sexta-feira, junho 14, 2024

O jornalista Antonio Augusto Brito lança ‘Histórias de Botafogo 2’

“Histórias de Botafogo 2” – mais de 200 anos de crimes, tramas políticas, personagens marcantes, templos e hospícios. Segundo livro do jornalista Antonio Augusto Brito será lançado no próximo dia 20, na Estação Cavídeo
.
O tradicional e descolado bairro de Botafogo coleciona tantas histórias que o jornalista Antonio Augusto Brito está lançando o livro “Histórias de Botafogo 2”, continuação do primeiro volume lançado em janeiro de 2020. Há histórias de crimes misteriosos, de nobres que viraram nomes de ruas, de ilustres moradores – de Carlota Joaquina a Rui Barbosa, Glauber Rocha e Barbosa Lima Sobrinho – ou de famosos que que estiveram internados no bairro – como Luz del Fuego, Heleno de Freitas e Paulo Coelho. O livro contou com campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria e parcerias com o CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo e a Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (AMAB). “Histórias de Botafogo 2” terá lançamento e sessão de autógrafos no dia 20 de maio, às 19h, na Estação Cavídeo, lojinha localizada no Estação NET Rio, em Botafogo, claro!
.
Em seus 215 anos, Botafogo coleciona curiosidades e histórias. É o bairro do cemitério que mais parece museu e de importantes templos religiosos – desde a primeira sinagoga do Rio de Janeiro a igrejas que guardam memórias, como o túmulo da possível primeira santa carioca e da imagem da Nossa Senhora negra que teve o Papa João Paulo II como devoto.

“Muito se fala que Botafogo é bairro de passagem. A verdade é que um bairro de passagens – curiosas, divertidas, misteriosas, picantes. Este segundo volume é uma viagem no tempo que revela não só o passado do bairro, mas também da cidade e do país”, destaca o autor.
.
Botafogo sempre foi um bairro ligado à cultura, que acolheu tanto a Editora José Olympio quanto a redação do Pasquim e homens ligados às letras e à educação, como Aurélio Buarque de Holanda e Abílio César Borges. Em Botafogo, nunca faltaram agitadores culturais, a exemplo de Cavi Borges, que está sempre organizando eventos nos cinemas do Grupo Estação. Porque a cultura está sempre viva no bairro, inclusive nas páginas deste livro.

revistaprosaversoearte.com - O jornalista Antonio Augusto Brito lança 'Histórias de Botafogo 2'
Antonio Augusto Brito . livro ‘Historias de Botafogo 2’

Sobre o autor
Antonio Augusto Brito é jornalista formado pela UFRJ, ilustrador e designer gráfico. É também editor do site Curta Botafogo e autor de “Histórias de Botafogo”, lançado em 2020.
.
Sobre o Curta Botafogo
Criado em 2017 pelos jornalistas Antonio Augusto Brito e Carla Paes Leme, o Curta Botafogo – www.curtabotafogo.com.br é um site de – boas – notícias sobre o bairro. “Histórias de Botafogo 2” é o terceiro projeto cultural do Curta Botafogo, continuação do primeiro “Histórias de Botafogo”, lançado em janeiro de 2020. O segundo projeto foi o podcast “Letra e música – Botafogo”, selecionado no edital Cultura nas Redes, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, durante a pandemia em 2020. Totalmente escrito, produzido e editado por Carla e Antonio Augusto, o podcast está disponível no site Curta Botafogo.

revistaprosaversoearte.com - O jornalista Antonio Augusto Brito lança 'Histórias de Botafogo 2'

SERVIÇO
Lançamento do livro “Histórias de Botafogo 2”, de Antonio Augusto Brito
Mais um projeto cultural Curta Botafogo (www.curtabotafogo.com.br)
Dia: 20 de maio de 2024
Horário: 19h
Local: Estação Cavídeo – Estação NET Rio
Endereço: rua Voluntários da Pátria 35, Botafogo

FICHA TÉCNICA
revistaprosaversoearte.com - O jornalista Antonio Augusto Brito lança 'Histórias de Botafogo 2'Título: “Histórias de Botafogo 2”
Autor: Antonio Augusto Brito
Preparação de textos, revisão e copidesque: Carla Paes Leme
Foto de capa: Guido Dowsley
Edição independente
Gráfica: Meta Impressão e Soluções Digitais Ltda
ISBN: 978-65-00-95604-7
Formato: 16cm x 23cm, brochura
Número de páginas: 132
Preço sugerido: R$ 60
* Compre o livro. clique aqui.
.
> Siga: @antonioaugustobrito | @curtabotafogo

Sobre os parceiros
CREB
Nosso novo parceiro neste segundo volume da “Histórias de Botafogo” é o CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo. Com quase 50 anos de história no bairro, a empresa, que começou em um pequeno consultório sob os cuidados do doutor Arnaldo Libman, hoje atende em toda a região sudeste e é referência nacional em reumatologia, ortopedia, fisiatria, fisioterapia e medicina do esporte.
.
AMAB
Criada em 1979, no início da redemocratização, a Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (AMAB), tem estado à frente de todas as principais lutas da comunidade junto ao poder público, reivindicando melhorias e combatendo os abusos, que nunca foram poucos. Com Regina Chiaradia na presidência desde 1998, a AMAB vem tendo papel de destaque na recuperação do bairro nos últimos 40 anos.
.

.

.

.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES