Simone de Beauvoir
“Penso que amar, de fato, não é querer possuir, mas que amar seja querer criar elos com o outro ser que não são de possessão, no mesmo sentido de possuir uma roupa ou o que comemos.” – Simone Beauvoir
A escritora e feminista francesa Simone de Beauvoir (1908-1986), consagrada por um livro fundamental para o movimento feminista, “O segundo sexo”, um marco teórico do feminismo no século XX, publicado em 1949.
Formada em filosofia pela Universidade de Sorbonne, onde conheceu outros jovens intelectuais, como Maurice Merleau-Ponty, René Maheu e Jean-Paul Sartre – com quem manteve um relacionamento por toda a vida -, De Beauvoir escreveu romances, ensaios, biografias, (e até uma autobiografia!) sobre filosofia, política e questões sociais.
Uma mulher atual, pensadora essencial de nosso tempo em suas mais diversas facetas: o existencialismo, a relação com Jean-Paul Sartre, o ativismo político, o feminismo, os romances e a análise sociológica. Beauvoir, continua sendo discutida dentro e fora do mundo acadêmico, atraindo a atenção de novas gerações de ativistas no Ocidente.
Assista aqui esta rara entrevista filmada em Paris pela Radio-Canada, que censurou sua difusão por pressão do arcebispo de Montreal, Simone de Beauvoir fala sobre existencialismo, religião, casamento, amor livre, entre outros temas.
Saiba mais sobre Simone de Beauvoir:
Simone de Beauvoir – aforismos e excertos
Em nova fase, compositor disponibiliza singles inéditos que antecipam "Abstracta", álbum que celebra 32 anos…
Apresentada pela Fundação Osesp e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia…
O violonista Felipe Mancini lança 'Padi Nosso', primeiro single do seu novo disco, "Vissungos -…
A ousadia de uma viola sem fronteiras. O violeiro, produtor e desbravador sonoro, Ricardo Vignini…
Depois de cruzar o Atlântico com apresentações na Casa da Música, no Porto, e no…
Uma trilha poética para a alma de um artista que cultua o som, o silêncio…