AGENDA CULTURAL

Lançamento do audiolivro “Brincando com o Samba”, projeto inspirado nas crianças e baianas do Morro do Salgueiro, no RJ

Dia 23/3, terça-feira, o evento exibido na plataforma Zoom, às 16h30, será acompanhado de uma animada oficina (ritmo, vocal e corporal) com inscrição antecipada

Ritmo, voz e corpo, tudo em harmonia no lançamento do audiolivro “Brincando com o Samba”, seguido de oficina dedicada às crianças de 4 a 6 anos de idade. Após temporada na Itália atuando no ensino da arte e educação, a carioca, atriz, pedagoga, bailarina e escritora Dayze Nascimento apresenta aos brasileiros em nova versão, seu livro, ilustrado e musicado, que conta uma história animada para toda a criançada.

A realização do projeto foi possível pelo patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura – SMC, contemplado em edital pela Lei Aldir Blanc – Prêmio “Arte & Escola”. A intenção com o projeto é estimular nas crianças da pré-escola o interesse pela leitura através do ritmo, das artes cênicas e artes visuais, respeitando as diferenças e as formas privilegiadas de conhecer o mundo através do brincar.

O “Brincando com Samba”, que tem edição impressa pela Editora Sinnos (Roma, Itália, 2002), surgiu a partir da criação do poema “Amarelinhos” de autoria de Dayze. Para ela, a inspiração veio como um suspiro de encantamento, entre dois momentos:

_ O primeiro – de observar crianças negras, do morro do Salgueiro, recolhendo doces pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro, durante os festejos de São Cosme e Damião. O segundo – ao escutar o canto da ala das baianas, descendo a comunidade do Salgueiro, no bairro da Tijuca, durante o carnaval de 1983.

Segundo a autora os anos se passaram e o poema correu trilhas até chegar à cidade de Roma. Na capital da Itália ela morou e trabalhou por 15 anos, onde idealizou e desenvolveu o “Laboratório Performativo de Pedagogia Teatral Afro-brasileiro” – LPTAB, programa criado pela artista e educadora, um método intercultural e inter-transdisciplinar que se iniciou a contação de histórias.

O audiolivro “Brincando com o Samba” – Sinopse:

Um pintinho de nome, “Brasileirinho”, nasce emitindo som muito parecido com o do instrumento musical de nome “cuíca”. O som fascinante, contagia toda a cidade do Rio de Janeiro. E logo, se compõe uma banda musical que decide levar a alegria em uma cidade vizinha.

A Oficina:

As crianças brincam com os ritmos, com as palavras, com as imagens. Experimentam a musicalidade, o movimento do corpo, o canto. Passam a conhecer, valorizar e respeitar o território, a comunidade do entorno, os costumes e hábitos da cultura brasileira e, em especial: a cultura afro-brasileira.

Sobre a autora:

Dayze Nascimento – foto ©Januario Garcia

Dayze Nascimento é produtora, representante da EspressartBrasile, autora de literatura para a infância, atriz, com formação em Escola de Dança Angel Vianna. Mestre em Artes Cênicas – UNIRIO, com graduação em Arte Performance do Espetáculo – Universidade “La Sapienza di Roma”, Itália.

Desde 1991 em Roma, Dayze Nascimento por meio da EspressartBrasile, dedica suas atividades aos processos educativos através dos programas: “Livro Vivo Itinerante”, e “Pedagogia Teatral de Educação Intercultural” (Afro–brasileira). São frutos de experiências e de pesquisas, realizadas por Dayze em escolas de Roma, Itália e Estado do Rio de Janeiro.

Ficha Técnica:
Produção Executiva e Direção Artística: Dayze A.N. Azevedo
Produção Musical: Luiz Henrique Prado de Farias
Produção Online: Cris Nascimento
Comunicação e Design: Andrezza Paulo
Texto e Ilustrações: Dayze Nascimento
Músicas: “Para ser Feliz e Brincar” e “Um Novo Tempo Chegou”- gravadas em Apê Estúdio. Arranjo de Luiz Prado de Farias e composição (letra e melodia) de Dayze Nascimento
Percussão – oficinas: Diogo Presuntinho.

Mais informações sobre o “Brincando com o Samba” e Dayze Nascimento
Blog: EspressartBrasile
SITE: Espressartbrasile
Youtube: Espressart Brasile

Serviço

23/3, terça-feira,16h30 às 17h.

Evento gratuito

Lançamento do audiolivro “Brincando com o Samba, de Dayze Nascimento + oficina (ritmo, vocal e corporal) para crianças de 4 a 6 anos de idade, mediante inscrição antecipada neste link .

Onde: Plataforma Zoom

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Vanessa da Mata lança álbum ‘Todas Elas’

Todas Elas, novo álbum de Vanessa da Mata apresenta as diversas faces de uma artista…

10 horas ago

Em cartaz: Espetáculo ‘Nebulosa de Baco’ no CCBB São Paulo

CCBB São Paulo recebe Nebulosa de Baco, espetáculo inédito inspirado na obra de Luigi Pirandello,…

11 horas ago

Espetáculo ‘Há Vagas para Moças de Fino Trato’ estreia no Teatro Garagem

Há Vagas para Moças de Fino Trato de Alcione Araújo fala, em tempos modernos, das…

12 horas ago

Álbum Sessões Selo Sesc #14: Cancioneiro Geral – Tributo a Capinan

Cancioneiro Geral – Tributo a Capinan traz Renato Braz com participações de Capinan, Jards Macalé…

13 horas ago

Osesp toca com maestro Jac van Steen e o percussionista Colin Currie

De quinta-feira (15/mai) a sábado (17/mai), Orquestra executa obras de Tchaikovsky e Andrew Norman na…

15 horas ago

‘Torto Arado – O Musical’ chega ao Teatro Riachuelo Rio

Torto Arado – O Musical, adaptação do best-seller de Itamar Vieira Junior, chega ao Teatro…

16 horas ago