segunda-feira, julho 22, 2024

Global Editora apresenta nova edição da primeira obra de José Lins do Rego após o famoso “Ciclo da Cana-de-açúcar”

Com a publicação do livro Pureza, obra de José Lins do Rego, Global Editora tem em seu catálogo a obra completa do autor paraibano
.
Quando concluiu o Ciclo da cana-de-açúcar, com o livro que é considerado sua obra-prima, Fogo MortoJosé Lins do Rego se afasta um pouco dos engenhos e da personalidade complexa de seus personagens e aponta sua caneta para uma paisagem mais singela e melancólica, características que batem com a personalidade de Lourenço de Melo, personagem principal de Pureza.
.
A escolha do título do livro é devido ao nome do vilarejo onde o protagonista decide morar. Lola, como também é conhecido, é um homem tomado pela paranoia e pelo medo: ainda pequeno perdeu a mãe para a tuberculose, e logo em seguida a irmã, que sempre foi franzina. Após crescer sempre muito protegido pelo pai, e com pouco acesso a vida real e seus problemas, acaba perdendo a figura paterna também. Decidido que seu destino é a morte, assim como todos ao seu redor, ele se isola no interior para esperar pelo seu destino em paz, vivendo um dia de cada vez e se isolando dos perigos externos.
.
Quando finalmente se estabelece em Pureza, Lola conhece a família do Seu Antônio, chefe da ferrovia que estava sendo construída na região. Desejando amor e contato físico mais do que tudo, ele estabelece relacionamentos com as filhas, Margarida e Maria Paula.

O livro explora as dificuldades de Lourenço em conseguir se relacionar devido sua personalidade tímida e introspectiva, além de que ele não consegue se livrar da sombra da doença que acometeu a mãe e a irmã. O romance com as irmãs acaba sendo um grande estímulo para sua jornada de autodescoberta, que vem acompanhada com uma espécie de redenção por meio do amor.
.
Considerado um ponto de virada na literatura de José Lins do Rego, Pureza é um livro imersivo e com uma visão sentimental da existência. O romance foi adaptado para o cinema em 1940 e foi dirigido por Eduardo Chianca e estrelado por Procópio Ferreira e Sarah Nobre.
.

revistaprosaversoearte.com - Global Editora apresenta nova edição da primeira obra de José Lins do Rego após o famoso "Ciclo da Cana-de-açúcar"FICHA TÉCNICA
Título: PUREZA
Autor: José Lins do Rego
Editora: Global Editora
ISBN: 978-65-5612-423-0
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 224
Ano: 2023
Mais informações: Global Editora

Sobre o autor:
José Lins do Rego nasceu em 3 de junho de 1901, em Pilar, Paraíba e faleceu em 12 de setembro de 1957, na cidade do Rio de Janeiro. Publicou em 1932 seu primeiro livro, Menino de engenho, romance que foi seu passaporte de entrada para a história do moderno romance brasileiro. Além de romancista, o escritor paraibano foi também contista, cronista, tradutor e jornalista, tendo contribuído ao longo de sua vida para vários periódicos brasileiros. Seus livros foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, dentre outras línguas. Em 1956, ano anterior ao de seu falecimento, tornou-se membro da Academia Brasileira de Letras.

.
Sobre o Grupo Editorial Global
Criada em 16 de outubro de 1973, a Global Editora se destaca no mercado editorial por seu propósito de divulgar temas e autores nacionais que valorizam a formação cultural do brasileiro. Em 2023, a Global completa 50 anos onde diversificou sua atuação no mercado editorial e criou três respeitados selos, com publicações destinadas ao mais variado público leitor. Hoje, denominado Grupo Editorial Global, agrega a Global Editora, com obras dos mais renomados autores nacionais, a Gaudí Editorial, voltada às crianças em seus primeiros anos de vida, a Editora Gaia, que alimenta o leitor no sentido de viver em perfeita harmonia com ele mesmo e com o universo e a Nova Aguilar, que apresenta com um forte catálogo de obras completas dos mais célebres autores nacionais e internacionais.
Editorial Global na rede: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | Linkedin | Site.
.
>> Imagem (capa da matéria): Capa do livro ‘Pureza’ e caricatura José Lins do Rêgo, por William.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES