segunda-feira, outubro 14, 2024

‘O Baterista’ monólogo do ator Antonio Fragoso no Manouche

O Manouche recebe a peça, “O Baterista”, monólogo do ator Antonio Fragoso, no dia 14 de setembro, sábado, em que o ator vive um baterista excêntrico em aula repleta de alunos exigentes, em que conta a história da bateria, desde a percussão dos homens das cavernas ao rock, passando por jazz, bebop, folk e blues.
.
“O Baterista” é uma comédia dramática musical escrita pelo dramaturgo e roteirista Celso Taddei (roteirista-final do programa “Zorra”, da Rede Globo e autor do musical “Apesar de Você”), com Antônio Fragoso no elenco (ator de peças como “Se meu apartamento falasse” e “Obsessão) e dirigida por Diego Molina (diretor de “Bette Davis e a Máquina de Coca-Cola” e “Ela é meu Marido”) e Alexandre Regis (diretor de “Buraco da Lacraia Dance Show” e “Nós da Fita”).

A história se passa durante uma aula de bateria ministrada por um músico excêntrico, que vive um relacionamento afetivo em crise. Ele é obrigado a encarar uma aula repleta de alunos exigentes pouco tempo depois de se separar da mulher. Com a cabeça na lua, ele se esquece da aula e se surpreende com a quantidade de pessoas que aparece na sua garagem – sua sala de aula improvisada. Mas o dia não vai ser fácil: sua bateria está completamente desmontada; e o lugar, todo bagunçado.
.
Durante a aula, o baterista organiza as coisas, ao mesmo tempo em que se vê às voltas com a ex-mulher, com quem troca diversas mensagens nas redes sociais. Como ainda é apaixonado por ela, o baterista transborda todas as suas emoções diante dos alunos, usando seu instrumento musical para expurgar suas desventuras e decepções, em cenas ora divertidas, ora comoventes.

O público acompanha a história da bateria – esse instrumento fascinante! – contada pelo músico, desde a percussão dos homens das cavernas até o rock’n’roll, passando por vários estilos como jazz, bebop, folk, blues, entre outros ritmos. Para ilustrar melhor sua aula, o baterista executa seu instrumento para tocar músicas de bandas e artistas famosos.
.
Ágil e divertido, o texto inédito de Celso Taddei também fala da relação do baterista com os outros músicos de uma banda, que muitas vezes deixam de valorizá-lo por considerá-lo um tipo inferior de músico, já que trabalha com percussão, e não com harmonia propriamente dita. Assim, o espetáculo faz um paralelo entre o preconceito que muitas vezes a música não erudita/não europeia tem com músicas consideradas “periféricas”, vindas da África e do Oriente. A bateria representa, na verdade, uma junção de diversas influências, de diversos lugares do planeta, a ponto de hoje ser um elemento fundamental na nossa cultura.

A peça toma como inspiração dois monólogos clássicos – “O Contrabaixo”, de Patrick Süskind, e “Os Malefícios do Cigarro”, de Anton Tcheckhov – para criar um texto original e voltado para o público brasileiro, de todas as idades.
.
“O Baterista” é o resultado da união de quatro artistas – Celso Taddei, Antônio Fragoso, Diego Molina e Alexandre Regis – que há anos vêm desenvolvendo trabalhos juntos no meio audiovisual e que agora constroem um espetáculo inteiramente artesanal; com grande pesquisa estética, musical e artística; e comprometido com o público.
.
Ao final, tudo vira festa, com o DJ Welder Rodrigues.

revistaprosaversoearte.com - 'O Baterista' monólogo do ator Antonio Fragoso no Manouche
Espetáculo ‘O Baterista’, com Antonio Fragoso – foto: Caique Cunha

FICHA TÉCNICA
Texto: Celso Taddei | Atuação: Antônio Fragoso | Direção: Diego Molina | Diretor assistente: Alexandre Regis | Cenografia: Diego Molina e Patrícia Muniz | Direção musical: Marcio Lomiranda e Pedro Coelho | Iluminação: Anderson Ratto | Figurino: Patrícia Muniz | Programação visual: Daniel de Jesus | Fotografia: Caique Cunha | Filmagem: Bernardo Palmeiro | Direção de produção: Botão Cultural | Produção: Antônio Fragoso e Celso Taddei | Realização: Levante42

SERVIÇO
Peça: Peça-festa “O Baterista, monólogo de Antonio Fragoso
Local: Manouche (Rua Jardim Botânico, 983, – subsolo da Casa Camolese/Jd. Botânico – Rio de Janeiro)
Datas e horário: 14 de setembro, sábado, às 21h
Ingressos: R$ 60 (ingresso solidário – levando um quilo de alimento não perecível ou livro) – estudante, meia entrada e idoso que será doado ao Retiro dos Artistas) l R$ 120,00 (inteira)
Capacidade: 100 pessoas (público sentado)
Vendas: clique aqui.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES