Music violin
Ouvir Mozart pode ser tão eficaz na redução da pressão arterial como praticar exercícios físicos ou reduzir o consumo de sal. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores Universidade de Ruhr, na Alemanha, que analisou o efeitos de diferentes tipos de música em 60 voluntários.
Segundo o estudo, depois de escutarem as composições de Mozart (Sinfonia n.º 40 em Sol Menor), a pressão sistólica (pressão arterial máxima, momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta) desceu 4,7 mm/Hg. Também ouvir as danças de Johann Strauss produziu efeitos positivos na pressão sistólica, porém menos acentuados (a descida foi de 3,7 mm/Hg).
Os pesquisadores testaram vários gêneros musicais, escutar Abba, por exemplo, fez muito pouca ou nenhuma diferença na pressão arterial dos voluntários – os investigadores justificam os resultados pouco impactantes com a possível interferência de fatores emocionais e a utilização de letras, que podem ter um impacto negativo.
As melodias de Mozart e Strauss também tiveram efeitos positivos na pressão diastólica (pressão arterial mínima, correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação). Na pressão diastólica a redução foi de 2,1 mm/Hg e 2,9 mm/Hg, respectivamente.
Estes resultados são muito significativos, pois são semelhantes aos obtidos pelos conseguidos na prática de exercícios como ciclismo, corrida ou marcha. Reduzir o consumo de sal em seis gramas diárias, por exemplo, ajuda a diminuir a pressão arterial entre 7 a 4 mm/Hg.
“Há séculos se conhece o efeito da música no comportamento dos seres humanos. Na antiguidade a música era usada para melhorar a performance dos atletas nos Jogos Olímpicos”, explicou o pesquisador Hans-Joachim Trappe, que coordenou o estudo alemão.
Os resultados foram publicados na revista Deutsches Ärzteblatt International.
Você acha isso possível? Quer testar? Descubra você mesmo, clicando no vídeo abaixo e curtindo um pouco de Mozart e Straus.
Wolfgang Amadeus Mozart – Symphony nº 40 in G minor KV 550
Regência: Leonard Bernestein – Orquestra: Boston Symphony Orchestra
Johann Strauss – Wiener Blut, Waltz
Regência: Zubin Mehta – Orquestra: Vienna Philharmonic Orchestra
Fonte: Lar, Doce Lar
O cantor e compositor Thiago Miranda lança o álbum NorDestino, inspirado pela conexão com o…
Infância, ancestralidade e cultura Bantu se encontram em Dingo-Dingo, no Sesc Interlagos. Montagem une teatro,…
A cantora e compositora Alaíde Costa lança “Uma Estrela Para Dalva”, álbum com tributo à Dalva…
Assistida por mais de 70 mil pessoas, Bárbara, estrelado por Marisa Orth, retorna ao Teatro…
Em "Porcos Não Olham Pro Céu", quinteto Undo sugere resistência em tempos sombrios. Terceiro single…
Dani Mattos e o grupo vocal Poucas & Boas relembram canções folclóricas brasileiras em espetáculo…