Álbum “Now I Know”, de João Marcondes Septeto, que une jazz e rítmica afro-brasileira para celebrar os 100 anos de nascimento do compositor Moacir Santos
.
João Marcondes Septeto lança nas plataformas digitais em 31 de janeiro de 2026 o álbum “Now I Know“, um projeto dedicado à obra e ao legado de Moacir Santos, um dos maiores compositores e arranjadores da música brasileira. O disco chega em um ano simbólico: do centenário de nascimento do mestre e os 20 anos de sua morte (26 de julho de 1926 – 6 de agosto de 2006).
“Now I Know” revisita e reverencia a obra de Moacir Santos a partir de uma leitura autoral e contemporânea. O projeto propõe uma fusão entre a improvisação do jazz e a rítmica afro-brasileira, resultando em uma sonoridade que privilegia a conexão profunda entre os instrumentistas. Embora a formação em septeto seja historicamente explorada no jazz, aqui ela ganha identidade própria ao dialogar com linhas melódicas de forte apelo vocal, sustentadas pelo ritmo marcante da diáspora negra.
.
Para a gravação, o septeto reuniu um time de músicos de destaque na cena instrumental brasileira: Bruno Tessele (bateria), Gustavo Sato (contrabaixo), Edinho Sant’anna (piano), Felipe Aires (trompete), Feldeman Oliveira (trombone) e Victor Alcântara (saxofone tenor), ao lado de João Marcondes no violão, composições e arranjos.
.
Este disco inaugura a sequência de lançamentos de João Marcondes em 2026, e é o primeiro trabalho do João Marcondes Septeto com composições e arranjos assinados pelo próprio Marcondes. O grupo já lançou anteriormente três álbuns, EARTH, COSMOS e 2000’s Pinball. Além do tributo musical, “Now I Know” surge no momento em que João Marcondes celebra 25 anos de carreira, refletindo sobre o que significa ser artista, o que é arte e, sobretudo, quem define a ação artística. Compositor e educador musical, sua trajetória é dedicada à criação, pesquisa e ensino. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, é autor de mais de 70 livros, criador de sete cursos reconhecidos pelo MEC e referência na formação de músicos e compositores no Brasil. Com atuação internacional em 23 países, realiza palestras e workshops sobre composição, improvisação e música brasileira. Como compositor, possui mais de 700 obras, muitas delas registradas em discos e trilhas para cinema e dança, e lidera projetos de criação musical voltados à nova música de câmara brasileira, atuando como mentor de jovens compositores.
Disco ‘Now I Know’• João Marcondes Septeto • Selo Azul Music • 2026
— Um tributo contemporâneo à Moacir Santos —
Músicas / compositor
1. Solstício (João Marcondes)
2. Dos Santos (João Marcondes)
3. Mané (João Marcondes)
4. Equinócio (João Marcondes)
5. Solstício (João Marcondes) / Alternative Track
6. Mané (João Marcondes) / Alternative track
– ficha técnica –
João Marcondes – composições, arranjos e violão | Bruno Tessele – bateria | Gustavo Sato – contrabaixo | Edinho Sant’anna – piano | Felipe Aires – trompete | Feldeman Oliveira – trombone | Victor Alcântara – saxofone tenor | Engenheiro de som, mixagem e masterização: Adonias Júnior | Gravação: Estúdio Arsis | Assessoria de imprensa: Débora Venturini | Selo: Azul Music | Formato: Digital | Ano: 2026 | Lançamento: 31 de janeiro | ♪Ouça o álbum: clique aqui
Leia também
:: Álbum ‘Fabulações Baudelairianas: récita camerística de Botiquim’ | João Marcondes, Paulo Iumatti e Álvaro Faleiros
:: João Marcondes lança álbum ‘The Smile and the Flower Suite’
:: João Marcondes e Quarteto Topázio lançam álbum ‘Brazilian Sadness Pt. 2’
:: João Marcondes lança álbum ‘Suite: Arquétipo Noturno para Violoncelo e Clarinete’
:: Núcleo de compositores Access Core lança álbum ‘String Quartets’
:: The Unpredictable lança álbum ‘Opus 5’, pelo selo Azul Music
:: Coletivo Sonoras lança álbum ‘Opus 3’, pelo selo Azul Music
:: João Marcondes lança álbum ‘Brazilian Suite No. 1 for Piano and Viola’
:: João Marcondes lança álbum ‘Afro-Brazilian Suite Ancestrality for Harp, Cello and Clarinet’
:: João Marcondes lança álbum ‘Vertigo’, obra original para quarteto de cordas
:: João Marcondes lança álbum ‘Andean Airs’, inspirado pelas cores e sons dos Andes
> Siga: @joaomarcondesoficial | @estudioarsis | @azulmusic
Série: Discografia da Música Brasileira / Música Instrumental / Música de concerto / música de câmara / Álbum.
Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
