Estênio criou biblioteca comunitária em Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco - foto TV Globo

Estênio tem 21 anos e mora em Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Biblioteca atende 50 crianças e jovens com aulas de reforço, de inglês e espanhol.

Um estudante de 21 anos de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, criou uma biblioteca comunitária na comunidade onde mora e incentiva a leitura das crianças e adolescentes do município. Mais velho dos cinco filhos de uma ex-cortadora de cana-de açúcar, Estênio Ferreira foi aprovado para integrar a delegação brasileira na Assembleia da Juventude da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento acontece em fevereiro de 2019, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Estênio vê na educação a chance de mudar o mundo. Segundo ele, foi assim que surgiu a ideia de montar uma biblioteca comunitária. A assembleia da ONU reúne jovens de 110 países, que levam exemplos e histórias dos locais onde vivem.

Biblioteca comunitária fica em Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco – foto: TV Globo

A Biblioteca Comunitária Severina Maria C. Almeida “Dona Neném” foi inaugurada em dezembro de 2017. O local atende 50 crianças e jovens com aulas de reforço, de inglês e espanhol. Todo o trabalho é realizado com a ajuda de voluntários.

“Mesmo a cidade não tendo essa cultura de leitura, nós decidimos ser protagonistas desse processo. De fazer com que o hábito da leitura fosse ainda mais desenvolvido nas crianças, nos jovens e isso tem mudado a vida de muita gente. Eu percebo que muitos alunos que chegaram aqui se desenvolvem bem. Por exemplo, eles não conseguiam ler e hoje, já conseguem completar as frases”, explica o jovem.

Professora de espanhol no local, Ana Vithória Melo explica que a maioria dos alunos nunca teve aulas de idiomas.

“Muitos chegam aqui sem ter tido no mínimo uma aula de reforço. A gente tenta introduzir neles a iniciação realmente da língua, o conhecimento dos países ‘hispanohablantes’ e eles já saem da aula falando espanhol”, afirma a voluntária.

Assista o vídeo AQUI!

.Fonte: G1/Globo

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS





Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar