“Somos feitos de palavra. Elas são nossa única realidade ou, pelo menos, o único testemunho de nossa realidade. Não há pensamento sem linguagem, nem tampouco objeto de conhecimento: a primeira coisa que o homem faz diante de uma realidade desconhecida é nomeá-la, batizá-la.”
– Octávio Paz, em “O arco e a lira”. [tradução de Olga Savary]. Nova Fronteira, 1982.

Há filmes de todos os gêneros muito bons, vários deles premiados. Muitos são difíceis de serem vistos nas plataformas digitais de streaming ou canais fechados.

Confira abaixo os canais no YouTube que exibem filmes legalmente, com ótima resolução de imagem e boa qualidade de som, legendados em português.

Boa travessia!

Legacies of Brazilian Cinema
O catálogo reúne cerca de 400 grandes filmes nacionais, obras de ficção, documentários e entrevistas relacionados ao nosso cinema, da década de 1910 aos anos 2000. Tem legendas em inglês.
:: Para acessar clique aqui!

Cine Antiqua – filmes clássicos
O canal disponibiliza online filmes clássicos, com legendas em português. São centenas de filmes, grandes clássicos do cinema.
:: Para acessar clique aqui!

Clássicos da sétima arte
O canal disponibiliza online variados estilos de filmes atualmente em domínio público, desde clássicos a obras menos conhecidas. O canal procura adicionar legendas aos vídeos, e quando possível, os filmes são publicados em resolução remasterizada de blu-ray (HD)
:: Para acessar clique aqui!

Agnes Varda – cineasta

Clássicos de mulheres no cinema
Canal voltado para divulgar filmes antigos dirigidos ou co-dirigidos por mulheres, com legendas em português.
:: Para acessar clique aqui! ou no vímeo.

Meus filmes cult
Um canal voltado para filmes que se amparam numa criação transgressiva; opondo-se as regras do mercado comercial.
:: Para acessar clique aqui!

Comédia nostálgica
Um canal voltado para divulgar curtas-metragens e filmes do gênero “Comédia”. Veja alguns maiores gênios da comédia como: Charles Chaplin, Roscoe “Fatty” Arbuckle, Buster Keaton, Keystone Cops, Harold Lloyd, Gordo e o Magro, Max Linder, entre outros.
:: Para acessar clique aqui!

Voltando aos Clássicos
Um canal para os apaixonados pelo cinema clássico e séries antigas, também é para os que não entendem nada disso, mas são curiosos em conhecer esse universo incrível!
:: Para acessar clique aqui!

“Um homem se propõe a tarefa de desenhar o mundo. Ao longo dos anos, povoa um espaço com imagens de províncias, de reinos, de montanhas, de baías, de naus, de ilhas, de peixes, de moradas, de instrumentos, de astros, de cavalos e de pessoas. Pouco antes de morrer, descobre que esse paciente labirinto de linhas traça a imagem de seu rosto.”
– Jorge Luis Borges, no epílogo de “O Fazedor” (1960), em “Obras completas – vol. II”, São Paulo: Globo, 1999.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar