segunda-feira, julho 15, 2024

Poeta premiado Carlos Cardoso lança seu mais novo livro ‘Coragem’, pela Editora Record

“A poesia de Carlos Cardoso, antes de mais nada, é uma técnica de sobrevivência. Sua ligação visceral com a escrita permeia a sua vida. Carlos Cardoso se comunica através da poesia, sobrevive através da poesia.” Assim a ensaísta e escritora Heloisa Buarque de Hollanda, sintetiza o trabalho do poeta Carlos Cardoso, em trecho do texto da orelha de Coragem (Editora Record), novo livro do premiado poeta carioca.
.
Ganhador de numerosas honrarias no Brasil e no exterior, entre eles o prêmio APCA (atribuído ao livro Melancolia), Carlos Cardoso apresenta em Coragem uma coleção de poemas em constante tensão, contradição e paradoxo, característicos do empenho poético do autor. Vale ressaltar que, durante o evento de lançamento, serão projetados vídeos com artistas como Patrícia Pillar, Malu Mader e Tony Belloto interpretando poemas presentes no novo livro.

Diálogos – Ecoando importantes tendências da poesia contemporânea, Cardoso — que é engenheiro — se isenta do racionalismo matemático e se utiliza, em sua obra, de temas como a solidão, as asperezas do vazio, o abandono e o júbilo do querer, além de estabelecer o diálogo com poetas da modernidade como Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto. É um livro de arames afetivos farpados que se moldam a partir das potenciais desinências do amor.
.
“Meus poemas não têm nada de engenharia, têm outros movimentos. A poesia dá fruição de mão dupla, onde os poemas despertam memórias. A poesia do movimento. Por isso, acredito que a poesia estabelece conexões com nossas raízes profundas e, ao mesmo tempo, com o desconhecido”, enfatiza Carlos Cardoso.

Sobre o título de seu mais novo trabalho, o autor destaca que “é um livro muito forte para mim. Tentei passar a força que a gente busca para olhar para a frente e tocar a vida”.
.
Já nas palavras de Marco Lucchesi, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, que também assina o texto de orelha: “Carlos Cardoso parte do despojamento da poesia descalça, que se nutre da economia de meios para atingir um tônus pluridimensional, na ironia diante do mundo e na álgebra, capaz de indicar a delicada ligação entre mundo e liberdade.”

revistaprosaversoearte.com - Poeta premiado Carlos Cardoso lança seu mais novo livro 'Coragem', pela Editora Record
Carlos Cardoso – foto: Nana Moraes

Carlos Cardoso descobriu a poesia desde a infância e não a largou mais. “A poesia tem essa coisa de levar um pouco de humanidade, de sentimento de fazer refletir e olhar diferente para alguma coisa”. Sua trajetória neste universo da poesia o coloca como expoente de sua geração. Recebeu, entre outros, pelo livro Melancolia (Editora Record, 2019) o Prêmio da Federazione Unitaria Italiana Scrittori, o Prêmio Especial da Cidade de Roma e a Medalha Pedro Ernesto, da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ganhou ainda o Prêmio Especial da UNESCO (na Jornada Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento entre os Povos). Seus poemas foram traduzidos e publicados em países como França, Espanha, Itália, Portugal, Estados Unidos, Médico, Colômbia, Bulgária e Ucrânia.

Trechos de Coragem
.
O Mirante
“Não, não é nada além do que/não pode ser, tudo que plantei/no infinito regado a sonhos/ficou para trás. É noite!/Do mirante, nada.”
.
Poeta-Engenheiro (Homenagem a João Cabral de Melo Neto)
“João, somos poetas-engenheiros,/e sobre o limite das derivadas/compartilhamos a integral/quando percorremos nossos versos/falando no silêncio/e edificando com as palavras,/percorremos as cidades/em uma nuvem carregada/de imaginação,/com um pouco de maestria/e muito de emoção.”
.
Legítimo
 “Meus sonhos se repetem,/sempre você./Nossa casa é fotografia/a me acompanhar,/paredes aplumadas, tetos esguios/paisagem de frente/no fundo da noite que alivia a saudade/e a tristeza de quando parti/e não poderia/retornar.”

revistaprosaversoearte.com - Poeta premiado Carlos Cardoso lança seu mais novo livro 'Coragem', pela Editora RecordFICHA TÉCNICA
Título: Coragem
Autor: Carlos Cardoso
Texto da orelha: Heloisa Buarque de Hollanda e Marco Lucchesi
Editora: Record
ISBN-10: 8501118877
ISBN-13: 978-8501118875
Dimensões: 13.5 x 0.5 x 20.5 cm
Páginas: 112
Idioma: Português
Preço: R$ 49,90
* Compre o livro: clique aqui.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES