O Outro Par | The Other Pair - Sarah Rozik

O Outro Par | The Other Pair (2014) é pura expressão poética, o curta-metragem do Egito, dirigido por Sarah Rozik e com roteiro de Mohammed Maher foi vencedor do Festival de Luxor, em 2014.

A história desenvolve-se em torno de um menino pobre com um velho chinelo quebrado que é quase inútil, mas ele mantém-no porque essa é a única forma pela qual ele andar sem ferir o seu pé. Cansado do chinelo quebrado, o menino senta-se  para tentar consertá-lo, sem sucesso, quando algo inesperado acontece.

Em seis minutos é destacada a situação dos pobres para quem o mundo é muito frágil e cruel. Mas um tesouro pode sempre cair-lhe nas mãos… Uma lição de vida em tempos tão desumanos e vorazes.

A obra de Sara Rozik foi inspirada por um verdadeiro incidente que envolveu Mahatma Gandhi.

Ghandi, nas suas memórias, lembra que certo dia, ao entrar num comboio na Índia, escorregou e perdeu um sapato . Para espanto dos seus companheiros, ele calmamente tirou o outro sapato e lançou-o para o cais de forma a cair perto do primeiro, enquanto o comboio se afastava da estação. Um passageiro perguntou-lhe porque fez isso. Gandhi sorriu e disse: “– Se um homem pobre encontrar apenas um sapato de nada lhe servirá. Agora ele terá um par, que eu tive a honra de doar.”

Este delicioso e pequeno filme evoca a memória de um grande homem e contém uma enorme lição.

Saibamos entendê-la.

Assista aqui “O Outro Par”(The Other Pair) na versão original de 6 minutos

* Disponível também no Vimeo. Aqui!

“A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos.”
– Mia Couto, no texto “Pobres dos nossos ricos”. do livro ‘Pensatempos’. Lisboa: Editorial Caminho, 2005.

Fonte: largodoscorreios

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

COMENTÁRIOS