segunda-feira, julho 15, 2024

Paulo Baiano e Alcides Sodré lançam álbum ‘Tatuados de Canções’

“Pra que me tatuar, e eu trago o corpo todo tatuado
tatuado de sinais, tatuado de emoções
tatuado de avatais, tatuado de canções…”
.
Desde tempos remotos, as canções fazem parte da vida de todos nós brasileiros. Canções de amor e dor, herança das saudades lusitanas e do banzo da diáspora africana. Ressoam desde as modinhas, os boleros, os sambas canção, a bossa nova, até as sofrências e funks românticos do novo milênio: todo o sentimento se traduz numa canção de amor, tatuada no corpo e na alma de todos nós.
.
Foi pensando nisso que o compositor, produtor e cantor tardio Paulo Baiano se uniu ao cantor e também compositor Alcides Sodré para produzir um novo álbum autoral.

Tatuados de Canções, o novo álbum com o Duo Paulo Baiano e Alcides Sodré, já esta disponível em todas as plataformas digitais de áudio, num lançamento da Zênitha Música, com distribuição da Quae Música.
.
O Álbum reúne oito canções de amor, composta por Paulo Baiano com diversos parceiros – Marcos Sacramento, Suely Mesquita, os poetas Ana Cristina César e Tuca Zamagna, o violonista Luiz Flávio Alcofra, e do parceiro nessa empreitada Alcides Sodré.

O COMPOSITOR ME DISSE
Paulo Baiano é compositor, arranjador, produtor musical e cantor, com uma carreira longeva na cena da música independente – começou na década de 1980, pilotando, junto com o cantor e compositor Marcos Sacramento, o Grupo Cão Sem Dono, uma banda pop de vanguarda que causou certo frisson na época. Desde então, teve músicas gravadas por artistas como Lenine, Marlene, Marcos Sacramento, Clara Sandroni, Nina Wirtti, além de compor e produzir trilhas musicais para cinema, televisão e dança.
.
Assim Paulo Baiano se define: “Como compositor e arranjador, busco misturar a tradição da música popular brasileira dos grandes mestres, com suas harmonias ao mesmo tempo simples e sofisticadas, a um toque de modernidade e ousadia, graças às muitas influências que tive na vida – do jazz ao rock progressivo, e de grandes mestres contemporâneos como Antonio Saraiva. Essa receita está presente nos três discos autorais que produzi: além do EP do Cão Sem Dono, de 1986, o CD Tempo Algum, com Clara Sandroni, lançado em 2000, e o álbum digital Amor Brujo, disponibilizado nas plataformas de áudio em 2021.”

O DONO DA VOZ
Para parceiro nessa empreitada, Paulo Baiano contou com a voz e o entusiasmo de Alcides Sodré, um cantor de bela voz e múltiplos talentos: “Alcides Sodré foi uma grata surpresa que a pandemia me trouxe.” – lembra Paulo Baiano. “Nos conhecemos virtualmente participando de projetos de vídeos durante o isolamento da Covid 19. A admiração mútua levou à parceria. Alcides Sodré é um cantor e um artista especial. Possui uma voz de belo timbre e grande extensão. Mas tem mais: é um artista aplicado e estudioso, que batalha, gasta suor, para chegar onde quer com sua voz e sua emoção. É também compositor e está se tornando a voz de outros compositores, que o buscam para lançar suas canções ao mundo.”
.
Agora é Alcides Sodré que tem algo a acrescentar: “Sou um intérprete de música brasileira em especial, mas sou ligado e gosto da música do mundo. Hoje em dia sou movido a cantar a música do nosso tempo. Componho ao acaso, quando me sinto obrigado a externar uma ideia, mas cantar é meu ofício de vida. Me encanta dar cor e forma as palavras e sinto que morro um pouco a cada canção que canto, pois se não tiver muito da alma e do coração não vale. Com Tatuado de Canções, minha obra acaba de ganhar um trabalho que sonhei há anos. Uma felicidade sem fim.”
.
TATUAGENS
Na verdade, nesses tempos fugazes e virtuais, o álbum TATUADOS DE CANÇÕES surgiu a partir de um single gravado pelo novo DUO no final de 2022: Como é Que Se Faz, parceria com Suely Mesquita, que entrega tudo logo no início: “Eu vou fazer mais uma canção de amor / e só você vai saber ouvir, querido / no meio de tanto barulho, as palavras vão dar / um mergulho veloz no seu ouvido…”

revistaprosaversoearte.com - Paulo Baiano e Alcides Sodré lançam álbum 'Tatuados de Canções'
Capa do álbum ‘Tatuados de canções’ • Duo Paulo Baiano e Alcides Sodré • Selo Zênitha Música / Distribuição Quae Música • 2024

DISCO ‘TATUADOS DE CANÇÕES’ • Duo Paulo Baiano e Alcides Sodré • Selo Zênitha Música / Distribuição Quae Música • 2024
Canções / compositores
1. Como é que se faz (Paulo Baiano e Suely Mesquita)
2. Anjo exterminador (Paulo Baiano e Ana Cristina César)
3. Os faróis (Paulo Baiano e Marcos Sacramento)
4. Nu cinema (Paulo Baiano e Marcos Sacramento)
5. Quando você (Paulo Baiano e Tuca Zamagna)
6. Tatuado de canções (Paulo Baiano e Luiz Flávio Alcofra)
7. Aos deuses da canção (Paulo Baiano e Alcides Sodré)
8. Pulsando (Paulo Baiano e Marcos Sacramento)
– ficha técnica –
Alcides Sodré (voz – fx. 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8) | Paulo Baiano (piano – fx. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8; teclados – fx. 1, 2, 4, 5, 6, 7; sinth bass – fx. 1, 2, 5, 7, 8; voz – fx. 2, 5, 7, 8; e-drums – fx. 4, 7) | Igor Araújo (bateria – fx. 1) | André Boxexa (bateria – fx. 6) | Netinho Albuquerque (bongô e percussão – fx. 2) | Fábio Negroni (guitarra – fx. 2 / part. especial; guitarra e baixo elétrico – fx. 4) | Luiz Flávio Alcofra (violão – fx. 6) | Produzido por: Paulo Baiano e Alcides Sodré | Produção fonográfica: Paulo Baiano | Arranjos, gravação e mixagem: Paulo Baiano | Masterização: Fábio Negroni | Gravado nos estúdios Cobaia e Calafate entre setembro de 1922 e abril de 2024 | Capa – arte gráfica: Helô Fortes | Fotos: José Carlos Asbeg, Cris Isidoro e Alcides Sodré | Selo: Zênitha Música | Distribuição: Quae Música | Formato: CD digital | Ano: 2024 | Lançamento: 28 de junho | ♪Ouça o álbum: clique aqui.
.
>> Siga: @paulo.baiano.musica@alcidessodre_oficial | @zenithamusica | @quaemusica
.

revistaprosaversoearte.com - Paulo Baiano e Alcides Sodré lançam álbum 'Tatuados de Canções'
‘Tatuados de canções’ – Duo Paulo Baiano e Alcides Sodré – Zênitha Música / Distribuição Quae Música – 2024

FAIXA A FAIXA
Essa suave bossa nova com toques Methenyanos mostrou o caminho, deu aquela vontade de fazer mais. É ela que abre TATUADOS DE CANÇÕES, seguida por mais sete composições de Paulo Baiano e parceiros, com algumas preciosas participações especiais:
1 – Como é que se faz – Tudo já foi dito acima.
2 – Anjo Exterminador – é a segunda parceria de Paulo Baiano com a celebrada poeta Ana Cristina César – um ícone da poesia alternativa brasileira dos anos 1970/80. Esse bolero moderno é embalado pelo suingue do bongô e percussões de Netinho Albuquerque, e a guitarra sensível de Fábio Negroni.
3 – Os Faróis – parceria com Marcos Sacramento, é um blues raiz, sofrido, apaixonado e contemplativo, que aqui recebe um tratamento minimalista, somente piano e voz.
4 – Nu Cinema – é outra parceria com Marcos Sacramento, gravada originalmente no EP do Cão Sem Dono, em 1986. É uma mistura de reggae com jazz, onde ressoa a guitarra distorcida de Fábio Negroni.
5 – Quando Você – marca o início de uma parceria nova – com o poeta Tuca Zamagna -, e é o momento-solo de Paulo Baiano, se revezando no piano, teclados e voz.
6 – Tatuado de Canções – a música que dá titulo ao álbum, é uma parceria de Paulo Baiano com o violonista e poeta bissexto Luiz Flávio Alcofra, que empresta seu violão à gravação, junto com o auxílio luxuoso de André Bochecha na bateria.
7 – Aos Deuses da Canção – a primeira parceria musical entre Paulo Baiano e Alcides Sodré, que escreveu a letra a partir de um telefonema e de conversas com o parceiro: “Eu disse pra você que nunca estudei muito, não treinei escalas, arpejos, solfejos, modulações. O que eu faço, o que componho, o que eu toco, o que eu canto vem no ar, dos meus pulmões”.
8 – Pulsando – é a terceira parceria com Marcos Sacramento registrada nesse álbum. Pulsando foi lançada originalmente por Sacramento como single em 2023, numa pegada pop com toques beatlemaníacos. Aqui, o DUO parte para uma versão despojada, apenas piano, baixo e vozes, que encerra o álbum: “Tudo o que vimos, que rimos, que amamos, tudo que andamos, está aqui, aqui está… pulsando!”
.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira /  Canção / MPB / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
.

.

.

.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES