O vídeo dos irmãos Lumière, feito em 1895, supostamente assustou o público que o viu pela primeira vez quando o trem começou a se movimentar em tela.

O icônico filme L’Arrivée d’un train en gare de La Ciotat (A chegada do trem na estação, em português), foi remasterizado por um youtuber, que utilizou uma tecnologia de inteligência artificial para transformar o vídeo de 1895 em uma versão melhorada e moderna, em 4k.

Denis Shiryaev, youtuber e desenvolvedor de software, foi responsável pela produção. Ele conseguiu fazer com que a curta película de pouco menos de 60 segundos gravada no sul da França se tornasse quase irreconhecível por sua imensa qualidade, ainda que continue em preto e branco.

O clássico, que mostra um trem chegando à estação francesa de La Ciotat, é considerado um documento histórico por ser um dos primeiros filmes a ser exibido pelos irmãos Lumière em Paris. Auguste e Louis Lumière são creditados como os pais do cinema.

Uma lenda curiosa sobre a projeção do vídeo em público é a recepção que este teve das pessoas que estavam assistindo-o.

O dia em que os irmãos Lumière apresentaram o cinema ao mundo:

No dia 28 de dezembro de 1895, dentro da primeira sala de cinema – que ainda existe –, chamada Eden, foi exibido o primeiro filme de todos os tempos, Arrivée d’un train em gare à La Ciotat (Chegada de um trem à estação da Ciotat). Em pouco menos de 60 segundos, a primeira plateia acompanhou a chegada de um trem à estação e viu alguns passageiros desembarcarem. Eles tinham tanta noção do que estava ocorrendo que várias pessoas simplesmente fugiram desesperadas para o fundo da sala com medo de serem atropeladas. Mais: as pessoas que foram filmadas não perderam tempo acenando para a câmera e nem desviaram o rosto a fim de manterem a privacidade. Ninguém sabia o que era aquilo e a imortal cena é perfeitamente natural. Em menos de sessenta segundos estava vista e encaminhada a revolução que criaria a sétima arte.

Confira o vídeo restaurado:

Quer comparar com o original?

Assista abaixo: 

*Com informações de Aventuras na História.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS





Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar