ARTES

Os 100 primeiros anos de fotografia na Europa disponíveis on-line

A Biblioteca Britânica e Museu do Louvre, plataforma da União Europeia acaba de lançar uma seção com 2,2 milhões de fotos
– por André Cabette Fábio (texto)/ Nexo

Mantida pela União Europeia, a plataforma Europeana é uma biblioteca on-line de arte alimentada por instituições como Berlinische Galerie, Biblioteca Nacional da França, Museu do Louvre e Biblioteca Britânica. Ela é atualizada constantemente e inclui, por exemplo, coleções focadas em arte barroca e iluminista, cartões postais do sudeste europeu e acervos de manuscritos. Lançado em 2017, a plataforma da coleção temática Europeana Photography*.

Essa coleção reúne imagens e documentos de 50 instituições europeias de 34 países que documentam os primeiros 100 anos da fotografia no continente europeu. Há mais de 2,2 milhões de fotografias, algumas delas de pioneiros, como a britânica Julia Margaret Cameron.

Julia Margaret Cameron – ‘The Rosebud Garden of Girls'(1868)
Nicola Perscheid. Grand Canal, Venice, 1929. Museum für Kunst und Gewerbe Hamburg
Eadweard Muybridge – Valley of the Yosemite. (The Sentinel) – c. 1867 – c. 1872

O material também será reunido e organizado em exposições virtuais numa série, intitulada “O prazer da abundância”, que, segundo a curadoria, “celebra a opulência e riqueza visual da fotografia vintage”. Uma das primeiras exposições da série se chama “Fotografia industrial na era das máquinas” e reúne imagens de máquinas, cidades, indústrias e oficinas do início do século 20.

Female workers winding wire at Fàbrica Gròber, c. 1910-1920, Josep Thomas Bigas, Ajuntament de Girona, Public Domain Mark
Machinery at Fàbrica Gròber, 1920-1925, Carles Batlle Ensesa, Ajuntament de Girona
‘An artist in his line’ (1890-1910) published by Underwood&Underwood (Public domain image)

Saiba mais: * Europeana Photography e Europeana Blog

Fonte (texto): Nexo Expresso
Imagens: Europeana Collections

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Malu Rodrigues e Banda do Tremendão tocam Erasmo Carlos no Manouche

Dia 11 de setembro (sexta) Malu Rodrigues e Banda do Tremendão tocam o repertório de…

20 horas ago

Eliane Salek celebra o legado de Elis Regina e Elizeth Cardoso no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca

Novo projeto criado pela cantora e compositora reverencia duas das maiores cantoras brasileiras apresentando os…

22 horas ago

Marina Iris lança single que antecede projeto em homenagem ao compositor Wilson Moreira

Chegou às plataformas o single “Nãna”, que precede o lançamento do quinto álbum de Marina…

2 dias ago

‘Romances Brasileiros’, álbum de Thierry de Lucas e Coco Leung

Com produção de Darryl Kubian, o projeto resgata a literatura do gênero romance na música…

3 dias ago

Carlos Malta e Alexandre Elias lançam o álbum ‘Vento no aço’, com edição Deluxe e bastidores de criação

Os músicos e compositores brasileiros Carlos Malta e Alexandre Elias lançam disco colaborativo "Vento no…

3 dias ago

Kuarup Music lança ‘Além do Tempo’, álbum da cantora Fernanda Collins com o pianista Cristovão Bastos e o violinista Daniel Guedes

Com arranjos refinados e o peso de grandes clássicos da MPB, o projeto celebra as…

3 dias ago