Festival Povos da Floresta | Porto Velho
O Festival dos Povos da Floresta inicia sua trajetória potente em Porto Velho com imersão estética e cultural. Evento que celebra a riqueza cultural da Amazônia com exposições, apresentações indígenas, oficinas, arte e shows musicais, passará por cinco capitais brasileiras
.
Porto Velho recebe, entre os dias 29 de maio e 8 de junho 2025, a primeira edição do Festival dos Povos da Floresta, um evento multidisciplinar que nasce da necessidade de deslocar o olhar do Brasil para a Amazônia não como reserva de recursos, mas como território de produção cultural potente e contemporâneo.
“Este festival representa uma mudança de paradigma na forma como o Brasil enxerga a produção cultural amazônica. Não estamos falando apenas de preservação de tradições, mas de um movimento contemporâneo, vivo e pulsante que dialoga com questões urgentes do nosso tempo”, afirma Fabiana Gomes, diretora de projetos do Centro Rioterra, idealizadora do evento.
.
Na programação, a Exposição Juvia, no Porto Velho Shopping, onde permanece até o dia 8 de junho, apresenta um recorte artístico múltiplo e sensível sobre os povos da floresta, reunindo fotografias, pinturas, esculturas, documentários e clipes musicais, selecionados por meio de chamamento público, além de parte do Acervo Rioterra, que celebrou 25 anos de atuação na região. A mostra também inclui obras dos artistas convidados como Paula Sampaio (PA) e Gustavo Caboco (RR). Segundo a curadora Rosely Nakagawa, responsável pela exposição Juvia, o projeto estabelece uma ponte entre o Brasil e a diversidade cultural da Amazônia. “A proposta integra inovação e saberes ancestrais, valorizando a pluralidade amazônica por meio da arte e das experiências vividas por seus povos”, destaca.
Na programação musical, com a curadoria de Aline Moraes, o Palco Petrobras reúne artistas como Gabriê (RO), Patrícia Bastos (AP), Ernesto Melo e Bado (RO), Nilson Chaves (PA) e Quilomboclada (RO), apresentações dos povos Gavião, Arara, Makurap , Tupari e Zoró, reafirmando a pluralidade de vozes e narrativas que compõem a floresta. E para encerrar a programação, o músico Lenine, reconhecido por sua trajetória poética e engajada. Sua presença no festival abraça e reforça o propósito do evento de conectar o Brasil urbano às vozes da floresta, ampliando o reconhecimento das culturas tradicionais como parte vital da identidade nacional. “Este é um projeto semente. Ao pensar nessa curadoria, meu desejo foi provocar encontros e criar pontes, revelando toda a potência musical dessa terra em suas múltiplas vertentes”, explica Aline Moraes.
.
Idealizado pela Rioterra e apresentado pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto promove o encontro entre tradição e contemporaneidade, e ainda fomenta um espaço de visibilidade nacional, fortalecimento identitário e protagonismo para os povos da Amazônia. Com acesso gratuito e acessível a todos os públicos, a programação valoriza mestres da cultura popular, coletivos artísticos, artistas indígenas e lideranças territoriais, compondo um mosaico vivo das expressões amazônicas.
.
O Festival conta com uma programação diversificada, com oficinas de vídeo e fotografia com celular, rodas de conversa temáticas. A proposta é criar um circuito contínuo de vivência cultural, estimulando a formação de público e o protagonismo amazônico em múltiplas linguagens.
INTERLOCUÇÃO NACIONAL E PROTAGONISMO INDÍGENA
O festival promove um importante diálogo entre artistas locais e nomes consolidados do cenário nacional. Após Porto Velho, o Festival dos Povos da Floresta seguirá para Boa Vista (RR), Macapá (AP), Belém (PA) e encerrará seu circuito em Brasília (DF). Em cada cidade, o evento propõe experiências culturais voltadas à valorização dos saberes amazônicos, promovendo redes de intercâmbio entre artistas, lideranças e territórios.
SERVIÇO
Festival dos Povos da Floresta – Etapa Porto Velho
De 29 de maio a 8 de junho de 2025
Locais: Parque da Cidade e Porto Velho Shopping
Entrada gratuita e acessível para todos os públicos
Mais informações: @festivaldospovosdafloresta | festival@povosdafloresta.
—————–
Assessoria de imprensa: Débora Venturini
Baixista brasileiro Marcelo Maccagnan se une à baterista francês Maxime Cholley para lançar EP que…
Banda O Espelho do Zé apresenta “Sapatilha”, segundo single do EP 'Reflexo do Amanhã', a…
A cantora Cristina Guimarães apresenta show de lançamento do álbum Presente & Cotidiano no Espaço Parlapatões. Álbum traz canções consagradas…
Num palco cru, com apenas um microfone, molduras vazias, luz âmbar e trilha musical, Maciel…
Próximo show: Guto Pinaud apresenta seu pop blues brasileiro no Blue Note Rio, com o…
O Coletivo ROOF é atração da Virada Cultural no Sesc 24 de maio e anuncia…