sexta-feira, junho 14, 2024

Prêmio Pallas de Literatura 2024 abre inscrições em 3 de junho

As inscrições para o Prêmio Pallas de Literatura 2024 abrem às 12h do dia 3 de junho próximo e se estendem até às 15h do dia 28 de junho. O resultado será divulgado em setembro, e o livro, publicado em 2025, quando a Pallas completará meio século em atividade. A iniciativa objetiva descobrir novos autores negros e oferecer a eles a primeira oportunidade de publicar um romance no país. O prêmio terá curadoria de Henrique Rodrigues.
.
“Comemorar 50 anos é comemorar a consolidação de um trabalho de recuperação dos saberes afro-brasileiros e afrodescendentes e da visibilidade de autores, pesquisadores e ilustradores que trabalham com essa temática valorizando a contribuição dos africanos que aqui chegaram e construíram esse país e que são sub-representados nos espaços de poder e na produção intelectual”, afirma a editora Mariana Warth.

revistaprosaversoearte.com - Prêmio Pallas de Literatura 2024 abre inscrições em 3 de junho
Cristina e Mariana Warth – foto: Acervo familiar

Mariana atua há 23 anos na editora fundada pelo seu avô, Antonio Carlos Fernandes, com outros sócios, e comandada desde 2003 pela sua mãe, Cristina Fernandes Warth. “O prêmio traz frescor e mobiliza, tanto autores quanto leitores. E é também uma forma de marcar novos projetos. Afinal, 50 anos marcam tradição mas também vanguarda no trabalho de discutir os saberes africanos e afro-brasileiros em diversos campos da cultura e conhecimento”, diz Cristina.
.
Para concorrer ao prêmio, o romance deve ter entre 120 mil e 500 mil caracteres, com espaços, e estar no formato PDF. O candidato não pode ter nenhum romance publicado, considerando que o prêmio se volta para autores inéditos nessa categoria, e não deve se identificar de nenhuma forma a fim de garantir que a avaliação do júri seja baseada apenas na qualidade literária da obra.

Podem se candidatar brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil e autodeclarados negros, a partir de 18 anos. De temática livre, os originais devem ser anexados ao formulário que exige preenchimento e estará disponível no site: www.premiopallas.com.br

revistaprosaversoearte.com - Prêmio Pallas de Literatura 2024 abre inscrições em 3 de junho
Henrique Rodrigues – foto: Monica Ramalho.

Além de publicar a obra, quem vencer ganhará uma mentoria com o escritor Henrique Rodrigues, escolhido pela editora para ser o curador do Prêmio Pallas de Literatura 2024. Nessa etapa, ele vai compartilhar a sua experiência sobre a cena contemporânea, como funcionam os eventos da área e o mercado de livros em geral.
.
“É uma premiação muito bem-vinda na cena literária brasileira, em que grandes autores e autoras sonham com a oportunidade de ter o seu livro publicado numa editora como a Pallas. E vale lembrar que o conteúdo do romance inscrito é totalmente livre”, afirma Henrique Rodrigues.

EDITORA PALLAS
revistaprosaversoearte.com - Prêmio Pallas de Literatura 2024 abre inscrições em 3 de junhoFundada em 1975, na cidade do Rio de Janeiro, a Pallas Editora dedica grande parte de seu catálogo aos temas afrodescendentes. Interessada na compreensão e na valorização de nossas raízes culturais e ciente do ainda precário registro dos saberes africanos na diáspora e de sua importância como uma das matrizes fundadoras de nossa nacionalidade, nossa casa editorial busca recuperar e registrar tradições religiosas, linguísticas e filosóficas dos vários povos africanos continuamente trazidos para o Brasil durante o regime escravista. Acompanhamos, ainda, as manifestações afro-brasileiras contemporâneas, valorizando-as como formas fundamentais de expressão da brasilidade. O espectro do catálogo é amplo: da religiosidade — com o registro escrito das tradições orais africanas em nosso país — à literatura, passando pela antropologia, pela sociologia, por livros de referência, pelo cinema, pela filosofia entre outros.
.
A editora vem também consolidando seu catálogo de literatura infantil e juvenil, com títulos em que histórias africanas e afro-brasileiras são contadas e nos quais personagens negros ocupam o lugar de protagonistas, o que é urgente e necessário em um país mestiço como o nosso. O catálogo também engloba títulos sobre tarô, Yoga, cuidados naturais de saúde, cultura cigana, além de devoções e práticas protetoras consagradas pela sabedoria popular. É importante dizer do nosso cuidado em apresentar ao público leitor livros de qualidade, com projetos modernos e bem acabados, resultado do prazer que temos em fazê-los.
.
>> Siga: Site | @pallaseditora


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES