‘Clareira’ é nome do 3º álbum de Filpo e a Feira, com influências diversas ligadas ao repertório dos instrumentos utilizados pelo grupo como rabecas, violas brasileiras e pífanos. O disco tem 8 faixas inéditas e traz a participação da cantora Ceumar, em ‘Salve Marabô!’
.
Grupo Filpo e a Feira apresentam o terceiro disco ‘Clareira’ (Camboa/Distrokid) que traz oito composições inéditas de integrantes e parceiros da banda. O grupo é formado por Filpo Ribeiro (voz, rabeca e viola dinâmica); Marcos Alma (baixo e coro); Lipe Torre (voz, percussão e coro) e Alisson Lima (voz, percussão e coro). O álbum tem participação da cantora e compositora Ceumar, parceira de Filpo em Salve Marabô!.
A sonoridade do Filpo e a Feira explora instrumentos como a rabeca e a viola dinâmica de 10 cordas, além de zabumba, triângulo e baixo. Os arranjos e composições são inspirados em forró, coco, repertório das bandas de pífano, samba de roda, e outros mais ligados à cultura caipira e caiçara do sudeste como o fandango caiçara, reisada (folia de reis), romaria do divino e lundus do norte mineiro.
.
As músicas, todas próprias, têm títulos como Salve Marabô!, com participação e parceria da cantora Ceumar; Ybirá e Alderaci já bebeu, entre outros. A novidade em relação aos discos anteriores vem nas parcerias, como a referência Salve Marabô!, com Ceumar, e Nas vage da gameleira com Jaime Lira, cantor e compositor de Garanhuns/SP, residente em São Paulo.
.
Também é destaque a presença do zabumbeiro Lipe Torre interpretando o forró ‘salseado’ de sua autoria Você não gosta de mim ; e do percussionista Alisson Lima dividindo os vocais com Filpo de Bicho da seda . O álbum também traz as parcerias já consolidadas de Filpo com o baixista Marcos Alma, na música-título Clareira, e com o recifense Nilton Júnior no xote Cena de cinema.
Filpo e a Feira surgiu em 2014, dando continuidade à pesquisa de Filpo Ribeiro sobre rabeca e viola de 10 cordas. Processo iniciado com o grupo Pé de Mulambo (2007/2014), junto ao multi-instrumentista Marcos Alma, com quem havia produzido dois CDs do ‘Pé’, formou o núcleo do novo trabalho. Aos dois se juntaram os percussionistas Lipe Torre e Alisson Lima. Nos 10 anos de estrada o grupo participou de shows/CDs de Zé Pitoco, Sebastião Biano, Nicolas Krassik, Mestrinho, Oswaldinho do Acordeon, Nelson da Rabeca e Dona Benedita, Dona Rosália, Renata Mattar, Tião Carvalho e Mestra Penha Cirandeira.
.
O primeiro CD, Contos de beira d’água (Tratore/2017) foi contemplado pelo edital ProAc da Secretaria de Cultura do Estado de S. Paulo, resultando, além da gravação, shows de lançamento e oficinas por cidades do interior de SP. O 2º, Morada do vento (Tratore/2022), teve circulação pelo Estado através do edital ProAC Expresso Lab (2023), além de shows de lançamento por unidades do SESC SP.
Em 2018, Filpo e a Feira tocou no Festival Forró de Domingo (Stuttgart/Alemanha), que teve também Oswaldinho do Acordeon e bandas que residem fora como Forró Bamba (Inglaterra) e Forró de Ka (Alemanha). Em outubro/2018 e dezembro/2019, o músico Filpo excursionou pelo Japão realizou apresentações, gravações e workshops ao lado do maestro Michio O’Hara (cravo). Esteve em cidades como Tóquio, Nagoya, Osaka, Komaki, Yokkaichi, Kasugai e Obu, divulgando a música da rabeca, desde a tradição medieval até a sua presença na música brasileira.
.
Desde 2015, Filpo e a Feira mantém todas as terças o projeto Rabecada e Rubacão , na Vila Madalena (S. Paulo). É uma roda de forró aberta a canjas em clima de ‘ensaio’. O ambiente ‘acolhedor’ tem se formado um público ao longo dos anos. Proporciona relação estreita entre a plateia dançante e os músicos.
.
A capa, mostrando o cuidado de Filpo e a Feira com o projeto, é da artista plástica paraense Adriana Nuso.

Disco ‘Clareira’ • Filpo e a Feira • Selo Camboa/Distrokid • 2025
Canções /compositores
Disco
Canções /compositores
1. Salve Marabô! (Filpo Ribeiro e Ceumar) | Participação de Ceumar
2. Ybirá (Filpo Ribeiro)
3. Cena de cinema (Filpo Ribeiro e Nilton Júnior)
4. Nas vage da gameleira (Filpo Ribeiro e Jaime Lira)
5. Clareira (Filpo Fibeiro e Marcos Alma)
6. Você não gosta de mim (Lipe Torre) com vocal solo de Lipe Torre
7. Bicho da seda (Filpo Ribeiro) com vozes de Filpo e Alisson
8. Alderaci já bebeu (Filpo Ribeiro)
– ficha técnica –
Faixa 1: ‘Salve Marabô!’ – Ceumar: voz; Filpo Ribeiro: voz, viola de 11 cordas, rabeca, violão de 12 cordas e coro; Marcos Alma: baixo e agogô; Alisson Lima: atabaque, agbe, mineiro, pandeiro, efeitos e coro; Lipe Torre: pandeiro, zabumba, efeitos e coro | Faixa 2: ‘Ybirá’ – Filpo Ribeiro: voz, violão rabeca e pífano; Alisson Lima: maracás e coro; Lipe Torre: zabumba e coro; Marcos Alma: coro | Faixa 3: ‘Cena de cinema’ – Filpo Ribeiro: voz, rabeca, viola caipira e pífanos; Marcos Alma: baixo, efeitos de percussão e coro; Alisson Lima: triângulo e coro; Lipe Torre: zabumba e coro | Faixa 4: ‘Nas vage da gameleira’ – Filpo Ribeiro: voz e rabeca; Marcos Alma: baixo e coro; Alisson Lima: triângulo, pandeiro, mineiro, tamancos e coro; Lipe Torre: zabumba e coro | Faixa 5: ‘Clareira’ – Filpo Ribeiro: voz, viola caipira, rabeca, guitarra de 12 cordas e baixo; Marcos Alma: moringa, claves e coro; Alisson Lima: triângulo, maracas, atabaque e coro; Lipe Torre: zabumba e coro | Faixa 6: ‘Você não gosta de mim’ – Lipe Torre: voz, violão, baixo, zabumba, campana e latas; Filpo Ribeiro: viola dinâmica de 10 cordas, rabecas, pífanos e coro; Marcos Alma: coro; Alisson Lima: maracas, conga e coro | Faixa 7: ‘Bicho da seda’ – Filpo Ribeiro: voz, rabeca e cor; Alisson Lima: voz, cavaco, triângulo, pandeiro, mineiro, agogô e coro; Marcos Alma: baixo e coro; Lipe Torre: zabumba e coro| Faixa 8: ‘Alderaci já bebeu’ – Filpo Ribeiro: rabecas e efeitos de percussão; Marcos Alma: baixo; Alisson Lima: triângulo; Lipe Torre: zabumba e bateria || Produção musical e executiva: Filpo Ribeiro | Arranjos: Filpo Ribeiro, Marcos Alma, Alisson Lima e Lipe Torre | Gravado no estúdio Casa Amarela e Nheengatu (SP), entre abril e outubro (2024) | Técnicos de gravação, edição e mixagem: Marcos Alma e Filpo Ribeiro | Masterização: Marcos Alma (Estúdio Neengatu) | Arte: Adriana Nuso | Fotos: Sérgio Silva | Rabecas usadas nas gravações foram confeccionadas pelas artes Seu Ernesto Dias (Pariquera Açú/SP) – faixa 1; Nelson da Rabeca (Marechal Deodoro/SL) – faixa 2; e Filpo Ribeiro – faixas 3, 4, 5, 6, 7 e 8 | Assessoria de imprensa: Tambores Comunicações / Moisés Santana | Selo: Camboa | Distribuição digital: DistroKid | Formato: CD digital | Ano: 2025 | Lançamento: 14 de maio | ♪Ouça o álbum: clique aqui.
.
Prêmios
Edital ProAc/2018 – Sec. de Est. da Cultura de S. Paulo. Edital de Fomento ao Forró/2020 – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Edital ProAc Expresso LAB/2021 – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de S. Paulo.
Edital Proac Expresso 2022 – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

.
>> Siga: @filpoeafeira
.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Canção / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske