domingo, julho 14, 2024

Projeto do Oi Futuro disponibiliza atividades para a 21ª Semana Nacional de Museus

As programações comemorativas gratuitas reúnem workshop “Fomento e Financiamento para Instituições Culturais” e ocupação educativa com projeto de extensão da UFRJ
.
Com sede no Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia (ex Centro Cultural Oi Futuro), o projeto Polos HUB, iniciativa de intercâmbio cultural museológico, promove atividades em comemoração a 21ª Semana Nacional de Museus de 2023 (15 a 21 de maio).
.
A agenda comemorativa começa com o lançamento do workshop online ”Fomento e Financiamento para Instituições Culturais”, no dia 18 de maio. O conteúdo ficará disponível permanentemente na plataforma do YouTube para a capacitação de agentes e produtores artísticos em todo o Brasil. Ministrado por Marcelo Velloso, mestre em gestão de políticas e economia cultural, e Lia Baron, consultora com ênfase em investimento, os professores abordam as possibilidades de manutenção e financiamento para instituições e museus.
.
Na sequência, a programação se encerra com a ocupação educativa dos participantes do Projeto de Extensão da UFRJ ‘Arautos do Mundo’, no dia 24 de maio, nas instalações do Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia. A atividade reúne exposição de trabalhos de isogravura dos integrantes do “Arautos no Mundo” e roda de conversa sobre a parceria, bem com reflexão sobre o papel das instituições no desenvolvimento experiências integradas voltadas “para e com” público diverso.
.
O projeto Polos Hub desenvolve ações até o fim de 2023 com foco na capacitação cultural.

MAIS SOBRE OS PROFESSORES
.
Marcelo Veloso – Mestre em Gestão da Economia Criativa pela ESPM, especialista em Políticas Culturais pela UFF. Já desenvolveu trabalhos na Unesco, Barracão Maravilha Arte e Cultura Contemporânea, Jogos Olímpicos Rio 2016 e Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Instagram: @murtavelloso 
.
Lia Baron – Consultora, gestora e pesquisadora. Além de ser doutora em “Literatura, Cultura e Contemporaneidade” (Puc-Rio) e mestre pelo Programa “Crossway in European Humanities” (União Europeia), tendo realizado estágios em Portugal, Itália e França. É graduada em jornalismo (UFF). Foi Subsecretária de Cultura dos municípios do Rio e de Niterói e trabalhou no Ministério da Cultura e na FUNARTE. Instagram: @liaboron_ 
.
MAIS SOBRE ‘ARAUTOS DO MUNDO’
Arautos do Mundo é um Projeto de Extensão da UFRJ que trabalha com práticas antirracistas e anticapacitistas desde 2017. Na sua coordenação estão duas servidoras negras da UFRJ, formadas em psicologia e pedagogia. São usadas ferramentas de educação em direitos humanos e da comunicação participativa junto a usuários dos serviços de saúde mental da UFRJ, servidores desta universidade e equipes antirracistas indígenas e negras. Busca-se favorecer o empoderamento, a saúde mental e o compromisso social com o público-alvo. Desde 2019, produzem conteúdos audiovisuais para as redes sociais e realizam oficinas de literatura de cordel e visitas a espaços históricos e culturais da cidade com cerca de 12 usuários dos serviços de saúde mental da UFRJ.
O Projeto “Arautos do Mundo” é uma das ações de extensão vinculadas a Pró-reitoria da Extensão da UFRJ.
Na Rede: YouTube | @arautosdomundo | Site aqui | Mais sobre o Projeto de Extensão

SOBRE O POLOS HUB
O Polos Hub é um projeto de intercâmbio e de qualificação de profissionais de museus e instituições culturais do estado do Rio de Janeiro. Baseado no Museu das Comunicações e Humanidades – MUSEHUM, localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio, o projeto reúne especialistas para compartilhar saberes e atividades com outros cinco museus selecionados em dezembro de 2022: o Museu Histórico da Cidade, o Museu Histórico de Campos, o Museu Casa Santos Drumont, a Casa Museu Scliar e a Casa Cultural de Paraty. O programa proporcionará aos cinco museus polos um período de assessoramento técnico, compartilhamento de ideias, construções colaborativas e práticas culturais em seus respectivos pólos.
.
“Os museus e casas POLO convidados estão localizados em diversas regiões do território fluminense, evidenciando a abrangência que buscamos com o projeto, de forma mais ampliada e descentralizada. Os museus de forma geral vivenciam questões e desafios em comum, independente de sua tipologia, tamanho ou estrutura, porém necessitam ter um olhar ainda mais alinhado à realidade de seus territórios e suas práticas para o aprofundamento e promoção de melhorias e uma maior integração de suas atividades com seus públicos e profissionais e reverberação com seus territórios, disse Rafaela Zanete, idealizadora e coordenadora do projeto.
.
Durante o ciclo, também são ofertados cursos à distância em plataforma de ensino remoto, distribuídos em módulos e fóruns de discussão; workshops online, em formato de videoaulas com conteúdo acessível em Libras e audiodescrição e legendas. De autoria da Coeficiente Artístico em correalização com o Oi Futuro e Musehum, o projeto tem o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de incentivo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Instagram: @poloshubprojeto / Site PolosHUB

revistaprosaversoearte.com - Projeto do Oi Futuro disponibiliza atividades para a  21ª Semana Nacional de Museus
Estação educativa oficina polos HUB – foto: ©acervo Polos HUB

SERVIÇO POLOS HUB
.
GRATUITO – 21ª Semana Nacional de Museus
.
1 – WORKSHOP
“Fomento e Financiamento para Instituições Culturais” navega as diferentes formas de financiamento possíveis para uma instituição cultural e como utilizá-las.
.
Data: 18/5/2023
Vídeo legendado, acessível em Libras e Audiodescrição.
Disponível no canal do Youtube: @poloshubprojeto
.
.
2 – ENCONTRO EDUCATIVO PARA INTEGRANTES DO PROGRAMA “ARAUTOS NO MUNDO”
Ocupação educativa do Projeto Arautos do Mundo, busca trazer reflexões sobre o papel das
instituições no desenvolvimento de atividades e experiências integradas voltadas “para e com” público.
.
Data: 24/5/2023
Horário: 13h às 15h
Local: Térreo do Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia – R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 22220-040
*
Imagem (capa matéria): Workshop Lia e Marcello – Polos Hub . foto: ©Rafael Correa


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES