Lima Barreto, por Cássio Loredano (recorte)

Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) nasceu num 13 de maio, sete anos antes da Abolição da Escravatura no Brasil, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro. O pai, João Henriques, tipógrafo da Imprensa Nacional, e a mãe, Amália Augusta Barreto, eram filhos de escravizados.

Cedo Lima Barreto decidiu que toda sua vida seria dedicada à literatura. A preocupação social, o empenho na defesa dos excluídos da sociedade, a luta contra a desigualdade, contra o racismo, contra agressões a mulheres e contra os desmandos dos governantes, o desejo de dar voz a todos que ainda não podiam falar por si mesmos, na Primeira República do Brasil, se constituíam em missão a ser cumprida por meio da escrita.

Em sua breve vida, Lima Barreto escreveu cinco romances, contos que fazem parte do cânone da literatura brasileira, obras de sátira, a narrativa da experiência de vida em um hospício, o Diário do hospício, e anotações de diário. Desde sua primeira experiência com publicações, ainda como estudante, até o final da vida, nunca deixou de escrever crônicas.

A partir da publicação do romance Recordações do escrivão Isaías Caminha, com críticas ao dono de poderoso jornal Correio da Manhã, foi decretado silêncio completo sobre sua obra. Essa exclusão da grande imprensa, na verdade, terminou por colaborar para que sua vida como cronista fosse completamente independente do poder exercido pelos mandatários. Fez-se crítico de prefeitos e presidentes, intérprete e defensor da sua cidade, imune à frequente cooptação que ocorria com os intelectuais, jornalistas e escritores.

Lima Barreto colaborou, por toda a vida, com o que hoje chamaríamos de “imprensa alternativa” e mesmo quando a presença de suas crônicas se tornou constante em publicações da importância da Careta, ou quando contos e crônicas apareceram na elegante Revista Souza Cruz, continuou enviando textos para as pequenas revistas de oposição ao poder constituído. Em A Voz do Trabalhador, sob pseudônimo, defendeu a Revolução Russa, em A.B.C. escreveu sobre os males da guerra e do nacionalismo, fez a defesa dos anarquistas e atacou a ganância do empresariado paulista.

Foi um homem da cidade, atravessando-a todos os dias para poder falar de “todas as mágoas, todos os sonhos, todas as dores dos brasileiros”. Sua maior inovação como cronista, porém, foi trazer para o cotidiano do Rio de Janeiro a realidade dos subúrbios, a vida dos moradores negros, pardos, pobres, que viviam para além da Central do Brasil.”
– por Beatriz Resende** (Portal da Crônica Brasileira).

Afonso Henriques de Lima Barreto – escritor
OBRA LITERÁRIA DE LIMA BARRETO ONLINE
Em “Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – USP” / “Literatura Brasileira – UFSC” / “Biblioteca Nacional – BN/BR”
– primeiras edições –
:: Recordações do escrivão Isaías CaminhaLima Barreto (romance). [editado por Antonio Maria Teixeira]. Lisboa: Livraria Clássica Editora de A. M. Teixeira e Cia, 1909.  Disponível online no link. e link. (acessado em 27.2.2021).
:: Recordações do escrivão Isaías CaminhaLima Barreto (romance). 2ª ed., rev. e aumentada. Rio de Janeiro: A. de Azevedo & Costa, 1917. Disponível online no link – link e link. (acessado em 27.6.2021).
:: Triste fim de Policarpo Quaresmae ‘outros textos*’. Lima Barreto (romance). Rio de Janeiro: Typ. ‘Revista dos Tribunaes’, 1915. {*contém outros 7 textos, os contos: ‘Um especialista’ – ‘O filho da Gabriela’ – ‘A Nova Califórnia’ – ‘O homem que sabia javanês’ – ‘Um e outro’ – ‘Miss Edith e seu tio’ e ‘Como o “homem” chegou’}. Disponível online no link e link. (acessado em 28.6.2021).
:: Numa e a nympha: romance da vida contemporanea. Escripto especialmente para A NoiteLima Barreto (romance). Rio de Janeiro: Officinas d’”A Noite”, 1915. Disponível online no link e link. (acessado em 28.6.2021).
:: Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá. Lima Barreto (romance). São Paulo: Edição da Revista do Brasil, 1919. Disponível online no link e link. (acessado em 28.6.2021).
:: Bagatelas. Lima Barreto. (crônicas e artigos de jornal). Rio de Janeiro: Empresa de Romances Populares, 1923. Disponível online no link. (acessado em 30.6.2021).
:: Os Bruzundangas. Lima Barreto (sátiras). Rio de Janeiro: Jacintho Ribeiro dos Santos, 1922. Disponível online no link e link. (acessado em 30.6.2021).
:: Histórias e sonhos: contos. Lima Barreto (contos). Rio de Janeiro: Editora Gianlorenzo Schettino, 1920. Disponível online no link e link. (acessado em 30.6.2021).
Clara dos Anjos. Lima Barreto. Editora Mérito, 1948. Disponível no link. (acessado em 30.6.2021).
:: Floreal: Publicação bimensal de crítica e literatura. Rio de Janeiro, RJ: Tipografia Rebelo Braga, Rio de Janeiro, RJ; São Paulo, SP: Tipografia da Revista dos Tribunais, 1907. Disponível no Link. (acessado em 30.6.2021).
—–
LIMA Barreto. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin/USP. (acessado em 30.6.2021).
LIMA Barreto. Literatura Brasileira – UFSC. (acessado em 30.6.2021).
*
*
Em “Literatura Brasileira – UFSC” 
:: Recordações do escrivão Isaías CaminhaLima Barreto (romance).  Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
:: Triste fim de Policarpo QuaresmaLima Barreto (romance). Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
:: Numa e a Ninfa. Lima Barreto (romance). Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
:: Clara dos Anjos. Lima Barreto (romance). Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
:: Diário íntimo. Lima Barreto (memórias). Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
:: O cemitério dos vivos. Lima Barreto (memórias). Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
:: Bagatelas. Lima Barreto (crônicas e artigos). Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
:: As aventuras do Dr. Bogoloff. Lima Barreto (narrativas humorísticas).  Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
:: Histórias e sonhos. Lima Barreto (contos).  Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
:: Marginália. Lima Barreto (crônicas e artigos). Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
:: O subterrâneo do morro do Castelo. Lima Barreto. Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
:: Os Bruzundangas. Lima Barreto (sátiras). Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
:: A casa dos poetas: comédia em 1 ato. Lima Barreto (teatro). Rio de Janeiro, RJ: A Estação Teatral, 1911. Disponível no link. (acessado em 30.6.2021).
:: Os negros. Lima Barreto. (esboço de uma peça – teatro). Disponível no link. (acessado em 30.6.2021).
Em “Biblioteca Nacional – BN/BR”
:: O triste fim de Policarpo Quaresma. Lima Barreto. Disponível no link. (acessado em 23.6.2021).
:: Clara dos Anjos. Lima Barreto (romance). Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
::  O homem que sabia javanês e outros contos. Lima Barreto. Disponível no link. (acessado em 23.6.2021).
Em “Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes”
:: O triste fim de Policarpo Quaresma. Lima Barreto. Disponível no link. (acessado em 26.6.2021).
:: Clara dos Anjos. Lima Barreto. Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
Em “Coleção Biblioteca Carioca”
:: Diário do hospício/ o cemitério dos vivos. Lima Barreto. Disponível no link. (acessado em 2.7.2021).
:: Marginália. Lima Barreto. Disponível no link. (acessado em 2.7.2021).
Em “Domínio Público – GOV/BR”
:: Várias obras. Lima Barreto. Disponível no link. (acessado em 9.7.2021).
Em “SEED.GOV/PR”
:: Aventuras do Dr. Bogoloff. Lima Barreto. Disponível no link. (acessado em 4.7.2021).
Em “Portal Crônica Brasileira – IMS”
:: ‘Várias crônicas’. Lima Barreto. Disponível no link. (acessado em 7.7.2021).
Em “Revista Prosa, Verso e Arte” 
:: Maio (crônica). Lima Barreto. Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
:: País rico (crônica). Lima Barreto. Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
:: Esta minha letra… (conto). Lima Barreto. Disponível no link. (acessado em 29.6.2021).
Em “Templo Cultural Delfos”
:: Lima Barreto – biografia, obra publicada, adaptações, fortuna crítica e afins. AQUI!
Lima Barreto, escritor.
ARQUIVO LIMA BARRETO | DIVISÃO DE MANUSCRITOS DA BIBLIOTECA NACIONAL
Localização: Arquivo Lima Barreto – Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional – BN/BR.
Informação adicional: O Arquivo Lima Barreto é o décimo-segundo acervo da Fundação Biblioteca Nacional a receber o registro da Memória do Mundo – MoW, da Unesco.
O arquivo se compõe de aproximadamente 1126 documentos, entre cartas, originais literários – entre os quais pelo menos uma crônica inédita, “Portugueses na África” –, recortes de periódicos e documentos pessoais de Afonso Henriques de Lima Barreto (Rio de Janeiro, 13 de maio de 1881 – 1 de novembro de 1922). Entre os correspondentes encontram-se nomes como Monteiro Lobato, Olavo Bilac, Paschoal Carlos Magno e Herbert Moses. O conjunto é de grande interesse não apenas para os pesquisadores de Literatura Brasileira como também para os cientistas sociais e historiadores, principalmente os que trabalham com questões ligadas às relações inter-raciais, visto ser Lima Barreto negro e de origem modesta, o que acarretou implicações sociais e contribuiu para adiar seu reconhecimento como escritor.
– Manuscritos digitalizados –
Escritores brasileiros – Biografia. Acervo Digital / Biblioteca Nacional Brasil
– manuscritos: romance, contos e crônicas –
:: Caderno de Lima Barreto com apontamentos sobre a distribuição de “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”. [Manuscrito].Lima Barreto. In: Coleção ‘Lima Barreto’,  Doc. nº ? / ‘LO’ 1-6, 33, 885 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: “Bordejos” [Manuscrito]. Lima Barreto. In: Coleção ‘Lima Barreto’, Doc. nº 31 / ‘LO’ 1-6, 33, 62 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: “Uma nomeação justa”. datado agos/1911[Manuscrito]. Lima Barreto. ‘conto’. In: Coleção ‘Lima Barreto’, Doc. nº 32 / ‘LO’ 1-6, 34, 5 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: “Um e Outro” datado de 1913[Manuscrito]. Lima Barreto‘autografado’. In: Coleção ‘Lima Barreto’, Doc. nº 34 / ‘LO’ 1-6, 35, 2 nº 2 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: “D. Garça” [Manuscrito]. Lima Barreto.  In: Coleção ‘Lima Barreto’, Doc. nº 35 / ‘LO’ 1-6, 35, 4  | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
::“O Velho Códice” [Manuscrito]. Lima Barreto‘crítica/incompleto’. In: Coleção ‘Lima Barreto’, Doc. nº 37 / ‘LO’ 1-6, 33, 15 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: A ave estranha (uma anedota do reino dos Perus).[Manuscrito]. Lima Barreto.  In: Coleção ‘Lima Barreto’, Doc. nº 38 / ‘LO’ 1-6, 34, 28 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: “O propheta e o bloco” [Manuscrito].Lima Barreto. ‘conto’. In: Coleção ‘Lima Barreto’  Doc. nº 39 / ‘LO’ 1-6, 34, 16 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: “O Theatro Lyrico” [Manuscrito].Lima Barreto. ‘crônica teatral’. In: Coleção ‘Lima Barreto’  Doc. nº 40 / ‘LO’ 1-6, 35, 12 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: “Clara dos Anjos”. datado de dez/1919.[Manuscrito].Lima Barreto. In: Coleção ‘Lima Barreto’  Doc. / ‘LO’ 1-6, 34, 906 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: “Clara dos Anjos” [Manuscrito]. Lima Barreto. Romance, I.  In: Coleção ‘Lima Barreto’, Doc. / ‘LO’ 34A, 1, 7 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: “Clara dos Anjos” [Manuscrito]. Lima Barreto. Romance, III. Fragmentos curtos.  In: Coleção ‘Lima Barreto’, Doc. nº 42 / ‘LO’ 1-6, 34, 909 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: “Clara dos Anjos” [Manuscrito]. Lima Barreto. Romance IV. Planos e notas.  In: Coleção ‘Lima Barreto’, Doc. nº 43 / ‘LO’ 1-6, 34, 910 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: “Agaricus auditae” [Manuscrito]. Lima Barreto.  In: Coleção ‘Lima Barreto’, Doc. nº 45 / ‘LO’ 1-6, 34, 897 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data.  Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: “Aventuras do Dr. Bogoloff”. [Manuscrito]. Lima Barreto. In: Coleção ‘Lima Barreto’, Doc. nº 46 / ‘LO’ 1-6, 34, 901 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: “A Exposição…”[Manuscrito]. Lima Barreto. In: Coleção ‘Lima Barreto’, Doc. nº 47 / ‘LO’ 1-6, 34, 892 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021)
:: “A Escola Samoyeda” [Manuscrito]. Lima Barreto. In: Coleção ‘Lima Barreto’, Doc. nº 48 / ‘Id.’ 1-6, 34, 891 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
:: “A Conferência do Sr. Assis Brazil” [Manuscrito]. Lima Barreto. In: Coleção ‘Lima Barreto’,  Doc. nº 49 / ‘LO’ 1-6, 34, 890 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
– crônica ‘inédita’ –
:: Portugueses na África [Manuscrito]. Lima Barreto. In: Biblioteca Nacional, 18 de setembro de 2015. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
– Biblioteca pessoal de Lima Barreto e documentos –
:: “Inventário 1 set. 1917, Rio de Janeiro, de obras existentes na biblioteca de Lima Barreto”. [Manuscrito]. In: Coleção ‘Lima Barreto’,  Doc. nº ? / ‘LO’ 1-6, 33, 883 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021). {Nota do autor na primeira página: “Este livro é destinado a inventariar as obras existentes na minha pequena biblioteca. O catálogo farei depois, por intermédio dele. Rio de Janeiro, neste lugar de Todos os Santos, em primeiro de setembro de mil novecentos e dezessete”}.
:: “Dossiê de documentos pessoais: certificados escolares, formulário da Academia Brasileira de Letras, certidão de nomeação para o cargo de amanuense da Secretaria de Guerra, licenças para tratar da saúde, receitas médicas” [Manuscrito]. Lima Barreto. ‘Arquivo Pessoal’. In: Coleção ‘Lima Barreto’,  Doc. nº ? / ‘LO’ 1-6, 33, 877 | Acervo Digital – Biblioteca Nacional Brasil, s/data. Disponível no link. (acessado em 8.7.2021).
Nota: Dentro da “Coleção Lima Barreto”, encontram-se outros manuscritos digitalizados: série – correspondências, bilhetes, postais, iconografia e outros escritos.
PAGINA DEDICA A LIMA BARRETO NO FACEBOOK

:: Lima Barreto – escritor

*Leia também: Lima Barreto – biografia, obra publicada, adaptações, fortuna crítica e afins.

———-

Sobre a autora do texto de “introdução”

Beatriz Resende – foto: BN

** Beatriz Resende, nascida no Rio de Janeiro, Beatriz Resende é crítica, pesquisadora, doutora em Literatura Comparada e Professora Titular de Poética do Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ. É coordenadora-adjunta do Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC, na UFRJ. Edita, junto com Heloisa Buarque de Holanda, a Revista Z Cultural. É autora, dentre outras publicações, de Contemporâneos – Expressões da literatura brasileira no século XXI (Casa da Palavra/Biblioteca Nacional, 2008); Apontamentos de crítica cultural (Aeroplano, 2000) e Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos (Editora UFRJ/Editora UNICAMP, 1993). Organizou Cocaína, literatura e outros companheiros de viagem (Casa da Palavra, 2006); Rio Literário (Casa da Palavra, 2005); Lima Barreto: toda crônica. 2 vol’s. (Agir, 2004/ com Raquel Valença), A literatura latino-americana do século XX (Aeroplano, 2005); Lima Barreto: melhores crônicas (Global Editora, 2005) e Lima Barreto: cronista do Rio (Autêntica, 2017). Escreve regularmente para suplementos literários do Rio e São Paulo. Principais áreas de interesses e temas: Literatura contemporânea, Estudos da Cidade, Lima Barreto, Literatura e novos suportes.

* Capa: Lima Barreto, por Cássio Loredano (recorte)

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar