segunda-feira, junho 24, 2024

MAM São Paulo comemora seus 75 anos com festa beneficente

Realizada na noite de 25 de maio no museu, a programação do evento traz apresentação do humorista Paulo Vieira, pocket show da cantora Fafá de Belém, e discotecagem da DJ Marina Diniz. Festa tem cenografia assinada por Gringo Cardia e menu de Neka Menna Barreto. Na ocasião, MAM lança uma obra comemorativa no Clube de Colecionadores: um múltiplo do artista Arcangelo Ianelli. Valores arrecadados no evento serão revertidos para programação de exposições e ações educativas do MAM.
.
Em 2023, o Museu de Arte Moderna de São Paulo comemora duas efemérides: 75 anos de história e 30 anos de seu Jardim de Esculturas. Na esteira dessas celebrações, o MAM promove uma festa beneficente, cujos recursos arrecadados serão destinados à programação do museu e serão fundamentais para perenidade das ações da instituição. Os ingressos podem ser obtidos para participar de todo o evento ou apenas para o after party, ambos através do e-mail [email protected].
.
A partir da conceituação “A Arte Parte de Você” – criada pela Africa Creative, parceira do museu – o evento rememora que a história do MAM São Paulo foi e é escrita por meio do engajamento da sociedade civil. “Um museu é feito de histórias, de memórias, de conexões e de pessoas. O apoio da sociedade civil foi e é fundamental para esses 75 anos de MAM. Os recursos angariados na festa serão essenciais para mantermos a gratuidade aos domingos e irão contribuir no desenvolvimento das ações artísticas e educativas que atendem um público amplo e diverso”, comenta Elizabeth Machado, presidente do MAM.

A cenografia criada pelo arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia irá transformar o MAM em um grande ateliê de artista, enquanto a programação da noite terá apresentação do humorista Paulo Vieira, um pocket show com voz e piano da cantora Fafá de Belém e after party com a DJ Marina Diniz. O menu do jantar será assinado pela chef Neka Menna Barreto e harmonizado com vinhos da Solar Viejo Tempranillo, da vinícola espanhola do Grupo Freixenet, e o coquetel trará Prosecco Mionetto – ambas marcas patrocinadoras do evento.
.
A noite da festa MAM75 trará, ainda, o lançamento de uma obra comemorativa no Clube de Colecionadores: uma escultura em tiragem de 75 edições de Arcangelo Ianelli – artista cuja história está entrelaçada à do MAM e que ganhou uma retrospectiva que abriu a programação do museu. “Trata-se de um desenho inédito projetado pelo artista e que sintetiza muitas das características de seu trabalho. A principal delas é a aparência fosca, presente em suas pinturas, e que na escultura dá um aspecto profundo que captura o nosso olhar”, explica Cauê Alves, curador-chefe do museu.

Sobre o MAM São Paulo
Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.
.
O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.
.
Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx e Haruyoshi Ono para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.

revistaprosaversoearte.com - MAM São Paulo comemora seus 75 anos com festa beneficente
Fafá de Belém. Ph Bruna Castanheira

.
SERVIÇO
Festa MAM75 – A Arte Parte de Você
Conceito: Africa Creative
Cenografia: Gringo Cardia
Programação: Paulo Vieira (apresentação), Fafá de Belém (pocket show) e Marina Diniz (DJ)
Ingressos para festa ou apenas para o after party: [email protected] e (11) 91556-1762


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES