terça-feira, julho 29, 2025

Festival Dupla de Três leva encontros inéditos a Caixa Cultural Rio

Com formato intimista e apresentações gratuitas, o projeto Festival Dupla de Três celebra a força da canção brasileira. Suricato, Ana Cañas e Zé Renato; Mahmundi, Cícero e Letrux; Marcelo Jeneci, Tiê e Joyce Moreno; e Juliana Linhares, Vanessa Moreno e Fernanda Takai, são os artistas escalados para esta primeira edição.
.
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a 1ª edição do Festival Dupla de Três, que celebra a música brasileira em sua essência: encontros, afeto e presença. O projeto inédito ocupa o palco do Teatro Nelson Rodrigues, de 12 a 15 de agosto, com apresentações gratuitas que apostam na simplicidade do formato e na potência do encontro artístico.

Participam desta edição: Suricato, Ana Cañas e Zé Renato (12/8); Mahmundi, Cícero e Letrux (13/8); Marcelo Jeneci, Tiê e Joyce Moreno (14/8); e Juliana Linhares, Vanessa Moreno e Fernanda Takai (15/8).
.
A proposta do festival é reunir, a cada noite, dois artistas da nova geração que convidam um nome consagrado da música brasileira. Assim nasce a “dupla de três”: trios inéditos formados por artistas que dividem o palco apenas com seus próprios instrumentos, sem banda de apoio.
.
Com curadoria da jornalista e apresentadora Fabiane Pereira, vencedora do Prêmio APCA por sua atuação como radialista, o projeto parte da vontade de destacar artistas que constroem suas trajetórias com autonomia e entrega. “O festival nasceu do desejo de celebrar o que a música brasileira sempre teve de mais bonito: a arte do encontro”, afirma Fabiane. “É um evento minimalista no formato, mas imenso na troca, na escuta e na potência de cada artista“, completa.

Mais do que unir diferentes gerações em cena, o Festival Dupla de Três propõe uma escuta sensível e valoriza a arte em sua forma mais essencial. “Queremos reconhecer quem canta e toca, quem carrega sua arte nas próprias mãos, e criar momentos únicos, que só existem quando três mundos se encontram num mesmo palco”, diz Fabiane. “Cada show é um abraço. Um trio que se faz no agora, diante do público, e deixa uma marca que vai muito além da música”, finaliza a curadora.
.
Zé Renato, um dos fundadores do grupo Boca Livre, celebra o encontro inédito com Ana Cañas e Suricato, com quem divide o palco na abertura do festival, dia 12 de agosto: “Foi uma honra receber o convite da Ana e do Rodrigo, artistas da nova geração que admiro muito, com quem terei o prazer de dividir o palco pela primeira vez”, afirma o cantor e compositor, que soma 50 anos de carreira e mais de vinte álbuns solo lançados.

Letrux, que se apresenta ao lado de Cícero e Mahmundi no segundo dia (13/8), fala com entusiasmo sobre a afinidade artística entre os três: “Estou muito animada para participar do evento, com dois artistas cariocas que eu admiro imensamente. Cícero e Mahmundi fazem parte da minha história musical. Crescemos juntos, eu um tiquinho antes, mas sempre nos esbarrando em shows e festivais, estrada afora. Gosto das suas composições, suas letras… Acho que vamos armar uma bagunça gostosa e astral!”, celebra a cantora, compositora, escritora e atriz, um dos nomes de maior destaque na cena independente contemporânea.
.
Joyce Moreno, que integra o trio do dia 14 de agosto ao lado de Marcelo Jeneci e Tiê, também demonstra uma boa expectativa com o encontro: “Marcelo Jeneci e Tiê estão no meu radar faz tempo, são dois jovens e talentosos artistas, com quem vou ficar muito feliz em trocar sons e experiências. Aguardando com alegria este encontro!”, destaca a cantora e compositora, referência da música brasileira desde os anos 1960.
.
Fernanda Takai, que encerra o festival em 15 de agosto ao lado de Juliana Linhares e Vanessa Moreno, valoriza o diálogo entre gerações proposto pelo evento: “Cantar com Juliana Linhares e Vanessa Moreno será uma linda oportunidade para eu me conectar mais de perto com esses dois enormes talentos do cenário brasileiro. Estou muito feliz!”, expressa a artista, vocalista da banda Pato Fu há 33 anos e com uma sólida carreira solo iniciada em 2007.
.
Após a temporada no Rio de Janeiro, o festival segue para São Paulo, onde realiza mais quatro encontros musicais, em setembro.

SERVIÇO
[Música] FESTIVAL DUPLA DE TRÊS
Datas: 12 a 15 de agosto de 2025 (terça a sexta-feira)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Av. República do Paraguai 230 – Centro, Rio de Janeiro / RJ
Horário: 19h
Distribuição de senhas na bilheteria do teatro 1h antes do show.
Informações: (21) 3083-1785 | @uhuuu_music l @canalpapodemusica | caixacultural.gov.br
Classificação indicativa: livre
Acesso para pessoas com deficiência e acessos especiais
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
.
PROGRAMAÇÃO
12/8 (terça) | Suricato + Ana Cañas convidam Zé Renato
13/8 (quarta) | Mahmundi + Cícero convidam Letrux
14/8 (quinta) | Marcelo Jeneci + Tiê convidam Joyce Moreno
15/8 (sexta) | Juliana Linhares + Vanessa Moreno convidam Fernanda Takai
EVENTO GRATUITO
——————–
Assessoria de imprensa: Miriam Roia e Vivi Drumond / Somar Comunicação


ACOMPANHE NOSSAS REDES

ARTIGOS RECENTES