segunda-feira, julho 15, 2024

Lançamento do documentário “Até que a vida nos separe: uma biografia de Nelson Carneiro”, em Brasília e Rio de Janeiro

O documentário “Até que a vida nos separe”, com direção de Emilia Silveira, será exibido no próximo dia 10/5 no Senado, em Brasília/DF e no dia 15/5, no Rio de Janeiro. Diretora e equipe estarão acompanhando as sessões.
.
“Até que a vida nos separe” retrata a vida e obra do deputado federal e senador constituinte Nelson Carneiro. Nascido na Bahia e Botafoguense, Nelson Carneiro foi responsável pela aprovação de mais de mil leis, dentre elas a Lei dos Royalties de Petróleo e do controle de caça às baleias, mas sua luta mais celebre e especial se deu para implantar o divórcio no Brasil. O longa documental entrelaça a vida e a história do grande político brasileiro, peça chave na promulgação da nova constituição brasileira durante a redemocratização, com as lutas do movimento feminista e da sociedade em favor da mulher. Bem como seu papel de destaque, ainda que nos bastidores, nos fatos políticos relevantes da segunda metade do século XX e na busca das minorias por liberdade e direitos civis.
.
BIOGRAFIA DA DIRETORA
Diretora, roteirista e produtora, dirigiu seis longas documentais: “Setenta”(2014) e “Galeria F”(2016), sobre fatos ligados à ditadura civil-militar; “Silêncio no Estúdio”(2017), sobre a jornalista, escritora e apresentadora Edna Savaget; “Tente Entender o que Tento Dizer”(2019), sobre pessoas que vivem com HIV; “Callado”(2021), que se aproxima da vida e da obra de um dos mais importantes nomes da literatura brasileira, Antonio Callado; e “Até que a Sorte nos Separe” sobre o parlamentar Nelson Carneiro, responsável pela aprovação de mais de mil leis, dentre elas a Lei do Divórcio.
.
Para a TV, Emilia Silveira dirigiu as séries “Histórias de um Tempo de Guerra” (Canal Brasil), “Tá no Quadro” e “Expedição Água” (TV Globo). Já na GloboNews, dirigiu séries sobre Bossa Nova, Tom Jobim e Cartola. Seus próximos projetos, para o cinema e plataformas de streaming, são o documentário “Sem Saída”, que trata do sistema carcerário feminino, e a série de ficção, baseada em fatos reais, “Primeira Página”. A temporada de abertura, intitulada “Feliz Aniversário”, aborda a atuação de grupos neonazistas no país.
.
Como jornalista, foi vencedora de um prêmio Esso e repórter do Jornal do Brasil, do O Globo, além de editora e editora-chefe de telejornais, programas e eventos no Departamento de Jornalismo dos Canais Globo. Na área de Entretenimento da mesma TV Globo, foi diretora, autora e diretora-geral de programas musicais, especiais e transmissões ao vivo. Emilia Silveira é sócia da produtora 70 Filmes.

ICEM – INSTITUTO CULTURA EM MOVIMENTO
Fundado em 2002, o ICEM é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) nascida da bem sucedida experiência do projeto Cinema em Movimento – uma rede nacional de agentes culturais organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros que se tornou o maior circuito não formal de cinema da América Latina. Com atuação em todas as 27 Unidades da Federação, o ICEM dedica-se à produção de projetos com grande relevância sociocultural como o “Marco Universal – Direitos Humanos”, que contribuiu para a divulgação dos Objetivos do Milênio, através da criação de um acervo de 9 curtas-metragens, o “Cinema Para Todos”, que democratizou o acesso à produção cinematográfica nacional através da distribuição de vales-ingressos para alunos das escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, o “Cinema Pela Verdade”, que levou às universidades filmes que abordam a temática da ditadura e o “70 Olhares sobre os Direitos Humanos” projeto que teve por objetivo a promoção da Declaração Universal de Direitos Humanos, através da produção de 70 filmes de 1 minuto, em parceria com 60 estudantes e 10 cineastas de todo o Brasil. Nesses 22 anos de atuação, os projetos do ICEM já beneficiaram mais de 4 milhões de pessoas em 1480 municípios e 844 universidades de todo o país.
.
Ademais, entendendo o cinema como ferramenta para a transformação social, o ICEM investe também na produção de documentários, dentre dentre os quais destacamos “Nunca Mais Serei a Mesma”, seleção oficial em festivais internacionais como o 16º DocsMX, o 10º Olhar de Cinema e o 9º FIDBA, “Histórias da Fome no Brasil”, que conta com o apoio da FAO, PMA – Programa Mundial de Alimentos, Ação da Cidadania e IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, e “500 – Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina”, vencedor da Medalha de Ouro no 26º FIPADOC – Festival International de Programmes Audiovisuels de Biarritz.
.
.
FICHA TÉCNICA RESUMIDA
Idealização: Daniel Souza
Produção: ICEM
Direção: Emilia Silveira
Produtores: Alberto Graça, Luciana Boal Marinho e Daniel Souza
Produtor executivo: Ricardo Favilla e Daniel de Souza
Diretor de fotografia: Jacques Cheuiche, ABC
Som direto: Frederico Massine
Montagem: Vinícius Nascimento e Lívia Pimentel
Roteiro: Emilia Silveira, Rosane Hatab, Vinicius Nascimento e Miguel Paiva
Pesquisa: Marcus Fernando, Eloá Chouzal e Flora Rouanet
Apoio: Instituto Senador Nelson Carneiro
Distribuição: BRETZ FILMES
.
SERVIÇO

revistaprosaversoearte.com - Lançamento do documentário "Até que a vida nos separe: uma biografia de Nelson Carneiro", em Brasília e Rio de Janeiro
Cartaz Até Que a Vida Nos Separe

Lançamento do documentário “Até que a Vida Nos Separe – Uma Biografia de Nelson Carneiro”, com direção de Emilia Silveira
.
BRASÍLIA
Data: 10 de maio, quarta-feira
18h30 coquetel, 19h00 exibição do filme, 20h20 debate com a diretora do filme e convidadas.
Local: Salão Negro – Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes
.
RIO DE JANEIRO
Data: 15 de maio, segunda-feira
19h retirada de ingressos
Local: Estação Net Rio* – Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo
* Sujeito a lotação (100 lugares)

.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Instituto Cultura em Movimento (ICEM)
Av. Franklin Roosevelt, 23
Sala 1201 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20021-120
Tel. + 55 21 3804-5600
[email protected]
Instagram @icemvirtual. clique aqui 
Facebook. @icemvirtual. clique aqui.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES