Guitarras no feminino - com a guitarrista portuguesa Marta Pereira e a violonista Brasileira Samara Líbano - no Blue Note SP
As duas artistas celebram o Dia de Portugal em um encontro musical inédito no clube de jazz. A guitarrista portuguesa Marta Pereira e violonista Brasileira Samara Líbano, se encontram em show com a mistura da guitarra portuguesa e o violão de 7 cordas
.
Celebrando o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a guitarrista portuguesa Marta Pereira da Costa e a violinista brasileira Samara Líbano sobem ao palco para apresentar um concerto que cruza culturas, tradições e afetos através de suas cordas. No dia 10 de junho 2025, às 20h, o clube de jazz Blue Note São Paulo, recebe esse encontro musical raro, potente e profundamente representativo.
Reconhecida como a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no Fado, Marta Pereira da Costa rompe uma tradição historicamente masculina, dando nova voz e identidade ao instrumento. Ela conduz o público por uma viagem sensível e vibrante entre o Fado, a música tradicional portuguesa, o chorinho brasileiro e sonoridades da world music. “Sei que toco com muita paixão e essa é a minha verdade” é também o manifesto de Marta Pereira da Costa.
.
No palco deste show, sua guitarra portuguesa se encontra com o violão de 7 cordas de Samara Líbano — também ela uma das poucas mulheres em posição de destaque nesse universo. Samara é diretora musical e instrumentista respeitada, com passagens por projetos com Zélia Duncan, Nilze Carvalho, Ana Costa, entre outras.
Num encontro entre dois instrumentos e as suas linguagens, o repertório mescla clássicos como “Carinhoso”, “Chega de Saudade” e “Verdes Anos”, com composições autorais de Marta, como “Terra”, “Minha Alma” e “Dia de Feira”, e outros compositores internacionais no sentido de levar a guitarra portuguesa para o mundo.
.
O resultado é um espetáculo único, onde as linguagens musicais do Fado e do Choro se entrelaçam com naturalidade, abrindo espaço para a improvisação, o diálogo e a escuta mútua. Um verdadeiro tributo à herança lusófona e à força feminina na música instrumental.
.
“O poder que a música tem de nos conectar, de nos gerar memórias, emoções, sentimentos, é incrível! Neste show, onde as linguagens musicais eram bem diferentes, conseguimos nos admirar e nos proporcionar mergulhar na linguagem musical uma da outra e a partir daí, viajar, criar, curtir, curtir, solar, esperar, admirar, e querer fazer com que esse projeto voe e dê novos frutos. Conhecer a Marta Pereira da Costa foi um presente, um encontro potente, forte, generoso e respeitoso. Vida longa a esse encontro! Viva a Música!”, diz Samara Líbano.
.
O concerto tem apoio do programa Ibermúsicas, Arte Institute e Pestana Hotel Group.
Sobre a guitarrista Marta Pereira
Marta Pereira da Costa é a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no Fado – um instrumento historicamente dominado por homens. Com uma sonoridade única, Marta leva a guitarra portuguesa além das fronteiras do tradicional, explorando diálogos com o chorinho, jazz e world music. Reconhecida internacionalmente, já se apresentou em palcos como o Lincoln Center, Kennedy Center e Tiny Desk da NPR , além de ter colaborações com nomes como Richard Bona, Dulce Pontes e Toquinho, Hamilton de Holanda, Jaques Morelenbaum. Em 2024, lançou o seu segundo álbum, Sem Palavras, e foi indicado aos Prémios Play e IPMA, recebendo este último com Melhor Instrumental. Com sensibilidade e força, Marta afirma uma nova identidade para a guitarra portuguesa no mundo.
.
Sobre a violinista Samara Líbano
Samara Líbano é referência no violão de 7 cordas e uma das grandes representantes da música instrumental brasileira. Coordenadora da Escola de Música da AMC desde 2013, já acompanhou artistas como Zélia Duncan, Ana Costa, Teresa Cristina e Marcelo D2, além de se apresentar em países como França, Argentina, Angola e Peru. Premiada com a medalha Alcione como melhor instrumentista do Rio de Janeiro, Samara também atua como diretora musical em diversos espetáculos. Sua trajetória é uma excelência técnica e compromisso social, revelando uma artista completa, conectada com as raízes do samba e do choro, e comprometida com a formação de novos talentos da Baixada Fluminense.
SERVIÇO
“Encontro – Marta Pereira da Costa e Samara Líbano”
Data: 10 de junho 2025, segunda-feira
Horário: 20h
Local: Blue Note São Paulo @bluenotesp
Endereço: Av. Paulista, 2073 – Bela Vista, São Paulo–SP
Ingressos online: clique aqui.
Mais informações: @martapereiradacosta | @samaralibano
*
REPERTÓRIO
Marta Pereira da Costa
1. Terra (Marta Pereira da Costa)
2. Encontro (Rogério Charraz)
3. Movimento (Marta Pereira da Costa)
4. Verdes anos (Carlos Paredes e Pedro Tamen) / Summertime (George Gershwin)
5. Dia de feira (Marta Pereira da Costa)
6. Memórias (Marta Pereira da Costa)
7. Fado Lopes (José Lopes)
8. Vira de frielas (José Nunes)
9. Além terra (Mário Pacheco)
10. Dr. Albertino (Luís Rendall)
11. Minha alma (Marta Pereira da Costa) / solo
12. Tempo parado (Marta Pereira da Costa) / solo
13. Wave (Tom Jobim)
14. Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro)
15. Chega de saudade (Tom Jobim e Vinícius de Moraes)
———–
*
Samara Líbano
1. Lamentos (Pixinguinha e Vinícius de Moraes)
2. Sons dos carrilhões 2 – Sons dos Carrilhões (João Pernambuco)
3. Retrato brasileiro (Baden Powell)
4. Esotérico (Gilberto Gil)
5. Além da razão (Luiz Carlos da Vila, Sombrinha e Sombra)
6. Nervos de aço (Lupicínio Rodrigues)
7. Oduduá (Moacir Santos e Nei Lopes)
8. Cantos das três raças (Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte)
*
Parcerias: IBERMÚSICAS – Apoio a viagens; PESTANA HOTEL – Apoio de hospedagem; INSTITUTO ARTE – Apoio institucional
————-
Assessoria de imprensa: LEAD Comunicação / Flávia Tenório e Karollayne Dias
A canção “CORPO”, composta por Tauana Queiroz e Roberta Zerbini, faz uma reflexão sobre a…
Single “Preto Velho” de Ana Cacimba, uma interpretação contemporânea de um ponto tradicional afro-religioso de…
Cidadãos devem acertar contas com a Receita Federal até o dia 30 de maio .…
Entre a delicadeza e a tensão - Marya Bravo reata sua relação com a música…
'Prima Facie' retorna ao Rio de Janeiro após um ano com lotação esgotada, premiações e…
Como seria a sonoridade do choro atual? Com essa reflexão, Samuel Pompeo Quinteto estará no palco…