Jota.pê lança álbum ‘Se o Meu Peito Fosse o Mundo – Ao Vivo’

O cantor e compositor Jota.pê apresenta ao vivo do premiado disco “Se o Meu Peito Fosse o Mundo” junto com projeto versão audiovisual. O álbum já está disponível nas plataformas digitais e no canal do artista no youtube, reúne 15 faixas, incluindo a participação de Bruna Black e releitura de Theodoro Nagô
.
Jota.pê lançouSe o Meu Peito Fosse o Mundo: Ao Vivo”, projeto que apresenta o show da turnê homônima de seu primeiro álbum. Responsável por render três prêmios no Grammy Latino ao artista, o disco conta com participações de renome em sua produção musical, como Marcus Pretto na concepção sonora, além de Felipe Vassão e Rodrigo Lemos na direção.

O projeto audiovisual chega para consolidar Jota.pê como um artista completo, revelando suas múltiplas facetas dentro da música. Longe de se limitar ao formato voz e violão que marcou o início de sua trajetória, ele expande seus horizontes sonoros e visuais, mostrando inovações artísticas e específicas em cada detalhe da nova fase, além de alcançar públicos e lugares ainda não explorados.
.
“Eu estou muito feliz, empolgado e animado para lançar esse disco ao vivo. Eu tenho a sorte e a felicidade de ter ao meu lado músicos incríveis que me ajudam a entender esse universo musical que eu sou. E me ajudar a colocar isso no palco, a traduzir tudo isso em música. Com o vivo vejo que chegamos num resultado muito bonito e musical. Ao mesmo tempo que sinto que fazer esse ao vivo é uma maneira de chegar a lugares, cidades, países, que ainda não. Não vejo a hora de mostrar o resultado e ver a ocorrência do público com tudo que construímos com esse tempo de músicos incríveis”, comenta Jota.

Com direção e produção musical de Jota.pê e Kabé Pinheiro, que também assume bateria e percussão, o projeto ao vivo conta com a banda completa do artista, composta por Weslei Rodrigo (baixo), Chibatinha (guitarra), Layla (percussão), Conrado Goys (guitarra), Suka Figueiredo (sax tenor), Raphael Sampaio (flugelhorn), Marcelo Mariano (baixo) e Do de Carvalho (flauta).
.
O ao vivo vem acompanhado do coro, composto por Andreza Bonatte, Elines Gomes, Gabi Ferreira, Izy Mistura, Jhow Araujo e Kênia, que somam com as vozes nas faixas “Ouro Marrom” e “Preta Rainha”. Ambas as faixas também assinadas por YAZI. Entre os destaques do projeto, a faixa-foco “Quem é João”, que narra a história de um homem comum e apaixonado, que tenta conquistar alguém por meio de suas canções. “A produção e o desenvolvimento do projeto foram muito bacanas. Juntamos todo o mundo — até quem é sub na banda participou da gravação e tocou. Todos que fizeram parte da construção do projeto, de alguma forma, estavam lá. Foi muito bonito, e estou realmente empolgado para ver a ocorrência da galera”, finaliza Jota.
.
“Se o Meu Peito Fosse o Mundo” foi lançado em 2024 e é um marco na carreira de Jota.pê. Com produção de Marcus Preto, Felipe Vassão e Rodrigo Lemos, o projeto ultrapassou fronteiras, sendo premiado nas três categorias que concorreu no Grammy Latino, o título de lançamento de MPB do Prêmio BTG Pactual da Música, quatro periódicos ao Prêmio Multishow 2024, esgotados diversos pela turnê no Brasil e também na Europa. Para além de tantas chancelas, Jota.pê se torna referência não somente para o público e conquistar novos fãs, como também passa a ser citado por medalhões da música brasileira como fonte de inspiração.

Jota.pê – foto: Taís Valença

Sobre Jota.pê
Com apenas um mês após o lançamento de seu segundo álbum, em março de 2024, “Se o Meu Peito Fosse o Mundo”, com participações de Xênia França e Gilsons, Jota.pê atingiu a marca de mais de 2,5 milhões de reproduções no Spotify. Realizada e criada em parceria com a Som Livre , a produção musical ficou contada por Felipe Vassão, Rodrigo Lemos e Marcus Preto. O álbum recebeu três periódicos ao Grammy Latino deste ano e foi premiado em três categorias: Melhor Álbum de Música Popular Brasileira / Música Afro-Brasileira, de Melhor Álbum de Engenharia de Gravação e de Melhor Canção Em Língua Portuguesa com “Ouro Marrom”. Jota.pê também concorreu no Prêmio Multishow 2024 com quatro periodicidade: Álbum do Ano, Artista Revelação; e MPB do Ano com duas faixas: o hit Ouro Marrom e Feito Maré (feat com Gilsons). Atualmente está com uma regravação de “Carinhoso” na novela “A Garota do Momento”.
.
Se no último ano Jota.pê encerrou o ano com três Grammys Latinos, programação diversas e outras premiações e com isso a chancela de ser a nova cara da MPB, o primeiro semestre de 2025 garantiu o diálogo do artista com gêneros para lá de diversos: o fado com a portuguesa Teresinha Landeiro, o pagode com o grupo Benzadeus, participação no álbum de Vanessa da Mata e, no último dia 18 de abril, o projeto audiovisual “Dominguinho” – em encontro com João Gomes e Mestrinho que celebra a leveza dos dias de domingo com 12 canções que transitam pelo repertório dos artistas, uma composição inédita e novas versões de sucessos nacionais mergulhados no embalo do forró. Este último já soma mais de 30 milhões de reproduções no Spotify. Além disso, o artista foi premiado no Prêmio BTG Pactual da Música na categoria melhor lançamento de MPB com seu trabalho autoral Se o Meu Peito Fosse o Mundo .
.
Com vertentes que vão de Jorge Ben a Caetano Veloso e passando pelo manguebeat de Chico Science, o artista, nascido em Osasco, foi em 2015 que colocou seu primeiro trabalho no mundo: o álbum “Crônicas de um Sonhador”. Como artista solo, o cantor teve participação muito bem sucedida no “The Voice Brasil”, da TV Globo, sendo considerado por Lulu Santos uma das melhores vozes de todas as temporadas do programa. No ano seguinte, após várias apresentações pelo Brasil, o cantor fez a primeira turnê pela Europa, com ingressos esgotados em todos os shows. Atualmente já somam três passagens pelo velho continente.
.
Paralelamente ao trabalho individual, Jota.pê é vocalista, compositor e violonista no duo ÀVUÀ, onde divide o foco com a amiga Bruna Black. Essa parceria rendeu a ambos uma indicação ao Grammy Latino em 2021 pelo álbum Onze, que reúne grandes intérpretes como Elza Soares e Zeca Baleiro. No mesmo ano, a dupla foi convidada para participar do ColorsxStudios, um dos maiores canais de música do mundo.

Capa do disco ‘Se o Meu Peito Fosse o Mundo – Ao Vivo’ • Jota.pê • Selo Som Livre • 2025

Disco ‘Se o Meu Peito Fosse o Mundo – Ao Vivo’ • Jota.pê • Selo Som Livre • 2025
Canções / compositores
1. Crônicas de um sonhador (Jota.pê)
2. No mundo (Filipe Lima de Fontes, Jota.pê e Lucas Mayer)
3. Feito a maré (Francisco Gadelha Gil, José Gil, Giordano Gil Moreira, Jota.pê, João Gil Moreira Santana Alves)
4. Tá Aê (Jota.pê e Theodoro Nagô)
5. Um, dois, três (Jota.pê)
6. Banzo (Caroline Oliveira da Silva e Jota.pê)
7. Coisa de pele (Thodoro Nagô)
8. O que será nós dois (Jota.pê e Rafa Castro)
9. Ouro marrom (Jota.pê)
10. Preta rainha (Jota.pê)
11. Errata perfeita (Cammi)
12. A ordem natural das coisas (Damien Seth e Emicida)
13. Caminhos (Jota.pê e João Cavalcanti)
14. Uns cafuné à domicílio (Jota.pê)
15. Quem é Juão (Jota.pê)
– ficha técnica –
Faixa 1: Jota.pê – Violão e voz; Kabé Pinheiro – Bateria; Weslei Rodrigo – Baixo; Chibatinha: Guitarra; Layla: Percussão; Suka Figueiredo – Sax tenor; Do de Carvalho – Flauta; Raphael Sampaio – Flugelhorn | Faixa 2: Jota.pê – Violão e voz; Kabé Pinheiro – Bateria; Weslei Rodrigo – Baixo; Chibatinha: Guitarra; Layla: Percussão; Suka Figueiredo – Sax tenor; Do de Carvalho – Flauta; Raphael Sampaio – Flugelhorn | Faixa 3: Jota.pê – Violão e voz; Kabé Pinheiro – Bateria e percussão; Weslei Rodrigo – Baixo; Chibatinha – Guitarra; Layla – Percussão | Faixa 4: Jota.pê – Violão e voz; Kabé Pinheiro – Bateria; Weslei Rodrigo – Baixo; Chibatinha: Guitarra; Layla: Percussão; Suka Figueiredo – Sax tenor; Do de Carvalho – Flauta; Raphael Sampaio – Flugelhorn | Faixa 5: Jota.pê – Voz; Kabé Pinheiro – Bateria e percussão; Weslei Rodrigo – Baixo; Chibatinha – Guitarra; Layla – Percussão | Faixa 6: Jota.pê – Violão e voz; Kabé Pinheiro – Alfaia; Layla: Alfaia; Weslei Rodrigo: Baixo fretless; Conrado Goys: Guitarra | Faixa 7: Jota.pê – Violão e voz; Suka Figueiredo – Sax tenor; Do de Carvalho – Flauta; Raphael Sampaio – Flugelhorn | Faixa 8: Jota.pê – Violão e voz; Bruna Black: Voz; Conrado Goys: Guitarra | Faixa 9: Jota.pê – Violão e voz; Contraltos: Andreza Bonatte e Kênia; Sopranos: Elines Gomes e Gabi Ferreira; Tenores: Izy Mistura e Jhow Araújo; Yazi – Arranjo e direção vocal | Faixa 10: Jota.pê – Violão e voz; Kabé Pinheiro – Bateria e percussão; Marcelo Mariano – Baixo; Chibatinha – Guitarra; Layla – Percussão; Contraltos: Andreza Bonatte e Kênia; Sopranos: Elines Gomes e Gabi Ferreira; Tenores: Izy Mistura e Jhow Araújo; Yazi – Arranjo e direção vocal | Faixa 11: Jota.pê – Violão e voz; Kabé Pinheiro – Bateria; Marcelo Mariano – Baixo; Conrado Goys: Guitarra; Layla: Percussão; Suka Figueiredo – Sax tenor; Do de Carvalho – Flauta; Raphael Sampaio – Flugelhorn | Faixa 12: Jota.pê – Violão e voz; Kabé Pinheiro – Bateria; Weslei Rodrigo – Baixo; Conrado Goys: Guitarra; Layla: Percussão; Suka Figueiredo – Sax tenor; Do de Carvalho – Flauta; Raphael Sampaio – Flugelhorn | Faixa 13: Jota.pê – Violão e voz; Kabé Pinheiro – Bateria; Weslei Rodrigo – Baixo; Conrado Goys: Guitarra; Layla: Percussão; Suka Figueiredo – Sax tenor; Do de Carvalho – Flauta; Raphael Sampaio – Flugelhorn | Faixa 14: Jota.pê – Violão e voz; Kabé Pinheiro – Pandeiro e bateria; Marcelo Mariano – Baixo; Chibatinha: Guitarra; Layla: Percussão; Suka Figueiredo – Sax tenor; Do de Carvalho – Flauta; Raphael Sampaio – Flugelhorn | Faixa 15: Jota.pê – Violão e voz; Kabé Pinheiro – Pandeiro e bateria; Marcelo Mariano – Baixo; Chibatinha: Guitarra; Layla: Percussão; Suka Figueiredo – Sax tenor; Do de Carvalho – Flauta; Raphael Sampaio – Flugelhorn || Direção e produção musical: Jota.pê e Kabé Pinheiro | Produção executiva: André Maia | Direção de arte: Tais Valença | Direção e produção audiovisual: Kabé Pinheiro e Laís Branco / VMD | Edição de áudio: Kabé Pinheiro e Rodrigo Lemos | Captação de áudio: Bruno Giorgi | Mixagem: João Milliet | Masterização: Felipe Tichauer | Direção de fotografia: Caio Henrique | Edição de vídeo: Laís Branco | Câmeras: Laís Branco, Malu Freire, Chrys Galante, Caio Henrique, Ana Machado, Daniel Aparcana (Sorriso), Tatiana Araújo | Assistente de câmera: Laís Cipriano | Roadies: Bibia Santos, Joseph Raul | Terapeuta integrativa: Tatiana Rodello | Direção criativa: Laís Branco | Foto da capa e divulgação: Malu Freire | Arte da capa: Guile Farias | Figurino: Jota.pê veste – J.Boggo +| Banda veste @ida.com.vc, @usebastille, @levisbrasil e @usedane_se | Assessoria de imprensa: Omim Comunicação / Luanna Marin e Fernanda Burzaca | Selo: Som Livre | Formato: CD – digital/físico / Audiovisual | Ano: 2025 | Lançamento: 18 de junho | ♪Ouça o álbum: clique aqui | ♩Assista o audiovisual: clique aqui.
.
> Siga: @jota.peoficial

“Não se faz um disco sozinho” – Jota.pê | foto: Malu Freire
Jota.pê e um músico da banda – foto: Malu Freire

“Eu já quis desistir muitas vezes até chegar aqui, acho que isso passou, pelo menos por enquanto (risos). Agora fico sempre tentando separar expectativas dos outros do que quero realmente para mim. A medida que as coisas vão crescendo e as possibilidades aumentam, muita gente aparece para dizer qual deveria ser o seu próximo passo, como você deveria agir daqui para frente. Filtrar isso e entender o que de fato é o meu caminho é o maior desafio.”
Jota.pê, em entrevista a revista Caras.

Série: Discografia da Música Brasileira / MPB / Canção /  Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

38 livros escritos por mulheres indicados por Elena Ferrante

A escritora italiana Elena Ferrante – autora da Tetralogia Napolitana, que engloba os livros A…

10 horas ago

Primeira biblioteca para população em situação de rua é inaugurada em SP

Espaço fica no Centro Santa Dulce dos Pobres, na Mooca, e vai funcionar de segunda…

13 horas ago

Álbum ‘Alma de Gato’ | Zé Motta e Carlos Chaves

Reunindo 10 canções autorais, o álbum “Alma de Gato”, é marcado pelo diálogo sonoro estabelecido…

2 dias ago

Clara Sverner lança álbum ’12 Waltzes’, pelo selo Azul Music

Duas vezes indicada ao Grammy Latino e vencedora de diversos prêmios internacionais e no Brasil,…

2 dias ago

Osesp: Ludwig van Beethoven | 5 álbuns chegam às plataformas digitais pela Biscoito Fino

Fruto da parceria da Biscoito Fino com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo…

2 dias ago

Música: Família Assad lança Museu virtual dedicado ao legado e preservação

Museu da Família Assad - o projeto será lançado com exposições imersivas e memória viva…

2 dias ago