“A lua triste descamba” (Pallas Editora), o romance de Nei Lopes que destrincha as memórias do subúrbio carioca e o surgimento das primeiras escolas de samba, ganha nova edição neste 2023, oito anos depois do seu lançamento original. A tarde de autógrafos será na próxima segunda, 6 de novembro, a partir das 16h, durante a Semana de Cultura da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), em Botafogo, Rio de Janeiro.
.
Além de uma caprichada roda de samba, como era de se esperar num evento de Nei Lopes, haverá uma mesa redonda reunindo os escritores Rachel Valença e Luiz Antônio Simas e o presidente da Casa, Alexandre Sanini, com mediação do jornalista Walter Honorato. Na ocasião, o autor, cantor e compositor receberá a Medalha Rui Barbosa, concedida anualmente, desde 1949, àqueles que se destacaram na contribuição e no fortalecimento da cultura brasileira.

O livro da Pallas rebobina um tempo alinhavado por outras gírias e expressões, com as paisagens interioranas e chácaras onde cresceram prédios e hábitos prosaicos de sua gente – namoro no portão, cadeira de praia na calçada e festas de rua, pagãs e religiosas. A música risca a narrativa, com rodas de choro, ranchos que se transformaram em escolas de samba e a mítica Praça Onze.
.
“A nova edição deste que é um dos meus romances preferidos superou todas as minhas expectativas. Graficamente elegante, ele é também misterioso, como eu sempre desejei. E é tão instigante, quanto sempre foi para mim, o pedaço carioca onde a trama principal se desenvolve, entre o Estácio e Oswaldo Cruz”, pontua Nei Lopes, 81 anos vividos entre livros e sambas.

O protagonista de “A lua triste descamba” é Juvenal, o Nanal, legítimo representante da malandragem carioca dos anos de 1940. Ele narra as suas aventuras que percorrem a geografia do samba: do Estácio para Madureira, do Largo da Carioca para o Largo de Campinho, da Central a Osvaldo Cruz e para Fontinha, bairro depois rebatizado para Bento Ribeiro.
.
O relato de Juvenal vai mesclando fatos históricos e personagens reais, como Grande Otelo, Bide e Ismael Silva, a outros assumidamente inventados. E, nessa mistura, vale tudo: amor, jogo, política, o comércio da música e até mesmo a questão dos direitos autorais se entrecruzam, inclusive, numa sequência de crimes misteriosos.
.
revistaprosaversoearte.com - Nei Lopes relança livro, ganha medalha e conversa com público na Casa de Rui BarbosaFICHA TÉCNICA
Título: A lua triste descamba
Autor: Nei Lopes
Editora: Pallas
Edição: 2º / 2023
Páginas: 168
ISBN: 9786556021010
Idioma: Português
Formato: 14,0×21,0cm
Valor: R$ 53
* Compre o livro. clique aqui.
.
NEI LOPES NA CASA DE RUI BARBOSA
QUANDO: Segunda, dia 6 de novembro, a partir das 16h
ONDE: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro
QUANTO: Entrada franca
E MAIS: Alexandre Sanini, Luiz Antônio Simas e Rachel Valença, com mediação de Walter Honorato







Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar