MÚSICA

Gustavo Bertoni apresenta o disco ‘I Got My Eyes Fixed’

O quarto disco solo do músico brasiliense mistura Pop, ambient, trip-hop e foi gravado em Los Angeles. Gustavo Bertoni apresenta o disco ‘I Got My Eyes Fixed’
.
Unindo a canção pop com o piano minimalista e o trip hop, o quarto disco da carreira-solo de Gustavo BertoniI Got My Eyes Fixedgravado em Los Angeles, no estúdio do lendário produtor Mario Caldato, mergulha em sentimentos de liberdade, melancolia e delicadeza com alto teor artístico. O trabalho, produzido por Lucas Mayer, chegou nos aplicativos de streaming no dia 1 de junho (2023).
.
Inspirado em pianistas contemporâneos como Nils Frahm, Hania Rani e Ólafur Arnalds, Bertoni buscou aproximar a música ambiente da canção, como algo que sirva como acompanhamento dos momentos do dia a dia, mas que também seja auto suficiente para ser protagonista de uma escuta. O cantor compôs boa parte do disco utilizando um piano japonês dos anos 40, que encontrou abandonado no depósito de um apartamento durante a pandemia.
.
Assim como o título do álbum, as faixas possuem um tema em comum: a visão. A ideia surgiu em um consultório de exame oftalmológico, onde Bertoni ficou intrigado com os exames para uma cirurgia de astigmatismo. O processo de dilatar a pupila, ver com mais ou menos  clareza, olhar a angulação da córnea e as linhas que ali são traçadas. O artista começou a brincar com a ideia de que se  cada um dos tubos que giramos até encontrar o grau certo no exame fosse um pilar do pensamento — como crenças, política, formas de amar ou filosofia de vida.  Desta forma, ele faz  uma reflexão e provocação sobre como seria  criarmos a  própria visão de mundo, uma visão autoral e única, que seja, dentro do possível, o menos manipulável por narrativas externas.

Algumas faixas possuem beats enquanto outras são instrumentais, explorando os gêneros que  o cantor mais ouviu nos últimos anos. “Acredito que ‘I Got My Eyes Fixed’ é um disco que, de alguma forma, é um pouco mais esperançoso do que os últimos. Há menos culpa ou melancolia em geral nas letras, é um disco bem resolvido.Por mais que às vezes seja denso sonoramente, as letras trazem uma certa busca por simplicidade, uma busca pelo bem-estar que construir essa visão de mundo autoral, que nos dá integridade, pode trazer.”, explica Bertoni.
.
A questão do tempo é presente no disco, que terá três músicas instrumentais e visualizers em plano sequência. O título I Got My Eyes Fixed representa a intenção de não querer enxergar melhor do que outros, mas sim olhar para o mundo de uma forma autêntica e plural.
.
I Got My Eyes Fixed aumenta a discografia de Gustavo Bertoni, que lista: The Pilgrim (2015), Where Light Pours In (2018) e The Fine Line Between Loneliness And Solitude (2020).

Capa do álbum ‘I Got My Eyes Fixed’ • Gustavo Bertoni • Selo Slap • 2023

DISCO ‘I GOT MY EYES FIXED’ • Gustavo Bertoni • Selo Slap • 2023
Canções/ compositores:
1. Tides (Gustavo Bertoni)
2. Ped xing (Gustavo Bertoni)
3. Hyaline (Gustavo Bertoni)
4. I ill wait for you there, love (Gustavo Bertoni)
5. Daydream (Gustavo Bertoni) | Participação especial: Giulia Lins
6. Under the circumstance “Phoropter” (Gustavo Bertoni e Lucas Mayer)
7. Madly ways of staying sane (Gustavo Bertoni)
8. The listening room (Gustavo Bertoni)
9. Marionettes (Gustavo Bertoni)
10. The weight of a tranquil love (Gustavo Bertoni)
11. Crystals (Gustavo Bertoni)
– ficha técnica –
Gustavo Bertoni (piano e voz) | Participação especial: Giulia Lins  (voz – fx. 5) || Estúdio: Mário Caldato (Los Angeles) | Produção: Lucas Mayer | Mixagem: Ricardo Ponte | Masterização: Erwin Mass | Selo: Slap | Formato: CD / Digital | Ano: 2023 | Lançamento: 1 de junho | #* Ouça o álbum: (ouça aqui).
.
Série: Discografia da Música Brasileira / POP e instrumental.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Espetáculo ‘O Fim do Teatro’ realiza temporada no Teatro Glauce Rocha

Revezando entre três narrativas que se passam no mesmo palco, mas em diferentes tempos, a…

11 horas ago

Espetáculo ‘Sempre mais que um’, de Marcus Moreno segue em circulação pela cidade São Paulo

“Sempre mais que um”, trabalho coreográfico dirigido por Marcus Moreno, inspirado inicialmente na obra da…

12 horas ago

Show inédito do projeto “Terra Batida” em Campos do Jordão, com participação de Sérgio Pererê

João Oliveira, Jota Erre e Kabé Pinheiro apresentam o show “Terra Batida” em Campos do…

12 horas ago

Livro ‘As Letras de Clarice’ é uma celebração da diversidade e do poder da educação inclusiva

As Letras de Clarice, de Alessandra Almeida, é uma obra emocionante e educativa que narra…

13 horas ago

HQ ‘A Vida É Melhor Com Bichos!’

MOL Impacto e Petz anunciam primeira história em quadrinhos que vai beneficiar projeto no Sertão…

14 horas ago