domingo, junho 16, 2024

Lançamento: ‘As joias desaparecidas’, obra inédita de João Carlos Marinho

“As joias desaparecidas” é uma obra inédita deixada pelo autor, com lançamento agendado para o dia 2 de dezembro, na Livraria da Vila – Fradique Coutinho. No evento, Tiago Valente fará dramatização da obra.
.
Em 1948, aos 13 anos de idade, João Carlos Marinho Silva, como ainda assinava na época, escreveu a história de As joias desaparecidas em um caderno espiral que foi guardado e preservado durante muitos anos. A aventura, que até o ano de 2023 se mantinha inédita, ganha agora uma bela edição pela Global Editora.

No livro, conhecemos um jovenzinho que vive na cidade de Santos, SP, e que, ao folhear um jornal bem antigo, se depara com a notícia da prisão de dois ladrões de joias que, ao serem pegos, jogaram o grande tesouro no mar. Esse protagonista, que tem o mesmo nome do autor, nem imaginava que iria ser peça fundamental para a resolução do crime das pedras preciosas muitos anos depois.
.
E, para celebrar a memória do autor, a Global Editora está organizando um evento em homenagem ao seu legado, no próximo dia 2 de dezembro, sábado, das 15h às 17h, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, e contará com a presença de Beto e Cecília Furquim, filhos do autor, além do booktoker Tiago Valente (@otiagovalente), referência entre os influenciadores literários, que realizará a leitura dramatizada de parte de As joias desaparecidas.

revistaprosaversoearte.com - Lançamento: 'As joias desaparecidas', obra inédita de João Carlos Marinho
Produtor de conteúdo Tiago Valente | Crédito: Arquivo pessoal

“João Carlos Marinho foi o primeiro autor que li na vida, e a sensação única de desvendar o mistério de O gênio do crime pela primeira vez marcou minha vida e minha formação como leitor para sempre. Poder participar do lançamento de As joias desaparecidas é uma honra e uma experiência que o pequeno Tiago que se encantava com a sua primeira leitura (de muitas) jamais imaginaria viver!”, comenta Tiago, após receber o convite da editora para interpretar a obra do autor no evento.
.
João Carlos Marinho, falecido em 2019, é uma referência na literatura infantojuvenil brasileira, lembrado por muitas gerações, inclusive a atual, pelas famosas aventuras da turma do gordo. Dos treze livros da série, são destaque O gênio do crime, Berenice detetive e Sangue fresco.

O livro conta com belíssimas ilustrações de Mauricio Negro, que ilustrou diversas outras obras do autor, e, ainda, com notas de contextualização histórica e uma seção sobre a vida e a obra do autor, que é como uma viagem pela trajetória da construção de João Carlos como escritor e tudo o que o influenciou. Por último, esta edição reproduz na íntegra a versão original da história, escrita no caderno espiral pelo autor mirim.
.
As joias, que ficaram por tanto tempo guardadas em um caderno, são agora reveladas aos apaixonados pelas histórias de João Carlos Marinho. Esta primeira edição, da primeira obra do autor, e o seu lançamento, que ganhará uma dramatização de um dos maiores produtores de conteúdo literário da atualidade, também apaixonado pelo autor, são um presente aos fãs de João Carlos Marinho e aos estudiosos de suas obras, e podem inspirar crianças e jovens a se tornarem, também, grandes escritores, enriquecendo ainda mais o conjunto da obra do autor.

SERVIÇO 
Lançamento do livro As joias desaparecidas, de João Carlos Marinho Silva (Global Editora)
Data: 2 de dezembro (2023) | sábado
Horário: das 15h às 17h
Local: Livraria da Vila – Fradique
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros – São Paulo / SP
Presenças confirmadas: Tiago Valente (Influenciador literário e que fará a dramatização de parte da obra); Beto Furquim (compositor, poeta, editor e filho do autor); Cecília Furquim (pesquisadora em Literatura, escritora e filha do autor).
.
revistaprosaversoearte.com - Lançamento: 'As joias desaparecidas', obra inédita de João Carlos MarinhoFICHA TÉCNICA – LIVRO
Título: As joias desaparecidas
Autor: João Carlos Marinho Silva
Ilustrador: Mauricio Negro
Editora: Global Editora
Ano: 2023
ISBN: 978-65-5612-453-7
Páginas: 144
Preço de capa: R$ 65,00
** Clique aqui para baixar as primeiras páginas do livro
*# Confira no site da editora todas as informações sobre o livro.

revistaprosaversoearte.com - Lançamento: 'As joias desaparecidas', obra inédita de João Carlos Marinho
João Carlos Marinho na época em que criou suas primeiras histórias | Créditos: Arquivo pessoal da família

SOBRE O AUTOR
João Carlos Marinho, como passou a assinar em sua vida adulta e pelo qual é lembrado até hoje, nasceu no Rio de Janeiro em 25 de setembro de 1935. Passou parte da infância em Santos, depois São Paulo e, então, na Suíça. De volta ao Brasil, fixou residência na capital paulista e se formou pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Exerceu a advocacia trabalhista em Guarulhos até 1987, ano em que voltou a morar em São Paulo e deixou a profissão, passando a viver exclusivamente de direitos autorais.
.
Em 1969, quando ainda advogava, publicou o livro O Gênio do Crime, que se tornou um clássico da literatura infantil brasileira, superando a marca das 70 edições. Dali em diante, foram surgindo os outros livros da “Turma do Gordo”, totalizando um conjunto de 13 títulos.
.
Pelo livro Sangue Fresco, o autor recebeu o Prêmio Jabuti e o Grande Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). O livro Berenice Detetive foi agraciado com o Prêmio Mercedes-Benz, um dos mais importantes destinados a obras infantojuvenis no Brasil.

Sobre o Grupo Editorial Global
Criada em 16 de outubro de 1973, a Global Editora se destaca no mercado editorial por seu propósito de divulgar temas e autores nacionais que valorizam a formação cultural do brasileiro. Em 2023, a Global completa 50 anos onde diversificou sua atuação no mercado editorial e criou três respeitados selos, com publicações destinadas ao mais variado público leitor. Hoje, denominado Grupo Editorial Global, agrega a Global Editora, com obras dos mais renomados autores nacionais, a Gaudí Editorial, voltada às crianças em seus primeiros anos de vida, a Editora Gaia, que alimenta o leitor no sentido de viver em perfeita harmonia com ele mesmo e com o universo e a Nova Aguilar, que apresenta com um forte catálogo de obras completas dos mais célebres autores nacionais e internacionais.
Editorial Global na rede: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | Linkedin | Site.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES