sexta-feira, julho 25, 2025

Morre a cantora Preta Gil aos 50 anos

Morreu neste domingo (20) a cantora, compositora e empresária Preta Gil. A artista de 50 anos estava em tratamento contra um câncer no intestino.
.
Preta Gil nasceu no Rio de Janeiro em 1974. Foi atriz, apresentadora, empresária e cantora. Se declarava mulher negra, gorda e bissexual, defendendo as bandeiras dessas causas desde o início dos anos dois mil. A filha de Gilberto Gil sempre foi apaixonada pelo carnaval e fundou um dos maiores blocos do Brasil, o Bloco da Preta, que arrastou multidões pelas ruas do Rio de Janeiro.

Preta Maria Gadelha Gil Moreira de Godoy nasceu no Rio de Janeiro, em 08 de agosto de 1974, dois anos depois do retorno do pai do exílio forçado pela Ditadura Militar. A artista morou até os 5 anos de idade em Salvador, onde começou a nutrir a paixão por um de seus maiores amores: o carnaval.
.
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta Gil viveu rodeada de grandes músicos. Caetano Veloso, Chico Buarque e Gal Costa foram apenas alguns dos amigos mais próximos da família.

revistaprosaversoearte.com - Morre a cantora Preta Gil aos 50 anos
Preta Gil – foto: @alexsantanaphotographer

Mesmo cercada de tantos talentos da música, ela foi empresária, atriz e apresentadora antes de se tornar cantora. A carreira musical de Preta Gil teve início aos 28 anos, em 2002, quando foi backing vocal do pai. Alguns anos depois, deu início ao trabalho solo. Em 2005, Gilberto Gil falou sobre esse novo caminho à TV Globo.
.
“Preta é um pouco como a maioria dos talentos jovens de hoje em dia, principalmente as meninas, que são múltiplos, são multifacetados. Ela é um pouco cantora, um pouco atriz, apresentadora, âncora de ideias, de processos, líder de turma”, contou.
.
Uma das maiores incentivadoras dessa nova fase foi Ana Carolina, amiga dos palcos e da vida. Ao jornal O GLOBO, Ana contou em 2009 como foi esse processo e que escreveu e deu de presente a Preta Gil a música que se tornou o maior sucesso da carreira dela.

“Uma vez eu tava fazendo um sarau em casa e eu gostei muito da voz dela. Falei assim: você não canta? Ela disse que não, que cantava com amigos, em casa. Eu falei: você deveria cantar. Um dia resolvi fazer uma canção pra ela com Antonio Villeroy chamada ‘Sinais de Fogo’. Ela estava meio que pensando em cantar, já tinha arrumado um grupo de compositores, eu mandei essa música pra ela e virou a música de trabalho da Preta”, disse a cantora.
.
Além da arte, Preta Gil ficou conhecida por ser uma mulher de negócios. Como empresária, fundou a agência Mind. Além de fazer trabalhos publicitários para grandes marcas, se tornou uma referência na administração da carreira de artistas brasileiros.
.
Preta Gil esteve à frente de vários de programas de TV, como o “Vai e Vem”, do GNT, em 2010, e o “TVZ”, do Multishow, em 2024, quando já tratava o câncer. Justamente por isso precisou se afastar da atração, sendo substituída pelo amigo Gominho. Preta também foi participante fixa, do “Esquenta”, atração comandada pela amiga Regina Casé, na TV Globo, em 2011.

Mulher negra, gorda e bissexual, Preta Gil sempre levantou suas bandeiras e defendeu seus ideais. Falou sobre diversidade e gordofobia ainda no início dos anos dois mil, quando esses temas eram grandes tabus. Seu primeiro disco, lançado em 2003, gerou polêmica. Preta decidiu posar nua para a capa do álbum “Prêt-à Porter”. Em entrevista ao programa do humorista Eduardo Sterblitch ela falou sobre o tema.
.
“Na minha vida, sempre que eu senti qualquer tipo de opressão, são camadas de camadas de pressão que nós passamos. As mulheres, as mulheres pretas, as mulheres pretas e gordas, as mulheres pretas gordas e bissexuais. Você vai botando camadas de opressão em cima de camada de pressão. Chega uma hora que, para você fura isso, você tem que ter uma força. Eu sempre fui de no braço, desde criança. Hoje, todo meu discurso que eu tinha 18 anos atrás, é chamado de empoderamento feminino”, desabafou.
.
Em 2010, Preta Gil desfilou pela primeira vez no carnaval do Rio com o Bloco da Preta, que se tornou um dos maiores do Brasil, arrastando multidões por onde passava, o que exigia até uma estrutura especial.
.
Mas, desde 2023, Preta não se apresentava na rua com o bloco por questões de saúde. Ela recebeu o diagnóstico de um câncer no intestino em janeiro, em meio à turnê que celebrava os 80 anos de Gilberto Gil. Ela conseguiu se recuperar, mas meses depois o câncer voltou a apresentar metástase. Durante o tratamento, enfrentou ainda o término do casamento.
.
Preta Gil deixou o filho, o músico Francisco Gil, e a neta Sol de Maria.

 


ACOMPANHE NOSSAS REDES

ARTIGOS RECENTES