quarta-feira, junho 19, 2024

Fundação Osesp divulga finalistas do Concurso Compositoras Latino-Americanas

Como parte das comemorações dos 70 anos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, a Fundação Osesp realizou entre agosto e novembro de 2023 as inscrições para o Concurso Compositoras Latino-Americanas. No total, foram recebidas 26 obras de nove países diferentes (Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Venezuela e Uruguai).

Após 15 dias de análise, a banca avaliadora — composta por Ligia Amadio, Sílvia Berg e Aylton Escobar — escolheu as três finalistas que terão seus trabalhos executados pela Osesp em um concerto aberto ao público, na Sala São Paulo, no próximo dia 23 de fevereiro. São elas:
.
Denise Hortência Lopes Garcia (Brasil) | “C.A.C.O.S. (Celebração da Arte e Cultura Ocidental Sinfônica)”
Garcia é compositora residente em São Paulo (Brasil) e Professora Livre Docente do Instituto de Artes da Unicamp. Sua formação acadêmica inclui bacharelado em Música pela USP, mestrado em Artes pela Unicamp, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pós-doutorado pela Escola de Música da UFRJ, além de ter estudado composição na Musikakademie Detmold e na Musikhochshule de Munique. Ela tem dois álbuns com composições autorais já lançados e obras presentes em coletâneas.
.
Eva García Fernández (Argentina) | “Imagen-tiempo”
Compositora, saxofonista, professora, pesquisadora e performer de Buenos Aires (Argentina), Fernández é bacharel em Música pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF). Estudou composição com nomes como Gabriel Valverde, Marcos Franciosi, Antonio Zimmerman, Diego Taranto e Juan Carlos Tolosa.
.
Stephanie Macchi (Argentina) | “Pampeana”
Macchi começou seus estudos musicais no Conservatório Julián Aguirre de Buenos Aires, onde estudou piano com a professora Ana Stampalia e começou a explorar o universo da composição. Atualmente, vive em Barcelona e cursa licenciatura em composição na Escola Superior de Música da Catalunha, com orientação do professor Bernat Vivancos.
.
Após a finalização do Concurso, uma das três obras será gravada pela Osesp em um álbum comemorativo, que contará também com trabalhos dos compositores Andrew Norman, Clarice Assad, Esteban Benzecry, Felipe Lara, Heinz Holliger e Unsuk Chin.

Sobre o Concurso Compositoras Latino-Americanas
Em 2024, a Osesp celebra sete décadas de história e, como parte desse ano especial, a Fundação Osesp realiza a primeira edição do Concurso Compositoras Latino-Americanas.
.
Foram aceitas apenas obras sinfônicas inéditas, entre 7 e 10 minutos, com os temas “70 anos da Osesp”, “Celebração Cultural”, “Celebração da Arte e Cultura das Américas”. As participantes tinham que ser natas ou naturalizadas de países da América-Latina, critério que engloba vinte nações: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

As três peças finalistas do Concurso serão executadas pela Osesp em um concerto aberto ao público, na Sala São Paulo, no dia 23 de fevereiro de 2024, sob regência do Diretor Musical e Regente Titular da Orquestra, Thierry Fischer. Logo após a finalização do Concurso, será realizada a gravação de execução, pela Osesp, da obra vencedora dentre as três. O fonograma resultante dessa gravação comporá um álbum em celebração aos 70 anos da Orquestra, que também reunirá trabalhos dos compositores Andrew Norman, Clarice Assad, Esteban Benzecry, Felipe Lara, Heinz Holliger e Unsuk Chin (sete nomes, um para cada década de história).
.
Além da oportunidade de ter sua obra gravada e inserida em um álbum da Osesp, a vencedora receberá o prêmio de USD 5.000,00 (brutos).
.
As inscrições para o Concurso foram encerradas no dia 25 de novembro de 2023.

Sobre a Fundação Osesp
A Fundação Osesp é uma instituição sem fins lucrativos que busca apoiar, incentivar, desenvolver e promover a cultura, a educação e a assistência social, com ênfase nas músicas de concerto, instrumental e vocal. Qualificada como Organização Social da Cultura, mantém contrato de gestão com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo para a manutenção e o desenvolvimento da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, a Sala São Paulo, o Coro da Osesp, os Coros Infantil e Juvenil, a Academia de Música, a Editora da Osesp, o Centro de Documentação Musical e o Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão. Realiza ações de educação musical para crianças, jovens e adultos; promoção, capacitação e treinamento de profissionais das áreas da música e da educação; e desenvolvimento de plateias. Cumpre também com a missão de fomentar e desenvolver a música brasileira ao promover pesquisa, documentação, publicação, execução, gravação e divulgação do repertório nacional, sinfônico e de câmara. A Fundação Osesp foi instituída em 22 de junho de 2005 e, em 1º de novembro do mesmo ano, foi firmado o contrato de gestão com o Governo do Estado de São Paulo.

Sobre a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
Fundada em 1954, desde 2005 é administrada pela Fundação Osesp. Thierry Fischer tornou-se Diretor Musical e Regente Titular em 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Seus antecessores foram Yan Pascal Tortelier, John Neschling, Eleazar de Carvalho, Bruno Roccella e Souza Lima. Em 2016, a Orquestra esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê na China. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira. Em outubro de 2022, a Osesp — Orquestra e Coro — estreou no Carnegie Hall, em Nova York, realizando dois programas — o primeiro como convidada da série oficial de assinaturas da casa, o segundo com o elogiado projeto “Floresta Villa-Lobos”. Na Temporada 2024, a orquestra celebrará 70 anos de história com programação especial e a realização de uma turnê internacional.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES