Publicações - livros

Lançamento: ‘Quando vem da alma de nossa gente – Sambas da Praça Onze’ – autora Beatriz Coelho Silva

A escritora Beatriz Coelho Silva (Totó) autografa o livro ‘Quando vem da alma de nossa gente – Sambas da Praça Onze’, na Livraria Livraria Folha Seca, regado com samba, sob a batuta de Paulão 7 Cordas, no dia 17 de julho, a partir das 17h.
.
Escrito pela jornalista Beatriz Coelho Silva, a Totó, com prefácio de Luiz Antonio Simas, o novo lançamento da Garota FM Books, Quando Vem da Alma de Nossa GenteSambas da Praça Onze, conta a história do bairro do Rio de Janeiro, dito berço do samba, demolido em 1942, para a Avenida Presidente Vargas passar. Lembra histórias e controvérsias do samba e analisa 14 canções, lançadas entre 1930 e 1982. Onze sobre o bairro, de compositores que não viveram lá, e três de João da Baiana, pioneiro do samba, nascido na Praça Onze. Contribuíram para a análise o maestro Paulão 7 Cordas e a cantora e professora de Canto Popular da UniRio Clara Sandroni.
.
“A Praça Onze era um bairro cosmopolita, uma pororoca de idiomas e sotaques que nos brindou com o que temos de melhor: um amalgama de culturas, da qual o samba é a maior expressão. Este livro tenta contar como isso aconteceu”, diz a autora.

No trabalho, a canção é obra literária para ser ouvida, com letra, música e interpretação (canto e arranjo), elementos indivisíveis, porque, em arte, o todo é maior que a soma das partes. A autora tenta entender como assas canções nos fizeram mais brasileiros e criaram uma mitologia em torno do bairro, um dos berços do samba e referência no Rio de Janeiro, mais de 80 anos depois de desaparecer fisicamente.
.
“O samba, afinal, é mais que um ritmo, um gênero musical, uma coreografia; o samba é um jeito de estar no mundo. Nesse sentido, se não existe cristianismo sem Jerusalém, Maomé sem Meca, Santos sem Pelé, Gantois sem Mãe Menininha, Beatles sem Liverpool e Caymmi sem a Bahia; não existe o samba do Rio de Janeiro sem a Praça Onze. A mítica praça, espécie de ágora carioca das tias baianas, malandros maneiros, judeus, ciganas, arengueiros, poetas, batuqueiros, valentões, inventou o samba da cidade e, paradoxalmente, foi inventada por ele”, escreveu Simas no prefácio.

Sobre a autora
Beatriz Coelho Silva (Totó) foi repórter e roteirista (Rede Globo, O Globo, O Estado de S. Paulo). Especialista em História do Brasil na UFF e em Divulgação Científica na Fiocruz, é mestranda em Letras na UFJF, tem mais de 6 mil textos publicados na imprensa e 5 livros lançados. O anterior a este, Negros e Judeu na Praça Onze, foi adaptado para o musical de mesmo nome, base do presente título e do audiolivro Samba se Aprende na Escola – Canções da Praça Onze, disponível em plataformas digitais e no site www.toris.com.br.

Sobre a editora
A Garota FM Books é uma editora de publicações voltadas para o mercado da música criada em 2018, durante a produção do Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a MPB, de Chris Fuscaldo. Depois dele, vieram: Jimmy Page no Brasil (2021), de Leandro Souto Maior; Renato, o Russo (2021), de Julliany Mucury; 1979 – O ano que ressignificou a MPB (2022), organizado por Célio Albuquerque, com 104 autores; Cantadas – Ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira (2022), de Mauro Ferreira; O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os álbuns de um movimento revolucionário (2022), de Renato Vieira; e De Tudo Se Faz Canção – 50 anos do Clube da Esquina (2022), organizado por Márcio Borges e Chris Fuscaldo.
.
Em 2023, além de Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu, do DJ Zé Pedro, a editora lançou A Todo Vapor – O tropicalismo segundo Gal Costa, de Taissa Maia. Em 2024, chegaram às lojas as reedições de Rita Lee Mora Ao Lado – Uma biografia alucinada da Rainha do Rock, de Henrique Bartsch, e Discobiografia Mutante, de Chris Fuscaldo, além da primeira edição de Paul McCartney no Brasil, de Leandro Souto Maior, e It´s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso, de Márcia Fráguas.

SERVIÇO
Livro Quando Vem da Alma de Nossa Gente – Sambas da Praça Onze
Autora: Beatriz Coelho Silva (Totó) / Prefácio: Luiz Antonio Simas
224 páginas / Preço de capa: R$ 49 / editora: Garota FM Books
Lançamento oficial com roda de samba, comandada por Paulão 7 Cordas
Data/horário: 17 de julho 2025 (quinta-feira), às 17h
Local: Livraria Folha Seca (Rua do Ouvidor, 37 – Centro – Rio de Janeiro)
Mais informações: @folhaseca37
——
Assessoria de imprensa: Ana Paula Romeiro

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Pare de Esperar: Por que 2026 é o Último “Ano Dourado” para Estes 3 Destinos

Por anos, viajantes têm repetido a mesma frase: no próximo ano. No próximo ano eu…

9 horas ago

‘Uma escuta sensível do tempo: Maristela Rocha sobre Chiquinha Gonzaga’, por Paulo Baía

O artigo “Chiquinha Gonzaga: um legado que atravessa o tempo”, assinado por Maristela Rocha, é…

11 horas ago

Andre Correa lança álbum de estreia ‘Seasons’

'Seasons', álbum de estreia do guitarrista e compositor Andre Correa, traz repertório autoral que une…

3 dias ago

Helder Viana lança single ‘Meu Amor, Minha Flor’, com participação do grupo Boca Livre

Com um time de peso formado por músicos como Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Jamil Joanes,…

3 dias ago

Caetano Veloso e Tom Veloso lançam single ‘Mais Simples’, de José Miguel Wisnik

O cantor e compositor Caetano Veloso gravou com o filho Tom Veloso a canção “Mais…

3 dias ago

Carol Pedroso lança EP ‘Eu Canto Minha Força, Meu Lugar’

EP Eu Canto Minha Força, Meu Lugar é um projeto musical de Carol Pedroso, que…

3 dias ago