sexta-feira, julho 19, 2024

o cantor e compositor Rogério Essin lança o seu primeiro álbum “O olho de Deus não joga dados”

“O olho de Deus não joga dados”, álbum de Rogério Essin, é um trabalho pautado nas lições da alma brasileira: é musicalmente variado em estilos e sons, contém um crucial otimismo filosófico e se aproxima da antropofagia cultural em suas referências.

Inspirado na conversa entre Einstein e Max Born sobre a física quântica, em que ele afirma que Deus não joga dados com o universo, o cantor e compositor Rogério Essin criou o repertório de “O olho de Deus não joga dados”, seu primeiro álbum, em que apresenta 10 canções autorais e uma regravação, a canção “Você tá mais bonita”, de Antônio Ceará, seu pai, e Elias Soares.
.
O álbum traça um painel musical a partir de múltiplos olhares sobre o Brasil: um país que se vê mas nem sempre se enxerga, um país invisível a ser redescoberto, um país que olha para o mar e esquece de olhar para sua terra, um país que só é visto na reduzida faixa de terra entre o mar e a montanha, um país que ama profundamente os seus filhos naturais, adotivos, gratos e ingratos, enfim, um Brasil complexo, generoso e habitado por gente, como o próprio Rogério, com grande fé e esperança no futuro.
.
Produzido por Fernando Caneca, o álbum conta com as participações de Arthur Maia (baixo), Cesinha (bateria), Beto Sousa (acordeom), Lui Coimbra (Violoncelo), Cláudio Infante (bateria), Donatinho (teclado) e do próprio Fernando Caneca (guitarra e violões). O olho de Deus não joga dados traduz o resultado sonoro construído através da colaboração desses vários olhares musicais e suas perspectivas de mundo, mostrando que o todo é muito mais que a soma das partes, e que o que se faz coletivamente transcende o individual, ao mesmo tempo que o constitui e forma.

Segundo o artista: “O olho de Deus não joga dados” é um trabalho pautado nas lições da alma brasileira: é musicalmente variado em estilos e sons, contém um crucial otimismo filosófico e se aproxima da antropofagia cultural em suas referências. (Rogério Essin)
.
Compositor de mais de 200 músicas em cerca de dez anos, Rogério Essin foi descoberto em 2003 pelo renomado músico e produtor musical Paulo Calasans, que observou no jovem artista um talento raro, originalidade e criatividade. Desde então o artista foi ganhando a autoconfiança que precisava para cultivar seu talento, até que se sentisse pronto para a gravação do primeiro álbum “O olho de Deus não joga dados”, agora lançado orgulhosamente pela Zênitha Música.
.
Nascido no Rio de Janeiro numa família de artistas, o cantor e compositor Rogério Essin foi progressiva e irreversivelmente se entregando ao mundo da música, através do violão, da voz e das suas composições. Filho do lendário Antônio Ceará (cantor e compositor, artista pioneiro das casas de forró da cidade nos idos dos anos 60), desde cedo aprendeu a apreciar os encontros de músicos e compositores da chamada música regional nordestina, que caiu no gosto do grande público, sendo amplamente apreciada hoje nos meios digitais e grande mídia.

A formação acadêmica na área das ciências humanas deu a Rogério Essin habilidades de observação, análise e síntese, treinadas em pesquisa científica, que ele muito bem soube somar em suas pesquisas musicais e na construção de sua estética musical e poética.
.
O que vemos em Rogério Essin é uma mescla muito bem alinhavada de ritmos e estilos como o samba, o xote, o reggae, o forró, o pop, pautados por inspirações por vezes românticas e por outras, bem-humoradas, temperados por uma crítica social apurada.
.
Os temas passeiam por questões existenciais entre o ser, o fazer e o sentir do homem brasileiro nordestino comum, usando imagens urbanas de forte conteúdo social, trilhando caminhos que falam da solidão nas grandes cidades, à dois e à sós, além de apontarem para a esperança, a fraternidade e a beleza captadas na extraordinária aventura humana, seja no Rio de Janeiro, seja no Ceará, ou mesmo em Paris ou Bagdá.

revistaprosaversoearte.com - o cantor e compositor Rogério Essin lança o seu primeiro álbum "O olho de Deus não joga dados"
Capa do álbum “O olho de Deus não joga dados” • Rogério Essin • Zênitha Música • 2023 / Arte: Luíza Gueiros

DISCO ‘O OLHO DE DEUS NÃO JOGA DADOS’ • Rogério Essin • Zênitha Música • 2023
Canções/ Compositores:
1. De Recife a Gramacho (Rogério Essin)
2. Agora eu vou (Rogério Essin)
3. Só mais um (Rogério Essin)
4. Orange City (Rogério Essin)
5. A elegância (Rogério Essin)
6. Novamente divino (Rogério Essin)
7. O Olho de Deus não joga dados (Rogério Essin)
8. Homens não sabem chorar (Rogério Essin)
9. Alguém está devendo (Rogério Essin)
10. A onda (Rogério Essin)
11. Você tá mais bonita (Antônio Ceará e Elias Soares)
– ficha técnica –
Rogério Essin (voz – fx. 1-11) | Fernando Caneca (guitarras – fx. 1, 2, 3, 5, 7, 8, 10, 11; violões – fx. 2, 7, 10; violão tenor – fx. 3; guitarra base e guitarra solo – fx. 4; violão – fx. 6; guitarra – fx. 6, 9; efeitos eletrônicos – fx. 1) | Arthur Maia (baixo – fx. 1, 2, 3, 5, 6, 8, 9, 10, 11; baixolão – fx. 4; baixo fretless – fx. 7) | Cláudio Infante (bateria – fx. 1, 5, 8, 10) | Cesinha (bateria – fx. 2, 3, 4, 6, 7, 9, 11) | Donatinho (piano – fx. 3, 4, 8; teclados – fx. 2, 3, 4, 6, 8, 9; efeitos eletrônicos – fx. 6) | Beto Sousa (acordeon – fx. 1, 11) | Lui Coimbra (cello – fx. 7, 10) || Produção musical e arranjos: Fernando Caneca | Produção executiva: Sosa | Técnicos de gravação: Marcelo e Bob | Mixagem: Rodrigo Vidal (Home Studio) | Masterização: Osvaldo Vidal (Home Studio) | Capa/arte: Luíza Gueiros | Fotos: Márcia Bahia Re | Assessoria de imprensa: Clóvis Corrêa || ** Gravado no Estúdio QG (De Arthur Maia, em Piratininga) de Abril de 2008 à Agosto de 2008.
Selo: Zênitha Música
Ano: 2023
Formato: CD / Digital
*Um lançamento de Zênitha Música, disponível para venda de download no site, em 30 de maio de 2023.

revistaprosaversoearte.com - o cantor e compositor Rogério Essin lança o seu primeiro álbum "O olho de Deus não joga dados"
Rogério Essin — foto ©Márcia Bahia Re

DISCOGRAFIA DE ROGÉRIO ESSIN
Rogério Essin já criou mais de 250 composições, sendo que, há cerca de 6 anos, suas músicas se tornaram mais conhecidas através de gravações de bandas novas e antigas como a Pimenta do Reino (de Daniel Guerra), o Trio Nordestino e o Trio Pé de Serra
.
Trio Nordestino: CD “Balanço bom”
Gravadora: Abril Music/Deck Disc
Faixa: “Gota de Luar“ (n.º 8)
Ano: 2001
.
Trio Pé de Serra: CD “Trio Pé de Serra”
Gravadora: Nikita Music
Faixa: “Gota de Luar” (n.º 5)
Ano: 2001
.
Pimenta do Reino: CD “A hora é essa”
Gravação Independente
Faixas: “Pimenta do Reino” (n.º 9) e “Cabra macho” (n.º 12) Ano: 2002
.
Trio Pé de Serra: CD “Trio Pé de Serra”
Gravadora: Nikita Music
Faixa: “Rastafari no forró” (n.º 6)
Ano: 2003
.
Rogerio Essin
Single / clipe: Contigo o mundo não tem Ilusões
Gravado na Biscoito fino
Ano: 2019.
.
>> Imagem (capa da matéria) – Composição: Rogério Essin — foto ©Márcia Bahia Re / Capa do álbum / arte: ©Luíza Gueiros
.
Série: Discografia da Música Brasileira / MPB / Canção.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES