e debates mediados por educadores, o projeto impactou diretamente alunos do Ensino Fundamental I e II.

Atividades realizadas:
27 Exibições de Curtas-Metragens: Após cada exibição, os alunos participaram de debates guiados pela equipe do projeto, promovendo reflexões sobre os temas abordados nos filmes.
.
Rodas de Leitura e Oficinas Temáticas: Conduzidas pelas professoras da Rede de Professores Antirracistas – Lavini Castro, Mônica Aniceto, Karen Lamego e Fernanda Santos –, essas atividades trouxeram vivências práticas e reflexivas sobre questões étnico-raciais, equidade de gênero e diversidade.
.
“Quem Conta um Conto… Conta Sob Qual Ponto de Vista?” – Reflexão sobre como as narrativas moldam nossa compreensão histórica e racial, incluindo leitura dramatizada e roda de conversa.

Oficinas Temáticas:
🔹 Vocabulário Antirracista – Reflexão sobre expressões do dia a dia e como ressignificá-las.
🔹 Afrobingo – Jogo educativo para reconhecer a importância de personalidades negras.
🔹 EcoMúsica – Construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis.

Projeto “Semeando Consciência” nas escolas do Rio de Janeiro

Sobre o projeto
O “Semeando Consciência” é um projeto cultural patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Angel’s Segurança e Vigilância e Cemax Administração e Serviços, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
.
Idealizado por Janaína Pires, fundadora da Mkt Social Innovation, produtora cultural responsável pelo projeto, e com Bruna Estrella na gestão executiva, o projeto une educação e cultura para ampliar o pensamento crítico dos alunos e promover debates essenciais sobre equidade, inclusão e sustentabilidade.
 
Nosso trabalho é fundamentado em pesquisas que demonstram que a infância e a adolescência são fases determinantes na construção da identidade, valores e percepções sociais. Segundo estudos sobre desenvolvimento infantil, entre os 6 e 7 anos as crianças começam a internalizar normas sociais, incluindo estereótipos de gênero e raça. Já na adolescência, entre os 12 e 16 anos, ocorre um aprofundamento da percepção crítica sobre o mundo e o papel do indivíduo na sociedade.
.
Por isso, o “Semeando Consciência” se estrutura em metodologias que respeitam essas fases de desenvolvimento, utilizando uma abordagem interativa e acessível para dialogar com os diferentes públicos. As palestras e oficinas são planejadas de forma lúdica e engajadora, tornando os temas mais próximos da realidade dos alunos e estimulando a participação ativa. O objetivo é não apenas informar, mas despertar um senso de pertencimento e transformação social, fortalecendo a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.
.
Acompanhe mais sobre o projeto nas redes sociais @semeandoconsciencia_

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

O labirinto da razão: uma conversa com Luiz Henrique sobre Machado, Nelson e o Brasil de 2025, por Paulo Baía

Foi no WhatsApp, claro. Porque, em 2025, até conversa séria começa com emoji. A notificação…

57 minutos ago

Kafka à Beira-Mar e a melancolia das coisas que ficam, por Paulo Baía

Não sei exatamente o que me levou, nesta manhã morna e nublada de inverno em…

2 horas ago

Alma que dança, por Paulo Baía

Há um instante em que o corpo se desprende da lógica do mundo. Nem sempre…

2 horas ago

Moyseis Marques canta Chico Buarque no Vinicius Show de Ipanema

O Vinicius Show de Ipanema tem o prazer de apresentar o espetáculo Moyseis Marques canta…

4 horas ago

Temporada Osesp no Teatro B32 começa na próxima segunda-feira

Série de concertos no Teatro B32 chega ao quarto ano com bolsistas da academia de…

4 horas ago

Casa do Choro | Ordinarius – celebra Rio de Choro 10 anos

O sexteto vocal Ordinarius comemora 10 anos do lançamento do álbum Rio de Choro, no…

5 horas ago