AGENDA CULTURAL

No coração do Pantanal, um ato de resistência literária: FLIB 2025 desafia o apagamento cultural

Bonito (MS) se prepara para abrir as páginas da 9ª edição da FLIB – Feira Literária de Bonito, que acontece de 17 a 21 de setembro de 2025, com o tema “Literatura: a autoria, a arte e a vida”. Reconhecida como o maior encontro literário de Mato Grosso do Sul, a FLIB chega à sua penúltima edição antes de um marco histórico: a celebração de dez edições em 2026, consolidando-se como um evento de resistência e valorização da cultura no coração do Pantanal sul-mato-grossense.
.
Neste ano, a FLIB presta homenagem a duas grandes autoras que personificam a força da palavra: a sul-mato-grossense Flora Egídio Thomé e a mineira Carolina Maria de Jesus. Ambas representam vozes fundamentais para a literatura brasileira — uma pela atuação incansável na educação e preservação da memória regional; a outra, pela potência transformadora de sua escrita sobre a vida nas favelas brasileiras, que ecoou mundo afora.

A programação da FLIB 2025 reúne mais de 60 atividades gratuitas, com 19 expositores, 25 autores regionais, 10 autores nacionais e 10 atrações musicais. O público estimado ultrapassa 10 mil pessoas, com destaque para a participação ativa de mais de 3 mil estudantes da rede pública. Entre os escritores confirmados estão nomes como Aline Bei, Henrique Rodrigues, Keka Reis, Julio Maria e os regionais Luciano Serafim, Carlos Magno Amarilha, Wanderson Fonseca, entre outros.
.
Para a curadora do evento, Maria Adélia Menegazzo, a FLIB é mais que uma feira literária, é um movimento cultural essencial. “A FLIB é um espaço onde a literatura pulsa em muitas vozes, formatos e vivências. Nesta edição, queremos destacar a potência da autoria, especialmente aquela que nasce das margens, dos territórios diversos e das experiências plurais. Mais do que uma feira, é um movimento de encontro entre a arte, a vida e a imaginação coletiva” afirma.
.
Criada em 2015, a FLIB tem promovido ao longo de quase uma década o encontro entre literatura, educação e comunidade, com ações voltadas especialmente ao público infantojuvenil e escolar. Palestras, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, espetáculos e ações formativas fazem parte de uma programação que contribui diretamente para o fortalecimento da cadeia do livro no estado.

A FLIB 2025 reafirma seu lugar na cena literária brasileira como um espaço de pluralidade, resistência e pertencimento cultural. E já prepara o terreno para 2026, quando o evento completará dez edições, um feito significativo num país em que eventos literários enfrentam desafios de continuidade. A edição comemorativa será uma celebração do poder da palavra como ferramenta de transformação, inclusão e identidade.
.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Bonito, do deputado federal Vander Loubet, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio de diversas instituições culturais e empresas parceiras. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Bonito, do deputado federal Vander Loubet, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio de diversas instituições culturais e empresas parceiras. O projeto foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Serviço
FLIB – Feira Literária de Bonito 2025
Data: de 17 a 21 de setembro 2025
Local: Praça da Liberdade, Bonito (MS)
Entrada gratuita
Mais informações: @flibonito
—————–
Assessoria de imprensa: Débora Venturini 

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Francis Hime lança de ‘Não navego para chegar’, no Sesc Pinheiros

Para mostrar ao público paulista as novas canções, compositor faz três apresentações e, a cada…

30 minutos ago

Encenada em Cemitério, peça sobre o luto estreia em São Paulo

Encenado na capela de um cemitério em São Paulo, Queda de Baleia ou Canto para…

2 horas ago

27ª Academia Jovem Concertante se apresenta na Sala Cecília Meireles

Premiado projeto gratuito de qualificação de jovens artistas da música sinfônica vence barreiras e celebra…

3 horas ago

Teatro Oficina | Ricardo Bittencourt – Boca a Boca: Um Solo para Gregório – Uma Celebração de Vozes, Vidas

Boca: Um Solo para Gregório - Uma Celebração de Vozes, Vidas no Teatro Oficina, com…

3 horas ago

Projeto ‘MPB Ano Zero’ lança 8º single ‘Pecado capital’ | Marcelo Menezes

Desta vez, o cantor e compositor carioca Marcelo Menezes revisita “Pecado Capital”, clássico da música…

4 horas ago

Em cartaz: Espetáculo ‘Olga’ da Companhia Ensaio Aberto no Teatro Vianinha, no Rio de Janeiro

“Um encontro secreto está marcado entre as gerações passadas e a nossa". A frase de…

6 horas ago