sábado, junho 15, 2024

Livro ‘Escrita histórica e geopolítica da raça – a recepção de Gilberto Freyre na França’ de Cibele Barbosa

O livro de Cibele Barbosa ‘Escrita histórica e geopolítica da raça – a recepção de Gilberto Freyre na França’ foi o trabalho vencedor do 1º Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre 2020-2021.
.
Gilberto Freyre é um dos principais estudiosos brasileiros. Referência em pesquisas históricas e sobre raça em todo o mundo. Neste sentido, este livro, escrito pela historiadora Cibele Barbosa, mostra como Casa-Grande & Senzala e outras obras do autor contribuíram para as interpretações, perspectivas e ações de diferentes países em temas como escravismo, cultura e relações inter-raciais.
.
‘Escrita histórica e geopolítica da raça – a recepção de Gilberto Freyre na França’ foi o trabalho vencedor 1º Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre 2020-2021. Escrito a partir de um profundo trabalho de pesquisa durante seu doutorado, Cibele estabelece a análise mais completa sobre a influência freyriana e brasileira no debate internacional, em especial, no período pós-segunda guerra mundial. Para isso, a autora levantou fontes primárias inéditas ou pouco conhecidas nos dois lados do Atlântico: dos EUA à França, bem como Portugal, Guiné e Cabo-Verde. Trata-se de uma análise cujo interesse transcende o público que procura melhor compreender a obra do sociólogo pernambucano, configurando-se também em um estudo fundamental para o acompanhamento dos debates sobre racismo e o colonialismo.

revistaprosaversoearte.com - Livro 'Escrita histórica e geopolítica da raça – a recepção de Gilberto Freyre na França' de Cibele BarbosaFICHA TÉCNICA
Título: Escrita histórica e geopolítica da raça – a recepção de Gilberto Freyre na França
Autora: Cibele Barbosa
Editora: Global
Páginas: 280
ISBN: 978-65-5612-431-5
EAN: 9786556124315
Formato: 16X23 cm
Lançamento: junho/2023
Preço de capa: R$ 69,00
E-book: 48,30
* Compre o livro.

Sobre a autora:
Cibele Barbosa é doutora em História Moderna e Contemporânea pelo Centre d’ Études du Brésil et de l’ Atlantique Sud (Centro de Estudos do Brasil e do Atlântico Sul) da Universidade Paris IV-Sorbonne, França (2011). É pesquisadora titular da Fundação Joaquim Nabuco/MEC e professora do Profsocio/Fundaj. Cibele tem experiência na área de História Contemporânea, com ênfase em história afro-brasileira e africana, história intelectual e história visual em espaços atlânticos, atuando principalmente nos seguintes temas: colonialismo, pós-abolição e questões raciais no Brasil.

Sobre o Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre:
Com o objetivo de estimular a pesquisa e a discussão sobre a obra de Gilberto Freyre, a Fundação Gilberto Freyre e a Global Editora promovem o Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre. A cada dois anos, a melhor análise e a interpretação da obra do sociólogo pernambucano é premiada com um valor de vinte mil reais e publicação em livro pela Global. As teses podem compreender as suas várias facetas intelectuais: antecipador, antropólogo, sociólogo, historiador social, escritor literário, pensador, político, tropicólogo, jornalista, conferencista e educador.

Sobre o Grupo Editorial Global
Criada em 16 de outubro de 1973, a Global Editora se destaca no mercado editorial por seu propósito de divulgar temas e autores nacionais que valorizam a formação cultural do brasileiro. Em 2023, a Global completa 50 anos onde diversificou sua atuação no mercado editorial e criou três respeitados selos, com publicações destinadas ao mais variado público leitor. Hoje, denominado Grupo Editorial Global, agrega a Global Editora, com obras dos mais renomados autores nacionais, a Gaudí Editorial, voltada às crianças em seus primeiros anos de vida, a Editora Gaia, que alimenta o leitor no sentido de viver em perfeita harmonia com ele mesmo e com o universo e a Nova Aguilar, que apresenta com um forte catálogo de obras completas dos mais célebres autores nacionais e internacionais.
Editorial Global na rede: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | Linkedin | Site.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES