sábado, janeiro 24, 2026

Martin lança álbum solo ‘Nossa Memória’

O cantor, compositor e baterista Martin apresenta seu primeiro álbum solo, “Nossa Memória”. O trabalho reflete o desejo do artista de se conectar emocionalmente com o público por meio de uma coleção de canções íntimas. Sonoramente, é resultado da união de referências do final dos anos 70 e começo dos 80 com uma linguagem atual, ouça aqui.
.
“O objetivo era soar autêntico e novo, levantar as músicas com calma e dar a elas o tratamento que mereciam. O fio condutor são as questões íntimas que as músicas trazem, as relações, os medos, as vontades, as esperanças e a nostalgia, um pouco do que se passa na cabeça no cotidiano”, conta Martin. Produzido por Victor Kroner, as faixas compartilham uma estética comum, mesmo com diferentes ritmos e texturas.

A sonoridade do álbum se ancora em referências do fim dos anos 1970 e início dos 1980, reinterpretadas com uma linguagem atual. O artista cita como inspiração João Gilberto, Tom Jobim e Gilberto Gil, que o influenciam diretamente em sua formação musical. Além de contemporâneos, como Ana Frango Elétrico, Bruno Berle e Tim Bernardes. Entre o pop e a MPB, o projeto busca o equilíbrio entre a sofisticação dos arranjos e a simplicidade da canção.
.
Nossa Memória” começa com a faixa instrumental “Introdução” construída a partir de um arranjo de violoncelos de Francisca Barreto, abrindo o disco com delicadeza a ambientando o ouvinte. Em seguida, a música que dá nome ao álbum traz a essência do trabalho, uma reflexão sobre lembranças, afetos e a busca por conexão verdadeira. “Pela Manhã” traz leveza e celebra o amor com sonoridade inspirada no soul e disco dos anos 70 e 80, enquanto “Te Quero Assim” mistura influências da MPB e do pop para falar da intensidade de uma paixão.
 
Na sequência, “Dois Irmãos”, gravada ao vivo com Francisca Barreto, marca um dos momentos mais íntimos do álbum com letra confessional. “Levar” e “Um Dia” foram compostas em conjunto com Richard Timoner, a primeira trabalha com temas abrangentes, como amor e anseio, por meio de um refrão e um verso, funcionando como um respiro; enquanto a segunda trata sobre o reencontro com si mesmo e inspirações sonoras de The Beatles. Para finalizar, “Consertar” amarra as temáticas trabalhadas no disco. “A faixa resume tudo que é visto ao longo do trabalho, e por mais densa e nostálgica que seja, ela termina em um tom positivo e esperançoso”, explica o Martin.
.
O artista também reflete sobre lançar seu primeiro disco solo, “É emocionante e um pouco assustador ao mesmo tempo. A dúvida acompanha o processo quando se está fazendo decisões artísticas sozinho, mas é também onde se encontra a verdade”.
.
Entre temas como relações, medos, esperanças e nostalgia, “Nossa Memória” é um álbum que busca traduzir o cotidiano em forma de canção. “Essas músicas nasceram sozinhas no meu quarto, cresceram com amigos e agora ganham o mundo. Estou ansioso para tocá-las ao vivo e me conectar com mais pessoas através delas”, finaliza Martin.

revistaprosaversoearte.com - Martin lança álbum solo 'Nossa Memória'
Martin, por João Nuci / Oriundo Arte

Sobre Martin
Cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical paulistano, Martin iniciou sua carreira como baterista da banda Pseudo, com quem lançou, em 2019, álbum homônimo. Também integrou o grupo Suco Digital, atuando enquanto cantor, baterista e guitarrista, com o qual apresentou, em 2024, álbum autointitulado e realizou shows em espaços como Bar Alto (SP) e Audio Rebel (RJ). Em parceria com o Selo Rockambole, o artista lança o seu primeiro disco solo, com canções autorais inéditas, participação de Francisca Barreto e produção de Victor Kroner.

revistaprosaversoearte.com - Martin lança álbum solo 'Nossa Memória'
Capa do disco ‘Nossa Memória’ Martin • Selo Rockambole • 2025 | João Nuci / Oriundo Arte

Disco ‘Nossa Memória’ Martin • Selo Rockambole • 2025
Músicas / compositores
1. Introdução (instrumental)
2. Nossa memória (Martin Buckup)
3. Pela manhã (Martin Buckup e Joaquim Pereira Gomes Schaeffer)
4. Te quero assim (Martin Buckup)
5. Dois irmãos (Martin Buckup e Francisca Barreto)
6. Levar (Martin Buckup e Richard Timoner)
7. Um dia (Martin Buckup e Richard Timoner)
8. Consertar (Martin Buckup)
– ficha técnica –
Faixa 1: Francisca Barreto – Violoncelo | Faixa 2: Martin Buckup – Voz, violão; Victor Kroner – Violão, guitarra, baixo; Gabriel Eubank – Bateria; Gabriel Quirino – Teclado; Audryn Souza – Naipe de metais; Francisca Barreto – Violoncelo | Faixa 3: Martin Buckup – Voz; Victor Kroner – Violão, guitarra; Francisco Nogueira – Baixo; Gabriel Eubank – Bateria; Gabriel Quirino – Teclado; Audryn Souza – Naipe de metais | Faixa 4: Martin Buckup – Voz; Victor Kroner – Guitarra, baixo; Gabriel Eubank – Bateria; Gabriel Quirino – Teclado | Faixa 5: Martin Buckup – Voz, violão; Victor Kroner – Violão; Francisca Barreto – Voz, violoncelo | Faixa 6: Martin Buckup – Voz, piano, rhodes; Victor Kroner – Violão, baixo; Gabriel Eubank – Bateria; Audryn Souza – Naipe de metais | Faixa 7: Martin – Voz, piano, rhodes; Victor Kroner – Violão, guitarra; Francisco Nogueira – Baixo; Gabriel Eubank – Bateria; Gabriel Quirino – Teclado; Audryn Souza – Naipe de metais; Francisca Barreto – Violoncelo | Faixa 8: Martin Buckup – Voz, piano, Casiotone; Victor Kroner – Violão, charango Francisca Barreto – Voz | Produção musical: Martin Buckup e Victor Kroner / + Francisca Barreto (fx. 5) | Gravações Voz, violão, guitarra, teclado, violoncelo, baixo e charango gravados no Home Studio de Victor Kroner; Bateria gravada no Estúdio Ekord por Victor Kroner e Fábio Yamamoto; Piano gravado no Home Studio por Gabriel Buchmann; Naipe de Metais gravado por Audryn Souza | Mixagem: Victor Nery | Masterização: Fernando Delgado | Assistente de masterização: Bruno Martuchello | Capa: Oriundo Arte (João Nuci) | Fotos: João Nuci e Pedro Yared | Assessoria de imprensa: Fernanda Burzaca, Ana Almeida e  Malu Bolanho / Omim Comunicação | Selo: Rockambole | Formato: CD digital | Ano: 2025 | Lançamento: 11 de novembro | ♪Ouça o álbum: clique aqui.
.
> Siga: @martin.buckup

.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Música instrumental / Álbum
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske


ACOMPANHE NOSSAS REDES

ARTIGOS RECENTES