quarta-feira, maio 28, 2025

Fernanda Montenegro volta aos palcos, lê Nelson Rodrigues e Simone de Beauvoir

Após temporadas esgotadas, a atriz Fernanda Montenegro, de 95 anos, vai voltar aos palcos do Rio de Janeiro, em julho, com duas leituras dramáticas: de Simone de Beauvoir e Nelson Rodrigues. Desta vez, no Teatro Multiplan, serão duas temporadas simultâneas. Aos sábados, Fernanda apresentará “Nelson Rodrigues por ele mesmo”. Aos domingos, “Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir”.

revistaprosaversoearte.com - Fernanda Montenegro volta aos palcos, lê Nelson Rodrigues e Simone de Beauvoir
Fernanda Montenegro – foto: Roberto Moreyra

Fernanda Montenegro em Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo
Datas e horário: 12, 19 e 26 de julho 2025 | Sábados, às 20h30
.
A fala de Nelson Rodrigues sempre chamou a atenção de Fernanda Montenegro, que organizou e costurou as leituras dramáticas baseadas na obra “Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo” de Sônia Rodrigues, que une o Máximo do que ele quis dizer sobre sua vida e sua obra. Respeitando, inclusive, a posição dele de que o memorialismo é um tipo de falsificação e que a ficção é autobiográfica. Nelson Rodrigues é hoje considerado o grande autor trágico do Brasil. Para muitos é o único grande autor dramático do Brasil, mas, ele é, sobretudo, o descobridor de uma linguagem cênica, de uma linguagem essencialmente liberta de compromissos literários.
.
Nelson Rodrigues considerava a época em que viveu trágica e épica. Nas crônicas que escreveu nos anos 60, Nelson carregou o século passado para fora do tempo; transformou o cotidiano óbvio em momentos transcendentais.

Com sua obra, suas controvérsias e a própria biografia, Nelson Rodrigues inscreveu- se como um dos polemistas mais bem-humorados do país, o hiperbólico cronista do futebol, torcedor do Fluminense e nosso maior dramaturgo.
.
Nada intimidava Nelson, nenhuma sedução intelectual o fazia recuar da atitude de publicista, de intelectual não orgânico. Provavelmente deve ter sido um dos últimos intelectuais não orgânicos do país. Ele não era de partido, não era de igrejas, não era de esquerda ou direita, não era da academia (nem a de Letras, nem a universitária), não pertencia a grupos de opiniões, nem “panelas” de nenhuma espécie, se achava no direito de expressar suas ideias sobre o que lhe pareciam ser os grandes temas de interesse público no país.

revistaprosaversoearte.com - Fernanda Montenegro volta aos palcos, lê Nelson Rodrigues e Simone de Beauvoir
Fernanda Montenegro – foto: Matheus Jose Maria

Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir
Datas e horário: 13, 20 e 27 de julho 2025 | Domingos, às 19h30
.
A leitura celebra os 80 anos de carreira de Fernanda Montenegro e aborda a visão libertária de Beauvoir (1908-1986) sobre o feminismo, além de sua ligação de vida com o filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980).
.
”Minha aproximação com a obra de Simone de Beauvoir vem desde quando eu tinha 20 anos. Essa fundamental feminista é uma personalidade referencial na minha geração.
.
O espetáculo, baseado em uma de suas obras, proposto a mim em 2007 por Sérgio Britto, já com a saúde extremamente debilitada, não se realizou.

A ideia permaneceu em mim através de outra criação de Simone de Beauvoir – “A Cerimônia do Adeus”. Organizei rigorosamente essa importante obra durante dois anos. Texto pronto, Bonarcado Produções Artísticas e Carmen Mello levaram à cena essa adaptação com o título de “Viver Sem Tempos Mortos”. Encenação referencial de Felipe Hirsch. Direção de Arte importante de Daniela Thomas e Iluminação plena de Beto Bruel.
.
Em março de 2023, na Academia Brasileira de Letras, realizei a primeira leitura desse mesmo texto, organizado por mim. Seguiram duas apresentações no Teatro Poeira, já com aceitação total da plateia. Quando dessa leitura, trechos de outras obras dessa importante feminista e escritora já estavam incluídos nessas apresentações.
.
Ao ler, no palco, Simone de Beauvoir, nós nos conscientizamos da liberdade que essa Mulher se impôs e propôs a todas as gerações que a sucederam.
Fernanda Montenegro

revistaprosaversoearte.com - Fernanda Montenegro volta aos palcos, lê Nelson Rodrigues e Simone de Beauvoir
Fernanda Montenegro – foto: Roberto Moreyra

Ficha técnica
Dramaturgia e direção – Fernanda Montenegro | Assistência de direção – Carmen Mello | Seleção musical – Fernanda Montenegro | Desenho de som – André Omote | Desenho de luz – Diego Diener | Produção – Bonarcado Produçōes Artísticas & Trígonos Produções Culturais | Direção de produção – Carmen Mello | Promoção e comunicação visual – Nicolle Meirelles | Assessoria jurídica – Janaína Bento | Contabilidade – ContSist | Controller – Elinete Barcellos | Assistência de produção – Jadir Ferreira e André Nunes

revistaprosaversoearte.com - Fernanda Montenegro volta aos palcos, lê Nelson Rodrigues e Simone de Beauvoir
Fernanda Montenegro – foto: Alex Silva

SERVIÇO
Fernanda Montenegro em Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo
Sábados, 12, 19 e 26 de julho às 20h30
Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir
Domingos, 13, 20 e 27 de julho às 19h30
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 75 minutos
Onde: Teatro Multiplan – VillageMall, Piso SS1 (Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-102)
Ingressos: entre R$ 130,00 e R$ 380,00
Compras online, sympla: clique aqui.
Mais informações: @fernandamontenegrooficial / @teatromultiplanvillagemall
.

.

.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES