quinta-feira, julho 18, 2024

‘Poesia Autónima Vol. 2’, de Fernando Pessoa é publicado pela Global

O título “poesia autónima” foi o modo que o próprio Fernando Pessoa escolheu para designar o conjunto de versos que assinou com seu próprio nome, por oposição aquela produzida por seus ‘heterónimos’ (Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos).
.
Este segundo volume da Poesia autónima do eterno Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da literatura universal, encerra o ciclo de publicações que a Global iniciou há alguns anos, que teve como propósito disponibilizar ao público a integralidade da poesia pessoana, ou seja, tanto a “autónima” quanto a “heterónima”.

Neste livro, o leitor terá acesso à produção poética do autor concebida a partir de 1931 até os anos finais de sua vida. Assim, é possível fruir dos versos do escritor manifestando o menino que sempre manteve vivo dentro de si, compartilhando as alegrias e as durezas de “ser muitos”, dentre outras facetas encantadoras de sua voz literária inigualável.
.
Assim como no caso dos demais livros que compõem a coleção, este Poesia autónima – volume 2 tem edição assinada por Teresa Rita Lopes, professora catedrática de Literaturas Comparadas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e que tem dedicada toda uma vida acadêmica ao estudo dos escritos do célebre poeta português.

revistaprosaversoearte.com - 'Poesia Autónima Vol. 2', de Fernando Pessoa é publicado pela GlobalFicha Técnica
Título: Poesia Autónima – Volume 2
Autor: Fernando Pessoa
Organização: Teresa Rita Lopes
Editora: Global
Ano/edição: 2023 – 1ª edição
Formato: 17 x 25 cm
672 páginas
4 X 1 Cores
Peso: 1.04 quilos
ISBN: 978-65-5612-243-4
Código de Barras: 9786556122434
Preço de capa: R$ 129,00
E-book: 90,30
* Compre o livro.

Sobre o autor:
Fernando Antônio Nogueira Pessoa nasceu em 1888, em Lisboa. Em 1896, vai com a mãe e padrasto para África do Sul, onde realiza seus primeiros estudos. Devido a esse fato, o inglês converteu-se em sua segunda língua, que utilizou para escrever diversos poemas. Em 1905, Fernando Pessoa retornou a Lisboa, para se matricular no Curso Superior de Letras, que abandonou um ano depois, motivado por uma greve de estudantes. Em 1913 escreveu a poesia Pauis e, em 1914, os primeiros poemas de seus heterônimos, Alberto Caieiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.
.
Consagrado escritor, Fernando Pessoa também foi astrólogo, crítico literário, tradutor, correspondente comercial e inventor. Seu legado permanece vivo até hoje. A vida do poeta foi dedicada a criar e escrever, principalmente através de seus heterônimos. Pessoa faleceu em Lisboa, em 30 de novembro de 1935, com 47 anos. Livro(s) do desassossego, Vida e Obras de Alberto Caeiro e Poesia autónima Volume 1 são algumas de suas obras publicadas pela Global Editora.

Sobre o Grupo Editorial Global
Criada em 16 de outubro de 1973, a Global Editora se destaca no mercado editorial por seu propósito de divulgar temas e autores nacionais que valorizam a formação cultural do brasileiro. Em 2023, a Global completa 50 anos onde diversificou sua atuação no mercado editorial e criou três respeitados selos, com publicações destinadas ao mais variado público leitor. Hoje, denominado Grupo Editorial Global, agrega a Global Editora, com obras dos mais renomados autores nacionais, a Gaudí Editorial, voltada às crianças em seus primeiros anos de vida, a Editora Gaia, que alimenta o leitor no sentido de viver em perfeita harmonia com ele mesmo e com o universo e a Nova Aguilar, que apresenta com um forte catálogo de obras completas dos mais célebres autores nacionais e internacionais.
Editorial Global na rede: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | Linkedin | Site.

Leia Fernando Pessoa: Fernando Pessoa (poemas e textos)


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES