No dia 7 de maio, terça-feira, o projeto Instrumental Sesc Brasil apresenta o compositor e multi-instrumentisa Filó Machado, às 19h, celebrando mais de 60 anos de trajetória. O show acontece no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, com ingressos gratuitos e transmissão ao vivo pelo canal do Instrumental Sesc Brasil no YouTube.
.
O projeto inclui ainda uma Masterclass com Filó Machado, a realizar-se no dia 8 de maio, das 19h às 21h, no Centro de Música do Sesc Consolação, com entrada também gratuita.
.
Filó Machado (violão) toca acompanhado pelo seu quinteto, formado por Fábio Leandro (piano), Felipe Machado (violão), Carlinhos Noronha (baixo), Sergio Machado (bateria) e João Paulo Barbosa (sax), além dos músicos convidados – Jorginho Neto (trombone), Sidmar Vieira (trompete), Daniel D’Alcantara (flugelhorn) e Marisa Liu (clarineta). A musicista, arranjadora e compositora Léa Freire (piano e flauta) faz participação especial no show. Filó é responsável pelos arranjos e pela direção das intervenções realizadas pelos instrumentistas.

No espetáculo, concebido especialmente para o Instrumental Sesc Brasil, Filó Machado apresenta 11 composições autorais, sendo algumas inéditas (apresentadas somente em shows ao vivo), como “Vadeco” (composta em homenagem a seu amigo músico que faleceu, em 2020, em decorrência da covid-19), “Plano de Voo”, “Wal”, “Laurence”, “To My Friend Legrand”, “Marco Zero”, “Pam Pam”, “Jojô” e outras. O programa ilustra sua rica e longa trajetória de 63 anos de música, em paralelo à sua busca pela originalidade. Os arranjos de Filó Machado buscam abrilhantar as harmonizações, desenhadas ao violão na concepção das melodias, criando uma instrumentação acústica com piano, violão, bateria, baixo e metais que ressalta a excelência dos músicos que o acompanham.
.
O artista, de 73 anos, é reconhecido não só pelo virtuosismo como multi-instrumentista ou pela originalidade e criatividade nas composições, sua interpretação encanta também pelo timbre personalíssimo e pela força de seu canto. Sua música transborda sensações: o dedilhar de ritmos que passam por sons dos diversos “brasis” se conecta com a música do mundo, tendo o artista imerso em sua história, sua vida e sua arte integrada às melodias.
.
Instrumental Sesc Brasil é um espaço de shows instrumentais, um encontro entre músicos novos e consagrados de diversas vertentes. – O projeto pioneiro de música instrumental do Sesc foi adaptado para a televisão, em 1990, mas já existia na unidade do Sesc Paulista, desde o início da década de 80. Atualmente, os shows acontecem semanalmente no Teatro Anchieta, na unidade Sesc Consolação.

Sobre Filó Machado
Cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador, com mais de 60 anos de carreira, 13 discos lançados, uma indicação ao Grammy Latin Jazz, e vencedor do Prêmio Profissionais da Música, categoria Autor, Filó Machado é considerado por muitos como “Mestre da Música”. Apresentou-se em dezenas de países, dividiu palco com nomes como Michel Legrand, Jon Hendricks, Silvain Luc, Dory Caymmi, Gal Costa, João Donato, Raul de Souza, Kenny Barron, Joyce Moreno, Arismar do Espírito Santo, Leny Andrade, Os Cariocas, Tetsuo Sakurai e outros. Nas gravações de discos, constam parcerias com Hermeto Paschoal, Andreas Oberg, John Patitucci, Cesar Camargo Mariano, Djavan, Jorge Vercillo, Kenny Barron, SWR Big Band Stuttgard e Warvey Waynapel. Apresentou-se em importantes teatros e festivais: Teatre de Bercy (Paris), Carnegie Hall (New York), Massey Hall (Toronto), Motion Club (Yokohama), Java Jazz Festival (Jackarta), Teatre Flagey (Bruxelles), Teatro Nacional Sucre (Quito), Teatro de Kiev (Kiev), D’izzys Club Coca Cola (New York), Pescara Jazz (Ilhas Canárias), Festival de Jazz de Barquisimeto (Venezuela) e, no Brasil, Jazz & Blues do Maranhão, Jericoacoara Jazz), Ibitipoca Jazz e Santos Jazz, entre outros.
.
Em 2021, comemorou 70 anos de vida e 60 de carreira com shows virtuais; lançou o Filó Machado 60/70 Songbook (virtual, gratuito); dirigiu show do neto Felipe Machado; tocou e foi diretor musical do Festival SP Choro in Jazz e apresentou-se em unidades do SESI-SP. Em 2023, apresentou-se nos Sesc’s Rio Preto e Pompeia e no Teatro B32 (convidado da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica) e realizou a Eurotour – Lituânia, Alemanha, Espanha, Itália, Portugal e França. Para 2024, prepara o lançamento de dois novos álbuns e, em razão ser selecionado pelo Programa Ibermúsicas, fará circulação do espetáculo atual por Portugal.
Filó Machado | www.filomachado.com | >> Siga: @filomachadomusico
.
> Veja também: Filó Machado – uma viagem pela discografia do artista

revistaprosaversoearte.com - Instrumental Sesc Brasil apresenta Filó Machado no  Sesc Consolação
Filó Machado – foto: Marco Aurélio Olímpio

SERVIÇO
Instrumental Sesc Brasil
Show: Filó Machado
Dia 7 de maio de 2024. Terça, às 19h
Gratuito – Ingressos disponíveis no dia 7/5 – no portal sescsp.org.br, a partir das 12h, ou nas bilheterias das unidades do Sesc SP, a partir das 14h.
Local: Teatro Anchieta (280 lugares). Duração: 90 minutos. Classificação: Livre.
Transmissão online ao vivo: Youtube/InstrumentalSescBrasil
.
Masterclass com Filó Machado
Dia 8 de maio, de 2024. Quarta, das 19h às 21h
Local: Centro de Música do Sesc Consolação
Gratuito – Distribuição de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
.
SESC CONSOLAÇÃO
Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque. São Paulo/SP.
Tel.: (11) 3234-3000. Acessibilidade: Sim.
Na rede: @sescconsolacao – Site: www.sescsp.org.br/consolacao
.

 

.

 

 

.







Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar