AGENDA CULTURAL

Festival Povos da Floresta | Porto Velho

O Festival dos Povos da Floresta inicia sua trajetória potente em Porto Velho com imersão estética e cultural. Evento que celebra a riqueza cultural da Amazônia com exposições, apresentações indígenas, oficinas, arte e shows musicais, passará por cinco capitais brasileiras
.
Porto Velho recebe, entre os dias 29 de maio e 8 de junho 2025, a primeira edição do Festival dos Povos da Floresta, um evento multidisciplinar que nasce da necessidade de deslocar o olhar do Brasil para a Amazônia não como reserva de recursos, mas como território de produção cultural potente e contemporâneo.

“Este festival representa uma mudança de paradigma na forma como o Brasil enxerga a produção cultural amazônica. Não estamos falando apenas de preservação de tradições, mas de um movimento contemporâneo, vivo e pulsante que dialoga com questões urgentes do nosso tempo”, afirma Fabiana Gomes, diretora de projetos do Centro Rioterra, idealizadora do evento.
.
Na programação, a Exposição Juvia, no Porto Velho Shopping, onde permanece até o dia 8 de junho, apresenta um recorte artístico múltiplo e sensível sobre os povos da floresta, reunindo fotografias, pinturas, esculturas, documentários e clipes musicais, selecionados por meio de chamamento público, além de parte do Acervo Rioterra, que celebrou 25 anos de atuação na região. A mostra também inclui obras dos artistas convidados como Paula Sampaio (PA) e Gustavo Caboco (RR). Segundo a curadora Rosely Nakagawa, responsável pela exposição Juvia, o projeto estabelece uma ponte entre o Brasil e a diversidade cultural da Amazônia. “A proposta integra inovação e saberes ancestrais, valorizando a pluralidade amazônica por meio da arte e das experiências vividas por seus povos”, destaca.

Na programação musical, com a curadoria de Aline Moraes, o Palco Petrobras reúne artistas como Gabriê (RO), Patrícia Bastos (AP), Ernesto Melo e Bado (RO), Nilson Chaves (PA) e Quilomboclada (RO), apresentações dos povos Gavião, Arara, Makurap , Tupari e Zoró, reafirmando a pluralidade de vozes e narrativas que compõem a floresta. E para encerrar a programação, o músico Lenine, reconhecido por sua trajetória poética e engajada. Sua presença no festival abraça e reforça o propósito do evento de conectar o Brasil urbano às vozes da floresta, ampliando o reconhecimento das culturas tradicionais como parte vital da identidade nacional. “Este é um projeto semente. Ao pensar nessa curadoria, meu desejo foi provocar encontros e criar pontes, revelando toda a potência musical dessa terra em suas múltiplas vertentes”, explica Aline Moraes.
.
Idealizado pela Rioterra e apresentado pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto promove o encontro entre tradição e contemporaneidade, e ainda fomenta um espaço de visibilidade nacional, fortalecimento identitário e protagonismo para os povos da Amazônia. Com acesso gratuito e acessível a todos os públicos, a programação valoriza mestres da cultura popular, coletivos artísticos, artistas indígenas e lideranças territoriais, compondo um mosaico vivo das expressões amazônicas.
.
O Festival conta com uma programação diversificada, com oficinas de vídeo e fotografia com celular, rodas de conversa temáticas. A proposta é criar um circuito contínuo de vivência cultural, estimulando a formação de público e o protagonismo amazônico em múltiplas linguagens.

Festival dos Povos da Floresta inicia sua trajetória potente em Porto Velho com imersão estética e cultural. Evento que celebra a riqueza cultural da Amazônia

INTERLOCUÇÃO NACIONAL E PROTAGONISMO INDÍGENA
O festival promove um importante diálogo entre artistas locais e nomes consolidados do cenário nacional. Após Porto Velho, o Festival dos Povos da Floresta seguirá para Boa Vista (RR), Macapá (AP), Belém (PA) e encerrará seu circuito em Brasília (DF). Em cada cidade, o evento propõe experiências culturais voltadas à valorização dos saberes amazônicos, promovendo redes de intercâmbio entre artistas, lideranças e territórios.

Festival Povos da Floresta | Porto Velho

SERVIÇO
Festival dos Povos da Floresta – Etapa Porto Velho
De 29 de maio a 8 de junho de 2025
Locais: Parque da Cidade e Porto Velho Shopping
Entrada gratuita e acessível para todos os públicos
Mais informações: @festivaldospovosdaflorestafestival@povosdafloresta.art.br
—————–
Assessoria de imprensa: Débora Venturini

Festival Povos da Floresta | Porto Velho
Festival Povos da Floresta | Porto Velho
Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Pare de Esperar: Por que 2026 é o Último “Ano Dourado” para Estes 3 Destinos

Por anos, viajantes têm repetido a mesma frase: no próximo ano. No próximo ano eu…

6 horas ago

‘Uma escuta sensível do tempo: Maristela Rocha sobre Chiquinha Gonzaga’, por Paulo Baía

O artigo “Chiquinha Gonzaga: um legado que atravessa o tempo”, assinado por Maristela Rocha, é…

8 horas ago

Andre Correa lança álbum de estreia ‘Seasons’

'Seasons', álbum de estreia do guitarrista e compositor Andre Correa, traz repertório autoral que une…

3 dias ago

Helder Viana lança single ‘Meu Amor, Minha Flor’, com participação do grupo Boca Livre

Com um time de peso formado por músicos como Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Jamil Joanes,…

3 dias ago

Caetano Veloso e Tom Veloso lançam single ‘Mais Simples’, de José Miguel Wisnik

O cantor e compositor Caetano Veloso gravou com o filho Tom Veloso a canção “Mais…

3 dias ago

Carol Pedroso lança EP ‘Eu Canto Minha Força, Meu Lugar’

EP Eu Canto Minha Força, Meu Lugar é um projeto musical de Carol Pedroso, que…

3 dias ago