terça-feira, agosto 19, 2025

Marcus LLerena e o violão clássico no Espaço Guiomar Novaes

Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta na quarta-feira, dia 2 de julho, às 18:30 horas, no Espaço Guiomar Novaes, dentro da Série Música de Câmara, o violonista Marcus Llerena. No repertório, obras que vão desde Alfonso X de Castela (1221-1284) até Roberto Velasco (1968).
.
A Temporada 2025 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras.
.
Marcus Llerena é violonista clássico, reconhecido pela revista Classical Guitar como “um dos pilares da música moderna brasileira para violão”. Intérprete versátil, seu repertório abrange do século XII à contemporaneidade. Em 1995, realizou a primeira gravação integral dos 10 Estudos para Violão de Radamés Gnattali, pelo selo Velas. Após turnê pela China, mudou-se para Joinville, onde coordenou projetos como os Concertos Matinais, a Orquestra de Cordas Juventude Joinvilense e a Orquestra de Violões 6/8. É mestre pela Université Musicale Internationale de Paris e possui 24 CDs gravados. Ao lado da soprano Rose Seiler, com quem é casado, realizou cinco turnês europeias divulgando a música brasileira.

revistaprosaversoearte.com - Marcus LLerena e o violão clássico no Espaço Guiomar Novaes
Marcus Llerena – violonista

Serviço
Série Música de Câmara
Marcus Llerena – violão
Data/horário: 2 de julho (2025) | Quarta-feira | 18h30
Local: Espaço Guiomar Novaes – Largo da Lapa – 47 – Lapa, Rio de Janeiro/RJ
Gênero: Clássicos/Concerto
Classificação indicativa: Livre
Duração do espetáculo: 1:30h
Lotação: 150 lugares
Lugar marcado: Não
Ingressos*: R$ 20,00 e 10,00
à venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles
Ou compra onlineclique aqui.
Mais informações@salaceciliameireles
.
Programa
Alfonso X de Castela (1221 – 1284)
Cantigas de Santa Maria

Alfonso X, conhecido como “o Sábio”, foi rei de Castela e Leão (1252–1284) e destacou-se como patrono das artes, ciências e direito. Cantigas de Santa Maria: Sua obra mais famosa, uma coleção de 427 poemas musicais em galego-português, dedicados à Virgem Maria, combina devoção, narrativa e cultura popular.
*
3 Hinos Sagrados
Näher, noch näher
Nimm Du mich ganz hin
Es ist ein reis entsprugen
*
Franco Margola (1908 – 1992)
6 Bagatelas

Franco Margola foi um importante compositor italiano do século XX, conhecido por suas obras neoclássicas e pela dedicação ao ensino musical.
*
Edouard Bayer (1822 – 1908)
Grand Rondeaux Op. 40

Édouard Bayer foi um pianista e compositor francês do século XIX, conhecido por suas peças virtuosísticas e de salão, como o Grand Rondeau Op. 40. Sua música reflete o charme romântico francês, com melodias fluentes e técnica refinada, típicas do repertório pianístico burguês da época.
— Intervalo —
Ricardo Simões (1956)
Daniela
Lagoa da Conceição

Ricardo Simões é um músico brasileiro conhecido por suas composições para violão, que retratam paisagens e emoções com sensibilidade.
*
Roberto Velasco (1968)
Ouvindo Vozes
Introdução, Valsa e Toccata

Roberto Velasco é um renomado violonista e compositor espanhol, cuja obra “Ouvindo Vozes” (e peças como Introdução, Valsa e Toccata) explora fusões entre linguagem clássica e influências ibero-americanas.
*
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Prelúdio BWV 1008
Fuga BWV 1000

Segundo críticas, “O Prelúdio BWV 1008 é serenidade pura; a Fuga BWV 1000, um labirinto genial!”
*
Frederico Moreno Tórroba Madroños (1891 – 1982)
Romance de los Pinos
Turégano

Frederico Moreno Torroba foi um compositor espanhol essencial no século XX, celebrado por obras como Romance de los Pinos e Turégano, que capturam a alma da música espanhola com melodias poéticas e harmonias evocativas.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

ARTIGOS RECENTES